TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A GESTÃO DE UMA MICROEMPRESA

Casos: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A GESTÃO DE UMA MICROEMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  3.715 Palavras (15 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Há décadas existe uma preocupação com a sustentabilidade da gestão das pequenas empresas. Tendo sido tarefa incansável a sua inserção no cenário empresarial, ganhando, até mesmo, em alguns procedimentos, tratamento diferenciado. Tendo em vista a sua importância ao crescimento de uma economia saudável, que dê oportunidades aos pequenos empreendedores e que absorva parte da população ativamente econômica disponível no mercado de trabalho.

A Microempresa se faz presente em vários setores, tendo alcançado êxito em muitos deles, aumentando o mercado e atendendo de forma eficiência aos consumidores. No entanto, não diferente das demais modalidades de empresas, enfrenta muitas dificuldades para se manter, podendo estas dificuldades serem de todas as ordens.

Sendo assim, tem como maior objetivo, o presente estudo, dar ênfase ao Planejamento Financeiro, apresentando qual sua importância para a Microempresa, demonstrando elementos que compõe o presente instrumento, orientando para a melhor forma de manter a empresa, que já se apresenta com fragilidades, atendendo aos requisitos operacionais, objetivando o lucro esperado.

Será mostrado o estudo de caso realizado em uma pequena empresa do setor de gêneros alimentícios (padaria), em que a elaboração de um planejamento financeiro contribuiu e como esse mecanismo pode garantir o sucesso do negócio.

1.1 PROBLEMA

Quais as ferramentas que o gestor pode utilizar para obter eficácia no processo de planejamento de uma microempresa?

1.2 JUSTIFICATIVA

Dentre o imediatismo que se instalou no cenário consumista, onde tudo acontece muito rápido, para as microempresas acompanhar este ritmo sem um bom planejamento ficou muito difícil nas ultimas décadas. Resultando, quase sempre, em um fechamento precoce das empresas. Estando ai a importância de um bom planejamento financeiro.

Assim, executa o planejamento financeiro um importante papel dentro de uma organização empresarial, tendo como meta a coordenação de atividades, bem como, avaliação da condição financeira da empresa, por meio indicadores expressos em relatórios financeiros visando à maximização do negocio, na busca incessante não só do retorno financeiro almejado, mas do sucesso do empreendimento.

Tendo como maior objetivo, indicar a melhor escolha quanto à aplicação de recursos financeiros disponíveis, bem assim, qual a melhor forma de buscá-lo, enfim, buscar os níveis desejáveis ao negocio.

Sendo assim, por meio do planejamento financeiro o administrador decide quando e quanto pode e deve investir; a viabilidade ou não da aquisição de um bem ou direito, evitando desperdício, gastos e riscos desnecessários, proporcionando uma melhor utilização.

1.3 OBJETIVO GERAL

Estudar as principais ferramentas para um planejamento adequado para a microempresa.

1.3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar um planejamento ideal para o desenvolvimento financeiro de uma microempresa;

• Conceituar, a partir das doutrinas disponíveis, o planejamento financeiro;

• Apontar qual importância do planejamento financeiro para Microempresa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Apresenta-se como instrumento de função dupla de planejamento e controle. Constitui importante instrumento do processo de formulação das políticas operacionais da empresa. Na execução de suas tarefas, o administrador financeiro utiliza como ponto de partida os demonstrativos elaborados pelo contador ou contadores da firma.

Segundo Gitman (2008, p. 04), “pode-se definir finanças como a arte e a ciência da gestão do dinheiro”. Com essa expressão ora citada, quis o eminente doutrinador, aduzir que não há como movimentar valores sem que por meio dessa ferramenta, seja feito pelos os indivíduos ou empresas.

Empresa é qualquer negócio grande ou pequeno, de capital aberto ou fechado, voltado para qualquer tipo de operação. As finanças empresariais e/ou corporativas têm o objetivo de sempre maximizar o valor da empresa, e está relacionada com a economia e a contabilidade.

Conforme Gitman (2008, p. 4), “a área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos, empresas e órgãos governamentais”.

Ainda, nessa mesma linha, se posiciona Braga (1995, p.23):

A função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos fundos financeiros movimentados por todas as áreas da empresa. Essa função é responsável pela obtenção dos recursos necessários e pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses fundos. Encontrada em qualquer tipo de empresa, a função financeira tem um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades operacionais, contribuindo significativamente para o sucesso do empreendimento.

Consiste a Administração Financeira, num conjunto de decisões visando das à empresa a estrutura ideal em termos de ativos – fixos e correntes – para que os objetivos da empresa como um todo seja atingido.

2.2 FLUXO DE CAIXA

Tendo como base uma boa administração sobre o caixa, importante mecanismo de ajuda aos administradores das empresas, terá o negocio, uma garantia de lucro no empreendimento.

Assim com preleciona José Netto (1999, p. 93), “o fluxo de caixa é o coração da empresa”.

O fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial para ser usada nas atividades empresariais, sendo uma ferramenta de organização de informações da movimentação financeira das empresas. Através do fluxo de caixa controlamos e mantemos os saldos diários de caixa da empresa, gerenciando as atividades de recebimento, desembolso de caixa e investimentos de curto prazo.

Posicionando-se Braga (1995, p. 124), nesse sentido:

As projeções dos fluxos de entrada e de saídas de numerário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com