TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PETROBRAS

Por:   •  8/11/2016  •  Monografia  •  4.024 Palavras (17 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 17

LEGENDA - MARCAÇÕES:

A: Propostas das disciplinas.

B: Conteúdo pesquisado na internet/livros. (Marcar em cinza)

C: Conteúdo elaborado através da pesquisa. (Marcar em vermelho)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1.  RESUMO (Isabelle)

No resumo não deve haver parágrafos, o conteúdo deve estar escrito como texto corrido, em parágrafo único. O resumo deve apresentar as informações mais importantes do trabalho, como: objetivo, descrição breve dos itens investigados neste PIM (nesse ponto pode-se elencar as disciplinas e o que será investigado com relação a cada uma) e qual a metodologia da pesquisa que no PIM costuma ser pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O objetivo do resumo é fornecer informações que permitam ao leitor perceber se o trabalho interessa ou não. Pode-se fazer uma breve apresentação da empresa, com nome, localização e ramo de atuação. Não deve haver qualificação da empresa, isto é, mencionar que é líder de mercado, uma boa empresa ou informações do tipo. Opiniões só podem ser inseridas na conclusão do trabalho. O resumo não deve ter mais de 500 palavras e sua apresentação se aproxima deste exemplo.

Palavras-

(ELABORAR PROPOSTA DAS DISCIPLINAS DE GERENCIAMENTO DE PESSOAS/ESTATISTICA/CONTABILIDADE).

(PESQUISA / FONTE BIBIOGRAFICA/DIA-HORA DE ACESSO).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. INTRODUÇÃO (Isabelle)

Introdução é a parte inicial do texto, na qual deve constar a delimitação do assunto tratado de forma breve e objetiva.

Aqui, a empresa deve ser apresentada de maneira mais profunda, com todos os dados necessários para que o leitor consiga conhecê-la (máximo de duas páginas). Deve haver cuidado para apenas descrever a organização, sem qualificá-la, isto é, sem citar dados que coloquem a empresa como “excelente”, seja em qual for o âmbito, pois opiniões só caberão após análise dos dados a serem estudados nos capítulos.

Apenas citar qualidades se a empresa possui prêmios comprovados ou dados de pesquisa do aluno, como: é a segunda maior empresa alimentícia da América no Sul (em seguida, colocar a fonte de onde tirou tal dado e a data). Não copie do site da empresa coisas como: a melhor organização para trabalhar, investimento constante no desenvolvimento dos colaboradores, grande consciência social, pois são colocações propagandistas. Não use nenhuma palavra que caracterize a empresa como boa ou ruim, apenas descreva o que a empresa faz, como faz, qual o ramo de atuação, onde se localiza, quantos funcionários possui etc.

Assim sendo, na apresentação da empresa haverá dados reais e objetivos, e não analíticos.

Aborde o objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar, sua importância, metodologia de pesquisa; mencione brevemente as disciplinas estudadas no bimestre em questão e o que será analisado em relação a elas.

Não há trabalho acadêmico que seja puramente descritivo. Em todo o desenvolvimento do trabalho, ao citar um conceito a ser analisado e interpretado, um termo específico da área, deve ser explicado em forma de citação.

Por exemplo: O RH da empresa XXXXX é tático... aqui, você deve explicar o que é RH tático, sempre com citações, visto que se trata de um termo técnico da área.

Outro exemplo: A liquidez imediata da empresa... o que é liquidez imediata? O que ela avalia?

Sempre com citações (vide final do manual).

(ELABORAR PROPOSTA DAS DISCIPLINAS DE GERENCIAMENTO DE PESSOAS/ESTATISTICA/CONTABILIDADE).

(PESQUISA / FONTE BIBIOGRAFICA/DIA-HORA DE ACESSO).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS (Sônia)

Esta é a disciplina central deste PIM.

  • Você deve analisar se é possível perceber na empresa barreiras para a motivação dos funcionários. Quais? Por quê?
  • Descrever como a organização busca motivar seus empregados e qual o papel do líder na produtividade e no clima organizacional.
  • A empresa faz pesquisa de clima organizacional? Como é feita? O processo é eficiente?
  • Deve haver elaboração de um plano de ação para melhoria do clima organizacional, com propostas e justificativas.

2.0 GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Um sistema de gerenciamento de talentos de talentos é uma ferramenta eficaz em uma organização. Ao usá-la, os gerentes podem empregar adequadamente as habilidades de funcionários talentosos. CHOWDHURY (2003 p.10).                  

                                                                   

2.1 MOTIVAÇÃO

A motivação se torna cada vez mais importante no processo de incentivo ao trabalho e na evolução dos colaboradores dentro das organizações. Pela psicologia a motivação é o impulso interno que leva a ação. No mercado atual o conhecimento e a valorização humana são os principais focos. Entende-se que as organizações são formadas em sua maior parte pelo fator humano, suas experiências e habilidades, desta forma é preciso valoriza-los. 

A motivação é responsável pelo crescimento da capacidade individual dos colaboradores, da integração entre as equipes e dos resultados da organização.

Para Chiavenato (2009 p.95), “a motivação é um poderoso instrumento de direção. Um motivo é algo que leva a pessoa a praticar com afinco uma determinada ação. “

Mesmo com tantas provas que o reconhecimento ao colaborador é benéfico para ambas as partes, algumas empresas ou líderes não a utilizam.

Muitas vezes a ausência desta ferramenta no ambiente de trabalho está ligada ao receio dos gestores que não acreditam que os resultados possam ser produtivos ou por gestores que não possui conhecimento para aplicá-lo na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (530 Kb)   docx (248.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com