TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE UMA MICROEMPRESA

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.740 Palavras (15 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 15

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

DE UMA MICROEMPRESA AGROPECUÁRIA

Luisa Comper, Maria Eliza Fusinato Barbosa Athayde, Patrícia Cândido,  Renata dos Santos.

luisa.comper@hotmail.com, elizafusinato@hotmail.com, patricia_candido1994@hotmail.com, renata.agrobagio@hotmail.com

Resumo

Palavras-chave: Planejamento estratégico, agropecuária, microempresa

  1. Introdução

                        O presente trabalho aborda o planejamento estratégico de uma empresa comercial do ramo agropecuário, situada em Dona Emma – SC. Com a mudança constante no cenário atual para as empresas, o avanço da tecnologia, e as mudanças nos hábitos do consumidor, têm-se a necessidade de elaborar um estudo para entender e perceber o âmbito onde se atua. Ainda mais se tratando de um ramo dito conservador, mas que segue firme atendendo a necessidade de ruralistas da região que abrange.

Para que se diminua a interferência dos diversos fatores internos e externos que sobrecaem sobre o dia a dia empresarial, torna-se necessário elaborar um planejamento estratégico onde possa estar identificando as ameaças, oportunidades, fraquezas, forças e conseqüentemente estabelecer a visão, missão, objetivos, e com base nessas informaçoes elaborar estratégias para aproveitar as oportunidades e diminuir as ameaças, findando ao objetivo estabelecido, pois através de um bom planejamento que os gestores terão melhor controle sobre os seus negócios. Um ponto a se tratar, é a dificuldade para implantar a visão estratégica, e outro é que encontram-se diversos fatores que dificultam a constância das empresas em seguir uma linha de planejamento, onde as ações postas em papel, realmente sejam traduzidas na realidade.

 O padrão de competitividade de uma empresa sofre pressões de ordem política, social, ambiental, tecnológica, mudança no perfil dos consumidores, nível de concorrência elevado, são fatores preponderantes no sucesso da organização. No decorrer dos últimos anos, tem aumentado a exigência para que as empresas tenham bom desempenho e consigam atender as demandas de seus consumores de maneira satisfatória e de forma ágil. Para isso é de extrema importância estar sempre atualizado e mantendo contato com seus clientes e concorrentes, para estabelecer suas metas e objetivos que a empresa pretende atingir, para conseguir chegar aos seus resultados desejados.

 A metodologia utilizada até então foi a entrevista do Gestor da empresa agropecuária estudada, buscando perceber o entendimento do gestor sobre as etapas do planejamento, também foi utilizada a pesquisa bibliográfica para explicar cada tópico de desenvolvimento do projeto, assim como a pesquisa online, que torna-se importante também para acompanhar atualidades sobre o tema proposto.

 O trabalho divide-se em seções: Introdução, Revisão da literatura, Dados do estudo...

  1. Revisão da literatura

        A elaboração e o desenvolvimento de um com planejamento estratégico faz com que as empresas identifiquem os seus pontos fortes e fracos e quais as oportunidades e ameaçam existentes no ambiente externo, fazendo com que elas estabeleçam quais objetivos pretendem alcançar e estejam mais preparadas para se precaver das várias mudanças que ocorrem frequentemente.

        Sendo assim, neste capítulo iremos apresentar os principais conceitos necessários para a condução do trabalho.

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

        Segundo Oliveira (2005), a “estratégia é uma forma articulada de unir a ação, os objetivos e os desafios de maneira que, juntos possam chegar ao resultado almejado”. Para Porter (1996), a estratégia competitiva é gerada através de um posicionamento estratégico em busca de vantagens para a empresa. Esse posicionamento acontece através de um conjunto de dimensões estratégicas, que são relacionadas entre si e devem ser internamente consistentes

        De acordo Kotler (1998), o planejamento estratégico é o processo gerencial onde são definidas formas de se manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. Assim, o objetivo do planejamento estratégico é guiar a empresa através de uma análise dos fatores que possam influenciar em seu desenvolvimento e crescimento.

        Segundo Oliveira (2005), o planejamento estratégico faz com que a empresa conheça e utilize melhor seus pontos fortes, assim como faz ela reconhecer e melhorar seus pontos fracos, além de conhecer e poder utilizar as oportunidades, e conhecer e evitar ou minimizar os efeitos das ameaças externas.

        O planejamento estratégico é composto por seis etapas conforme apresentado na figura 1, que segue:

[pic 1]

Figura 1 - Processo de planejamento estratégico Fonte: Maximiano (2011)

        

        Já Oliveira (2011) cita quatro fases fundamentais para a elaboração do planejamento estratégico: a primeira é o diagnóstico estratégico - nessa fase determina como a empresa está, e subdivide nas etapas de identificação da visão e dos valores, análise externa, análise interna e análise dos concorrentes. Outra fase estabelecida é a missão - essa responderá o motivo central da existência da empresa, apresentação dos propósitos potenciais e atuais, bem como dos cenários e estabelecimento da posição estratégica, das macropolíticas e macroestratégias. A terceira fase diz respeito aos instrumentos prescritivos e quantitativos - que são questões básicas de como alcançar o que se deseja e de onde se almeja chegar, estabelecendo os objetivos, metas e estratégias. A última fase corresponde ao controle e avaliação - onde se verifica com está o processo da situação proposta.

2.2 MISSÃO

        A missão é o motivo da empresa existir, procura-se determinar nesse ponto qual o ramo da empresa. Nada mais é do que uma forma de se traduzir determinado sistema de valores e crenças em termos de negócios e áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias das empresas (OLIVEIRA, 2005).

        Falar em missão de um negócio, significa falar sobre os objetivos que a empresa deseja alcançar, pois toda empresa existe em função de seus objetivos. Ainda, além, podemos salientar que a missão é o que a empresa realmente busca e o sentido dela existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (691.7 Kb)   docx (971.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com