TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos Humanos

Por:   •  24/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Este trabalho pretende apresentar conceitos fundamentados sobre as disciplinas de Administração de Varejo, Mix de Produtos e Dinâmicas das Relações Interpessoais, de modo que o profissional conheça a importância de se adquirir tais conhecimentos para realizar uma gestão competente, que coloque a empresa em vantagem competitiva no mercado. Além da pesquisa bibliográfica das disciplinas supracitadas, houve a pesquisa de campo, junto à empresa McDonald’s, a fim de se realizar uma análise detalhada acerca de seu Ponto de Vendas e de sua atuação no mercado varejista atual, marcado pela competição entre as empresas. De maneira assertiva, pode-se considerar a importância de uma gama de fatores para o sucesso da organização, bem como o bom relacionamento entre todos os seus atores, embasado em parceria, respeito e comprometimento, não apenas com a empresa em si, mas com o ser humano, de um modo geral.

 

Palavras-chave: Varejo. McDonald’s. Relações Interpessoais.  

1 INTRODUÇÃO

Conhecer os meios de gerir negócios, é uma das formas de se espalhar em boas práticas para que, futuramente, o profissional possa gerenciar sua própria organização.

Assim, as disciplinas Administração do Varejo, Mix de Produtos e Dinâmica das Relações Interpessoais, podem subsidiar o leitor, levando-o a adquirir maior conhecimento acerca de sua área, tornando-o apto a aplicar determinados conceitos nas práticas de sua gestão.

Esta pesquisa tem como foco a observação do consumidor final frente às empresas de varejo, bem-sucedidas, a fim de analisarmos sua atuação no mercado, e compreendermos o porquê de seu favoritismo.

Nesse sentido, a empresa McDonald’s nos parece ideal para tal idealização, tendo em vista que suas lanchonetes apresentam um fluxo bastante intenso de clientes, e seus lucros são bastante atrativos para a compreensão destes fatores.

No primeiro capítulo deste trabalho, são fundamentados os conceitos acerca da administração do varejo, de modo a conhecermos melhor o tema, para que possamos aplica-lo às empresas futuras.

No capítulo seguinte, temos a fundamentação de Mix de Produtos, e sua importância para que a empresa possa crescer, aumentar sua lucratividade, agregar valor à sua marca e conquistar espaço através de variadas ofertas de produtos e serviços ao consumidor final.

Em seguida, no terceiro capítulo, realizamos a análise da empresa McDonald’s, desde seu ambiente, até as questões relacionadas à predileção do consumidor pela empresa, em detrimento de outras lanchonetes renomadas.

O quarto e último capítulo apresenta a importância das boas relações nas organizações, de forma a manter um ambiente de trabalho harmonioso, tanto para clientes, quanto para fornecedores, funcionários, gestores e todos os demais envolvidos.

2 ADMINISTRAÇÃO DO VAREJO  

Varejo é o processo de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final. Outra definição usada por muitos autores é que o varejo consiste na atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores. Pode ser definido também como uma unidade de negócios que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e, eventualmente, a outros consumidores.

Para Parente (2000), entretanto, varejo consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e serviços para atender a uma necessidade pessoal do consumidor final.

Varejista, segundo Giuliani (2003), é um negociante que vende produtos e serviços, de uso pessoal ou familiar, aos consumidores, sendo ele o último negociante de um canal de consumidores.

O varejo portanto engloba todas as atividades relacionadas à venda direta de produtos e serviços aos consumidores finais, para uso pessoal, não relacionada a negócios. Qualquer empresa que forneça um produto ou serviço para o consumidor final está praticando varejo. A venda pode ser realizada de forma pessoal, por correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela Internet, em uma loja, na rua ou na casa do consumidor. Há diversos tipos de organizações de varejo, e continuamente surgem novos. Existem os varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo (KOTLER, 2000).

A literatura ainda aponta que o varejo apresenta determinadas funções, como:

  • Vendas – promover o produto aos potenciais clientes;
  • Compras – comprar uma variedade de produtos de vários vendedores;
  • Seleção – fazer sortimentos de produtos;
  • Financiamento – oferecer crédito a clientes para facilitar a transação;
  • Armazenamento – proteger o produto adequadamente, mantendo estoques para o consumidor;
  • Distribuição – comprar em grande quantidade;
  • Controle de qualidade – avaliar a qualidade dos produtos, aprimorando-os;
  • Transporte – movimentar fisicamente o produto até o consumidor;
  • Informações de marketing – prestar informações aos fabricantes sobre a condição do produto.

Não podemos deixar de apontar que o varejo precisa de uma boa administração e de administradores, que planejem, organizem, dirijam e controlem o crescimento, a sobrevivência e o futuro dos seus negócios.

As funções desempenhadas pelos administradores estarão sempre ligadas ao tamanho da estrutura da organização. Conforme for essa estrutura, a administração poderá ser dividida por especializadas (normalmente grandes estruturas) ou poderão estar centralizadas somente em uma pessoa (como nas estruturas pequenas). Tais funções serão estabelecidas segundo a cultura de cada organização.

3 MIX DE PRODUTOS

A correta montagem do mix de produtos de uma empresa de varejo impacta diretamente aspectos como logística, gestão de vendas, marketing e controle de estoques. Muitas vezes, a escolha dos produtos e serviços que estarão à disposição dos clientes se dá por meio do método de tentativa e erro, calcada em um empirismo incompatível com as modernas práticas de gerenciamento. Não basta apenas analisar números absolutos de venda, mas também saber interpretar de forma adequada as informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (66.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com