TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INDICADORES FINANCEIROS, ORÇAMENTO FAMILIAR, EBIT – EBITDA, SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

Por:   •  29/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.623 Palavras (23 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 23

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

ESCOLA DE NEGÓCIOS, HOSPITALIDADE E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA – CCM03S1

INDICADORES FINANCEIROS, ORÇAMENTO FAMILIAR, EBIT – EBITDA, SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

MANAUS – AM

2019[pic 1]

MATHEUS TOMÉ DA COSTA – 18334431

INDICADORES FINANCEIROS, ORÇAMENTO FAMILIAR, EBIT – EBITDA, SISTEMA ORÇAMENTÁRIO

Trabalho elaborado para a disciplina de Gestão Financeira e Orçamentária, ministrada pela professora Edcleia Silva, como forma de obtenção de nota para a 2ª ARE.

MANAUS – AM

2019[pic 2]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................4

  2. INDICADORES FINANCEIROS..................................................................................5

  1. MARGEM BRUTA..................................................................................................6

  2. MARGEM LIQUIDA...............................................................................................6

  3. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO...........................................................................6

  4. PONTO DE EQUILÍBRIO.......................................................................................7

  5. LIQUIDEZ CORRENTE..........................................................................................8

  6. INDICE DE COBERTURA DE JUROS..................................................................9

  7. RETORNO SOBRE CAPITAL INVESTIDO..........................................................9

  1. ORÇAMENTO FAMILIAR.........................................................................................10

  2. EBIT..............................................................................................................................114.1 EBITDA..................................................................................................................12 4.2 DIFERENÇA ENTRE EBIT E EBITDA...............................................................12

  3. SISTEM ORÇAMENTÁRIO.......................................................................................13

  1. ORÇAMENTO DE VENDAS................................................................................14

  1. CONCLUSÃO..............................................................................................................16

  2. REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS............................................................................17

[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

         O profissional contábil é responsável por obter informações que devem ser usadas nas tomadas de decisões, pois o objetivo de todas as empresas é a obtenção de receitas. As empresas desejam vender seus produtos por um preço mais acessível para desbancar os concorrentes e obter mais lucro. No entanto, o barato para o consumidor às vezes pode sair caro para as empresas, por isso o contador com o fechamento da DRE faz análise de custos e despesas, para que o produto seja vendido de um modo vantajoso para a organização.

        Neste trabalho, serão estudados os indicadores financeiros para saber as margens brutas, liquida e de contribuição, os índices de juros e quanto será o retorno dos investimentos para a empresa. Saber o que é orçamento familiar e como elaborar tal orçamento, também, saber o que seria ebit e ebtida, além disto, o que é sistema orçamentário e orçamento de vendas.  

  1. INDICADORES FINANCEIROS

        Os indicadores financeiros nada mais são do que métricas e mecanismos para coletar e gerar informações financeiras sobre uma determinada situação. No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento.

        Índice de liquidez, margem de contribuição e os consagrados fluxo de caixa e regime de competência (ou Demonstrativo de Resultado do Exercício) são exemplos de indicadores financeiros para negócios.

        Esses indicadores têm um papel principal e fundamental: fornecer informação. Dizer que um negócio vendeu uma determinada quantidade de itens não significa, necessariamente, alguma coisa — a menos que sejam utilizados os indicadores financeiros.

        Se eles demonstram que essas vendas resultaram em lucro e liquidez, então a empresa está saudável. Por outro lado, se as vendas foram a prazo ou fazem parte de um quadro de inadimplência, o resultado é que a empresa precisa de mudanças urgentes.

        Com isso, os indicadores financeiros são importantes, porque permitem que o negócio atinja seus objetivos estratégicos e também que realize as mudanças necessárias para chegar até lá. Além disso, permitem o acompanhamento de uma situação de maneira relevante e precisa.

        Para que os indicadores financeiros sejam realmente úteis é necessário traçar uma estratégia de utilização. Nesse sentido, o primeiro passo é avaliar o planejamento estratégico do negócio e reconhecer quais são as necessidades do empreendimento. Ao partir disso, é possível identificar quais são os indicadores mais relevantes para o negócio.

        Depois, é necessário determinar uma forma de realizar o acompanhamento. O uso de relatórios financeiros, por exemplo, é uma forma de acompanhar esses indicadores. Definir um período de avaliação para cada indicador e mesmo utilizar softwares de gestão, como um ERP, também estão entre as possibilidades.

        Diante dos resultados, é necessário interpretá-los. O que os indicadores financeiros demonstram sobre o seu negócio? Qual é o impacto desses resultados? Está dentro do esperado para o planejamento estratégico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (377.7 Kb)   docx (453.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com