TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo da Contabilidade

Seminário: Objetivo da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Seminário  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo da Contabilidade

A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

Permiti que cada grupo importante de usuários analise a situação econômica e financeira de uma entidade, sem fazer referências a tendências futuras. Controle e estudo dos fatos vindos da gestão de patrimônio dessas entidades devem contribuir para a decisão dos usuários, sem justificativa de si mesma, sendo útil à tomada de decisões.

Usuários são divididos em interno e externo, que são pessoas interessadas na situação da empresa e busca na tarefa Contábil algumas respostas. A Contabilidade deve ter certa atenção a esses usuários, caso contrário, não consegue suprir as suas reais necessidades. Exemplos de usuários: Acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais e administradores da entidade e o Fisco.

Informação de Natureza Econômica: são dimensões econômicas da Contabilidade, ao passo que os fluxos de caixa, de capital de giro, por exemplo, caracterizam a dimensão financeira;

Informação de Natureza Financeira: fluxos de caixa, capital de giro, etc;

Informação de Natureza Física: quantidades geradas de produtos ou de serviços, número de depositantes em estabelecimentos bancários, e outras que possam permitir melhor inferência da evolução do empreendimento por parte do usuário;

Informação de Natureza de Produtividade: compreende a utilização mista de conceitos valorativos (financeiros no sentido restrito) e quantitativos (físicos no sentido restrito) como, por exemplo: receita bruta per capita, depósitos por clientes etc.

São quatro principais características presentes nas Demonstrações Contábeis:

Compreensibilidade: O usuário deve ter conhecimentos de Contabilidade e das atividades da empresa, num grau que entenda as informações que lhe apresentem para poder ter um bom nível de entendimento;

Relevância: Quando a informação Contábil influencia nas tomadas de decisões econômicas dos usuários, contribuindo para avaliar o baque de eventos passados, presentes e futuros. Essa relevância depende da natureza e da materialidade do item em discussão.

Comparabilidade: Quando os usuários comparam as demonstrações Contábeis de uma empresa ao longo do tempo, com a finalidade de identificar tendências da sua posição financeira e no seu desempenho.

Confiabilidade: Uma informação confiável tem que ser útil. A qualidade está livre de erros relevantes, porém tão incerta em sua natureza ou representação que o seu reconhecimento pode ser potencialmente distorcido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com