TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo da contabilidade

Seminário: Objetivo da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Seminário  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivo da contabilidade.

A contabilidade e um instrumento da administração que tem como principal foco controlar o patrimônio das entidades.

As entidades para atingir seus objetivos necessitam de um órgão que não seja a administracao para cuidar dos seus patrimônios.

A pessoa jurídica e o individuo de existência abstrata.

A contabilidade interesssa aos sócios,acionistas,e investidores.

Para acompanhar,avaliar e tomar decisões sobre o andamento da empresa.

Para controle de seus patrimônios.

As funções contábeis são: registrar, organizar,demonstrar,analisar e acompanhar cada patrimônio.

A contabilidade portanto e o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade socioeconômica.

Redacao:

Hoje cada cidadão precisa ter o controle da sua vida tanto pessoal quanto financeira.

Não se pode gastar mais do que ganha .

A contabilidade interfere muito no cotidiano, pois precisa ter o controle do que vamos fazer no dia.

Quando esta acabando o ano fazemos planejamento para o ano seguinte sobre os desafio,as metas a serem compridas naquele ano, se no ano que passo o que foi feito e o que queremos fazer no ano seguinte, quais os recursos que temos pra realizar os sonhos do ano que esta preste a se iniciar.

De alguma forma a contabilidade e usada na nossa vida.

Planejar o que deseja realizar e organizar a forma de como fazer o sonho se realizar esta nos fundamentos da contabilidade

Precisa estar atenta as economias da vida pra sempre estar com as contas no controle e não passar por nenhuma dificuldade.

Hoje controlamos a vida como uma empresa, buscando os lucros e os sonhos a serem conquistados.

No artigo sobre os conceitos relativos de ativo,passivo,receitas,despesas,ganhos e perdas.Podemos classificar cada um deles na forma mais simples e objetiva através dos autores.

O conceito de ativo é apresentado como "o conjunto de bens e direitos de uma entidade" ou como "as aplicações de recursos" de uma empresa que envolvem receitas e despesas.

O conceito de ativos é de utilidade para a definição de outros importantes termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos.

Os ativos são, reservas de benefícios futuros.

São definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, o ativo é um recurso controlado pela empresa, Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa.

São considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade.

Ativo recursos econômicos possuídos.

O valor dos benefícios futuros que determinará o valor do ativo e não o agente, embora seja difícil separá-los. A melhor caracterização de ativo: “são recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxos de caixa. A geração de riqueza nas empresas está cada vez mais relacionada aos ativos intangíveis ou aos ativos intelectuais. Os ativos intangíveis interagem com os ativos tangíveis na criação de valor corporativo e no crescimento econômico. As definições de ativo associam como característica principal a capacidade de geração de benefícios futuros.

Assim, de forma inversa, definições de passivo buscam capturar impactos futuros, trocando benefícios gerados por sacrifícios a serem consumidos, conforme a “os passivos foram, por muitos anos, o filho ignorado da contabilidade”. Os passivos, atualmente, assumiram sua posição de direito como medidas diretas de obrigações de empresas conceituou passivo, como sendo “um serviço, com valor monetário, que um proprietário [titular de ativos] é obrigado legalmente a prestar a uma segunda pessoa, ou grupo de pessoas”.

As transações e eventos que gerarão o passivo ocorreram no passado, tendo seu reconhecimento no presente para ser quitados no futuro,o passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações que ocorreram no passado ou no presente, no entanto, devem ser liquidadas no futuro. o passivo representaria prováveis sacrifícios econômicos que ocorreriam no futuro que seriam provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferissem ativos ou fornecessem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou eventos que ocorreram no passado. a mensuração dos gastos de origem de um passivo ambiental pode ser em decorrência de um evento ou uma transação que reflita a interação da organização com o meio ambiente, cujo sacrifício econômico ocorrerá no futuro.

O domínio básico sobre o conceito de passivo incorpora temas relevantes como passivos ambientais, com discussões acadêmicas e profissionais cada vez mais intensas.Dependendo do critério adotado na mensuração e reconhecimento das receitas, dos ganhos, das despesas e das perdas, o resultado líquido obtido poderá apresentar-se diferente, afetando acionistas, fisco e sociedade.as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com