TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA COMÉRCIO E SERVIÇOS

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. A EMPRESA 6

3. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA COMÉRCIO E SERVIÇOS 8

3.1. Conceito de Tecnologia da Informação 8

3.2. Estratégias para Gestão do conhecimento 8

3.3. Tipos de sistemas de informação 9

3.4. Uso de Sistemas de informação na empresa em estudo 10

4. PLANO DE NEGÓCIOS 11

5. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 17

5.1. Exemplos de falta de ética 18

CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

APÊNDICE A: DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE 21

APÊNDICE B: PAINEL DO PLANO 22

1. INTRODUÇÃO

O projeto integrado PIM objetiva um entendimento mais claro das disciplinas, através da observação de como as teorias são usadas em uma empresa real. Assim sendo, vai ser estudado:

• Sistemas de informação para serviços e comercio: Será apresentado um capítulo teórico, seguido de uma análise dos Sistemas de informação usados na empresa visitada.

• Plano de Negócios: Nessa parte do trabalho, será apresentado o objetivo de um Plano de negócios e elaborado o Planejamento do uso de um sistema Executivo na empresa.

• Ética e Legislação trabalhista e empresarial: Serão comentadas as ações da empresa quanto a ética e a legislação e apresentados exemplos adicionais de condutas não éticas no meio empresarial.

2. A EMPRESA

Figura 1 A empresa Mambo

Fonte: site da empresa

O Mambo supermercados está presente no mercado há 33 anos, hoje, é conhecido pela possibilidade comprar on line. Seu site oferece oportunidade de compras até mesmo com pagamento na residência, via cartão de crédito ou débito. O intuito da empresa é proporcionar ao cliente uma experiência única, onde ele usa a tecnologia e a internet para tornar mais ágil seu processo de compras.

Seu foco de vendas em loja física é no estado de são Paulo, onde possui 14 unidades espalhadas em várias cidades, empregando mais de 8 mil pessoas em sua rede.

O faturamento anual da empresa no ano de 2017 estava na casa do milhão, sendo que os produtos mais vendidos são os alimentos, mas, dentro das lojas Mambo, o cliente pode encontrar uma ampla quantidade de produtos, entre os quais estão:

• Alimentos;

• Laticínios e carnes;

• Bebidas;

• Eletrodomésticos;

• Utensílios de casa e cozinha;

• Linha infantil.

• Frutas e verduras;

• Pães e bolos.

O designer das lojas é um dos atrativos, pois, os prédios possuem excelente iluminação e há um cuidado especial com a exposição dos produtos, que, visam atrair todo tipo de consumidor.

Possui produtos Premium pelo menor preço, atendimento personalizado ao cliente, que, são contatados até mesmo no pós-venda, demonstrando a importância que eles têm na rede como um todo.

A loja visitada para coleta de informações situa-se no Bairro Moema - Morumbi, dentro da grande São Paulo, um bairro movimentado e que comporta um público com maior rendimento financeiro em relação aos demais bairros da cidade.

 Nome fantasia

SUPERMERCADOS MAMBO

 Razão Social

COMERCIAL MORRINHO LTDA

 CNPJ

71.676.316/0009-01

 Data da abertura

17/08/2007

 Status da empresa

Ativa

 Natureza jurídica

126-0 - Fundação Pública de Direito Privado Estadual ou do Distrito Federal

 Endereço

AV GIOVANNI GRONCHI, 2799

Bairro MORUMBI

Cidade São Paulo

CEP 05.651-002

Endereço Eletrônico erica.barbeiro@grupoconsultax.com.br

Telefone (11) 3253-3222

3. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA COMÉRCIO E SERVIÇOS

3.1. Conceito de Tecnologia da Informação

Silva (2015) afirma que:

A Tecnologia da Informação ou TI, é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados, e redes que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações. Simplificando, a TI foi criada para auxiliar o ser humano a lidar com informações.

Conforme a citação acima, sempre que se fala em TI, está sendo associado ao uso de computadores, que, são formados por máquina e programas que possibilitam que a máquina se comunique com os usuários.

Pode explicar Hardware como os componentes físicos, por exemplo, Mouse, teclado e outros periféricos. Já sobre Software são os Programas, como o sistema Operacional Windows, que faz com que a máquina funcione.

Segundo o Livro de estudos a Revolução industrial trouxe o uso de computador e junto com ele, novas práticas organizacionais. Os processos foram deixando de ser manual e passaram a ser digitalizados em grandes Bancos de dados.

Logo, se uma empresa quer se manter na concorrência deve sem dúvida alguma atentar-se ao uso de Tecnologia, melhorando seus processos, sendo mais ágil e até mesmo baixando seus Custos.

O Mambo utiliza a Tecnologia em seus processos, vão desde máquinas embaladoras, até o uso do Computador e da Internet em prol da melhoria dos Serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com