TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Metodológicos

Por:   •  18/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Acadêmico: José Arantes dos Santos

Professora: Giseli

Curso: Ciências Contábeis                  

INTRODUÇÂO

No Brasil, de acordo com o Sebrae, 99% das empresas são de pequeno e médio porte, são responsáveis por mais da metade (52%) dos empregos formais.Em dezembro de 2009 foi aprovado que as pequenas e médias empresas devem ser adotadas normas emanadas pelo CPC, por um Pronunciamento Técnico Contábil Específico, o CPC PME – (Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas)

Aspectos Metodológicos

Para a realização desse estudo foi feito um levantamento dos escritórios de contabilidade associados ao sindicato dos contabilistas de Uberlândia-MG, descobrindo um total de 450 empresas contábeis em janeiro de 2013. Para os quais foram encaminhados um questionário.

O questionário contém 13 perguntas de múltipla escolha e foi feito permitindo uma caracterização do contador responsável e do escritório contábil, como identificar se o CPC PME é adotado ou não. A estruturação do questionário foi baseado nos questionário aplicado por Prado et al (2011) e Rower, Bordignon e Kruger (2012), feitas as adaptações necessárias.

Foram coletados os dados no período de 10 a 31 de janeiro de 2013, nos quais foram enviados duas vezes para conseguir o maior número de respondentes. Foram obtidos 84 questionários respondidos cujos dados foram avaliados por meio de estatísticas descritivas, com uso de frequências absolutas e relativas, e por meio do teste Qui-quadrado.

As variáveis empregadas no teste foram: adoção do CPC PME, sendo “0” não adota e “1” adota; quantidade de clientes dos escritórios, quantidade de PME atendidos pelos escritórios, tempo de atuação profissional dos contadores responsáveis pelos escritórios, o nível de conhecimento sobre o conteúdo do CPC PME. O nível de significância adotado para o teste neste estudo foi de 95% de confiança.

  • Foi feito um levantamento em 450 escritórios de contabilidade associados ao Sindicato dos Contabilista de Uberlândia-MG.
  • Instrumento da pesquisa: Questionário com 13 perguntas
  • A coleta se deu no período de 10 a 31 de Janeiro de 2013
  • Neste estudo o nível de confiança foi de 95%.
  • Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
  • Evidencias Empíricas sobre a Contabilidade das Pequenas e Médias Empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com