TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER - A História da Bolsa de Valores

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A HISTÓRIA DA BOLSA DE VALORES: o início do mercado organizado de ações no mundo.

Laynon Malone do R. Farias

Raimunda Maria da Luz Silva

Curso de ciências contábeis 2018

                

        

CAPANEMA-PA

2020/11

A HISTÓRIA DA BOLSA DE VALORES: o início do mercado organizado de ações no mundo.

Laynon Malone do R. Farias[1]

laynonlion@gmail.com

Drª Raimunda Maria da Luz Silva[2]

rayluzufra@gmail.com

RESUMO

O vídeo faz um apanhado dos 130 anos da história da bolsa de valores, como o mercado organizado de ações teve início e se desenvolveu ao longo dos anos e quais são as maiores bolsa de valores atualmente.

1 INTRODUÇÃO

A grande maioria das pessoas já ouviram falar da Bolsa, o que é, e como ela funciona, mas o que pouca gente conhece é a origem do mercado de ações e como as bolsas de valores surgiram. O vídeo faz uma abordagem de séculos atrás pra contextualizar como tudo isso teve inicio e quais foram os seus grandes influenciadores.

2. DESENVOLVIMENTO

Antes da criação da moeda o que prevalecia era o escambo que era a troca entre produtos, locais específicos onde ocorriam essas trocas comerciais existe desde a muito tempo onde ocorriam as transações livre entre as pessoas, esses locais ficavam próximos de regiões portuárias do mundo antigo e foram muito comum em praças e em pontos de encontro de inúmeras cidades da antiguidade.

A bolsa de valores que conhecemos hoje, onde se compram e vendem títulos com fé pública, frações de capital de empresas, excedentes de produção, além de contratos de commodities, câmbio ou metais preciosos surgiu mais recentemente na história da humanidade. O primeiro mercado organizado de valores do mundo surgiu por volta do final do século XV em Bruges na Bélgica, e fez parte do movimento de expansão comercial ocorrido na idade média, já em meados do século XVI em Antuérpia na Bélgica que foi baseada uma instituição específica para a negociação de ouro, moedas e outros documentos além de empréstimos, e essa é considerada a primeira bolsa oficial de títulos e mercadorias.

Em maio de 1792 debaixo de uma arvore de plátano em frente ao número 68 da Wall Street para fazer frente ao grupo de poderosos comerciantes de títulos da dívida pública que haviam reduzidos as taxas de comissão, 24 corretores se reuniram e assinaram um documento que ficou conhecido como “Acordo do plátano” esse acordo criou uma espécie de clube fechado cujo os membros concordaram em negociar apenas entre si e em manter uma comissão fixa de 0,25% sobre os valores negociados. Em 1817 esses mesmos 24 corretores abriram oficialmente a New York Stock Exchange a NYSE em inglês, o grupo inicialmente trabalhava na cotação de ações de dez bancos e de empresas locais. Atualmente a NYSE é a maior bolsa de valores do mundo e a sua capitalização de mercado supera os 30 trilhões de dólares e tem uma movimentação mensal de cerca de 1,5 trilhão de dólares. A segunda maior bolsa de valores do mundo em volume e capitalização de mercado é a  Nasdaq, ela fica situada em Manhattan, ela foi fundada em 1971 e sua capitalização de mercado é de 10,8 trilhões de dólares, tem ainda uma outra importante bolsa nos EUA que é a Chicago Mercantile Exchange, a CME como é conhecida foi fundada em 1998 e originalmente a bolsa era uma fundação sem fins lucrativos o que durou ate 2002 quando ela lançou ações e se fundiu com a Chicago Board of Trade (CBOT) em 2007. Outras grandes bolsas pelo mundo em capitalização de mercado e ordem de importância são a bolsa de Tóquio no Japão, a bolsa de Xangai seguida pela bolsa de Hong Kong na China e as bolsas europeias sendo a maior delas a Euronext e claro a nossa B3, que fica situada em São Paulo e é a maior bolsa de valores da américa latina, ela é a 18ª maior bolsa mundial e a sua capitalização de mercado é algo em torno de 1 trilhão de dólares. A primeira bolsa de valores brasileira é do período colonial, a “bolsa livre” foi fundada em São Paulo em 23 de agosto de 1890 e seria o futuro da bolsa de valores de São Paulo a BOVESPA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com