TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de conteúdo online para Alunos

Por:   •  10/5/2017  •  Ensaio  •  5.712 Palavras (23 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 23

2017­5­10        UNIP ­ Universidade Paulista : DisciplinaOnline ­ Sistemas de conteúdo online para Alunos.

[pic 1]

Prezado aluno.

Este módulo destina­se aos Estudos Disciplinares. Nele, você encontrará alguns exercícios para reforçar, e consolidar, seus conhecimentos sobre o conteúdo da disciplina Economia e Negócios. Acertadamente, em sala de aula, o(a) professor(a) da disciplina já lhe explicou do que se trata. Procure por ele(a) para que possa melhor se informar. Lhe auxiliará sobre quais e/ou quantos exercícios deverão ser respondidos. Estabelecerá prazo!!!

Bem: você deverá inicialmente conhecer os vinte exercícios aqui apresentados – os vinte que estão indexados a este módulo – e aprofundar seus conhecimentos acerca dos assuntos propostos. A recomendação é a de que você leia atentamente os exercícios e não responda imediatamente. Consulte a bibliografia básica e/ou complementar da disciplina que o ajudará nas respostas. Só depois responda aos exercícios, fica a dica. Os exercícios do sistema de auto­avaliação poderão também ajudar em seus estudos.

Observe que, além de indicar alternativa correta, HÁ NECESSIDADE DE JUSTIFICATIVA para cada resposta apontada. Lembre­se disto! Seu professor(a) somente terá condições de validar os exercícios respondidos por você desde que haja justificativa para a resposta. Do contrário, não terá como validar seus Estudos Disciplinares.

Apresentamos adiante exemplos de exercícios e procedimento para resposta:

Exemplo 1

Quase 44% da renda dos brasileiros da classe D é gasta com despesas básicas, como alimentação, transporte e contas de consumo. Os números são de pesquisa feita pela Quorum Brasil com 400 paulistanos com renda familiar de até R$ 1.020. A alimentação é o tipo de gasto que possui maior peso nas despesas dessas famílias, representando 15,5% da renda. Em segundo lugar aparecem as contas de água, luz, telefone e gás, que consomem 14,7% do salário. Ainda no primeiro grupo de prioridades no direcionamento dos recursos da família estão as despesas com transporte, para onde vai 13,3% do dinheiro.

Outras prioridades, depois dos gastos de primeira necessidade, são os gastos com cartão de crédito, que consomem 12,4% de sua renda, seguidos por moradia, aluguel e financiamento (11,9%), prestações em lojas (11,6%) e despesas com saúde e remédios (11,3%). Ao todo, esses gastos secundários somam 47,2% da renda das famílias da classe D.

As despesas com lazer e passeio aparecem apenas no terceiro grau de prioridade, consumindo, segundo os entrevistados, 9,2% do orçamento mensal.

A pesquisa “A classe D e seus desejos e despesas” foi feita na cidade de São Paulo, em setembro de 2010, com homens e mulheres entre 25 e 50 anos de idade que trabalham e têm renda de até dois salários mínimos.

Fonte: Adaptado de INFOMONEY. Transporte, alimentação e contas da casa consomem 44% da renda da classe D. www.economia.uol.com.br/ultimas­noticias/infomoney. Acesso em: 4 abr. 2011.

Ao analisar a situação apresentada, pode­se relacioná­la, diretamente, com as afirmativas:

  1. As empresas, em regimes capitalistas de produção, existem para satisfazer as necessidades de consumo da sociedade e, em segundo plano, para valorizar o capital investido.

http://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo        1/15


2017­5­10        UNIP ­ Universidade Paulista : DisciplinaOnline ­ Sistemas de conteúdo online para Alunos.

[pic 2][pic 3]

  1. Os consumidores precisam, dada sua renda escassa ou limitada, alocar de forma eficiente as suas categorias de despesas.

  1. A Teoria da Firma procura estudar e responder como as empresas combinam a utilização dos fatores de produção necessários à criação de coisas úteis e o quanto gastam para produzir bens e serviços.

IV. A sociedade nem sempre obtém êxito na alocação adequada de seus esforços. Pode produzir carros e artigos de luxo enquanto uma grande quantidade de pessoas necessita de produtos mais urgentes e socialmente prioritários.

V. A tecnologia tem aumentado a independência do homem em relação à satisfação de suas necessidades.

Selecione a alternativa que contém as afirmativas corretas:

  1. I, II e III.

  1. II e IV.
  1. III e V.
  1. I, II, III e V.
  1. I, II, IV e V.

Resposta correta: alternativa B (você indicará no sistema a alternativa correta que o exercício solicitar)

Justificativa para a resposta: A alternativa B é a correta. A afirmativa II está correta e atende à máxima econômica, em que a economia estuda o emprego de recursos escassos entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados. Os recursos que as famílias têm para dar conta de todas as suas necessidades também são escassos e devem ser bem gerenciados, de forma a priorizar as necessidades primeiras. A afirmativa IV também está correta dentre as apresentadas. O fato de a sociedade nem sempre obter êxito na alocação adequada de seus esforços, não priorizando suficientemente os bens de primeira necessidade, contribui significativamente para os gastos desproporcionais da classe D com alimentos e gêneros básicos para a sua sobrevivência.

(você deverá digitar sua justificativa de resposta, ou seja, por qual(is) motivo(s) escolheu determinada alternativa).

Exemplo 2

O capitalismo, como sistema econômico, político e social dominante surgiu muito lentamente, em um período de vários séculos, primeiro na Europa Ocidental e, depois, em grande parte do mundo. Sobre esse capitalismo nascente escreveram os primeiros teóricos da Economia, conhecidos como liberais clássicos. Assinale a alternativa correta. Dentre os fundamentos para as propostas dos liberais clássicos, está a crença de que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (424.5 Kb)   docx (173.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com