TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINAS NORTEADORAS: 

___________________________ – RA: ____________

_____________________________ – RA: ___________

______________________________ – RA:___________

_____________________________- – RA:___________

ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETOS

TUTOR: _____________________________

SOBRAL - CE

2018


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

     2.  DESENVOLVIMENTO        

     2.1


3. CONCLUSÃO         
4. REFERÊNCIAS        


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Para entender o processo apresentado na situação geradora de aprendizagem, é necessário conhecer as empresas envolvidas no contexto. De um lado temos a Brasileira Tecnosampa, de outro a multinacional alemã Steinadler.

TECNOSAMPA

DIMENSÃO

Médio porte, com 15 anos de atuação e 100 funcionários.

SERVIÇO

Desenvolvimento de sistemas de informação

FATURAMENTO

7 milhões de Reais ao ano entre 2009 e 2014

DIFERENCIAL

Inovações e compromisso de entrega

STEINADLER

DIMENSÃO

Multinacional com 45 anos de atuação e filiais espalhadas

SERVIÇO

Tintas e solventes (domésticos e industriais)

FATURAMENTO

300 milhões de Euros por ano

DIFERENCIAL

Segundo lugar no mercado de tintas nacional

        Na empresa Steinadler, o gerente de projetos Silvio, engenheiro e grande expert em programação analítica, é o foco principal no contato com a Tecnosampa. Apesar de ser reconhecido por Silvio, líder da empresa, como valoroso, não tinha sua confiança.

        Já na Tecnosampa, temos a figura do Sr Nogueira como presidente. Engenheiro de formação se mantém sempre informado de tudo em relação às operações da empresa. Abaixo dele, os VPs técnico e comercial, Senhores Ferreira e Pereira respectivamente. A seguir, o organograma da empresa Tecnosampa:

[pic 2]

          Temos o protagonista, senhor Sílvio. O senhor Silvio, líder escolhido no quadro de colaboradores da Tecnosampa para conduzir os projetos da Steinadler. Graduado em engenharia em uma universidade de primeira linha do País, especializado em certificação em gestão de projetos. Como tinha habilidades com língua alemã, soube conduzir diálogos coma diretoria da Steinadler. É um profissional qualificado e nunca foi de acordo com práticas ilícitas, na qual era obrigado a participar e se sentia angustiado por isso. Apesar de tardiamente, resolveu falar com o presidente para acabar com o problema. Um ponto fraco de Sílvio foi observado na demora a levar conhecimento ao presidente da Tecnosampa o que estava acontecendo. Além disso, demonstrou fraqueza ao não ter a personalidade para não aceitar tais práticas, deixando-se levar pelo erro.

     

2.1.1 A parceria entre as empresas e o conflito

É comum na esfera do empreendedorismo, que empresas entrem em acordo entre si com o objetivo de traçar estratégias, unir sistemas e também terceirizar serviços. No caso apresentado, uma parceria entre duas empresas são colocadas em estudo.

O início do relacionamento profissional se deu no momento em que a indústria alemã Steinadler necessitou de um sistema de controle de comissionamento de vendedores e canais de venda, solicitando à Tecnosampa que realizasse o desenvolvimento deste sistema.

O acordo iniciou-se no 2º semestre de 2009 a princípio com projetos pequenos, considerados de menor risco para a Indústria alemã Steinadler.                              

                     O principal desafio da Tecnosampa era além superar as expectativas da empresa alemã, encontrar uma forma de trabalhar de forma harmônica e sem danos ou prejuízos ao erário da empresa.

O conflito se deu quando Silvio se viu numa situação de incômodo. Silvio era obrigado a forjar evidências e dados irreais, para serem apresentados a TI da matriz. Além disso, projetos eram superfaturados e outros nem executados a fim de atender demandas fora das propostas dos projetos.

Sob a gestão de Oliveira, a parceria apresentava projetos com furos de especificação por equívocos de Oliveira. Para solucionar os erros, foram demandados novos projetos, que segundo Silvio, deixava o custo do projeto 25% mais caro do que o valor orçado inicialmente. Já em 2014, a TI matriz da Steinadler aprovou mais cinco projetos a serem desenvolvidos pela Tecnosampa:

Projetos aprovados para serem executados pela Tecnosampa (2014)

Criação de um site institucional para a Steinadler Brasil

Desenvolvimento de aplicativo para celulares

Sistema de inteligência de mercado

Sistema de informações para decisões estratégicas

Aplicativo para redes sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (302.6 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com