TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano geral do setor supermercadista

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT

GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA/LICENCIATURA

PROJETO DE PESQUISA EM GEOGRAFIA

PLANO GERAL DO SETOR SUPERMERCADISTA

FORTALEZA - CEARÁ

JULHO/2014

TIAGO FERNANDO GOMES BARBOSA

PLANO GERAL DO SETOR SUPERMERCADISTA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Geografia Licenciatura, da Universidade Estadual do Ceará, como requisito para aprovação na disciplina de Projeto de Pesquisa em Geografia, sob a orientação do Prof. Dr. Juscelino Eudâminas Bezerra.

FORTALEZA - CEARÁ

JULHO/2014

SUMÁRIO

1. CONTEXTUALIZAÇÃO.........................................................................................04

2. OBJETIVOS...........................................................................................................05

2.1. Objetivo Geral......................................................................................................06

2.2. Objetivos Específicos..........................................................................................06

3. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................06

3. REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................08

4. METODOLOGIA....................................................................................................10

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...............................................................................11

CONTEXTUALIZAÇÃO

A conjuntura do comércio internacional, caracterizada principalmente pelo advento da globalização, ocasionou diversas mudanças no cenário empresarial, influenciando significativamente a condição e as regras das disputas no varejo, mais especificamente o setor supermercadista. Com o avanço da tecnologia e da ampliação de mercado, que impactaram no aumento da concorrência, o setor varejista passou a oferecer um sortimento maior de produtos e serviços ao consumidor, que por sua vez, se encontra mais ativo, informado e consciente, exigindo produtos e serviços que atendam suas conveniências e desejos de uma forma mais particular.

O presente estudo aborda o contexto histórico e a importância do setor de varejo tendo em vista o seguimento de supermercados, levando em conta uma serie de especificidades como a definição e classificação, o processo de surgimento, distribuição geográfica, expansão e participação no processo de comercialização de produtos relacionados à área, com ênfase no setor de frutas, legumes e verduras frescos (FLV), pois, novos hábitos comportamentais dos consumidores vêm aumentando a importância do varejo moderno nas vendas do setor.

Qualquer empresa que forneça um produto ou serviço para o consumidor final está praticando varejo. Em relação à venda no setor, (KOTLER, 2000, p. 540) afirma que,

A venda pode ser realizada de forma pessoal, por correio, por telefone, por máquinas de vendas ou pela Internet, em uma loja, na rua ou na casa do consumidor. Há diversos tipos de organizações de varejo, e continuamente surgem novos. Existem os varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo.

         O seguinte trabalho tem como foco o Grupo Pão de Açúcar, com destaque para a bandeira Extra (Super. e Hiper.[1]) na análise do setor de (FLV) bem como suas especificidades no setor supermercadista e as diferentes estruturas de governança entre os agentes que constituem a cadeia de produção e adequação às novas condições competitivas do setor.

Para tanto, foi trabalhado o plano geral do setor supermercadista no Brasil, buscando fazer uma análise do assunto baseado principalmente na ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados[2]), entidade dinâmica e moderna, que atua firme em sua missão de representar, defender, integrar, impulsionar e desenvolver o setor supermercadista no país, no Portal GPA, na revisão literária e pesquisas relacionadas ao setor, bem como a utilização de dados estatísticos disponíveis coletados e processados por órgãos ligados a área e na pesquisa bibliográfica relacionada ao setor. Cabe ressaltar, porém, que não se pretende desembaraçar o tema em exaustão, havendo assim vários espaços para que novos trabalhos posteriores enriqueçam ainda mais o conhecimento sobre o tema abordado.

OBJETIVO GERAL

Caracterizar o plano geral do setor de varejo o Brasil com ênfase no seguimento de supermercados, destacando o setor de frutas, legumes e frutas fresco (FLV), tendo como foco principal de análise a bandeira Extra (Super e Hiper) pertencente ao Grupo Pão de Açúcar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Caracterizar o setor de varejo e sua importância na configuração de um novo padrão de consumo.
  • Caracterizar o contexto histórico do setor supermercadista no Brasil.
  • Analisar o contexto histórico do Grupo Pão de Açúcar com ênfase na bandeira Extra.
  • Analisar a cadeia produtiva de FLV e suas especificidades no setor supermercadista.
  • Examinar o setor de FLV na bandeira Extra do Grupo Pão de Açúcar.

JUSTIFICATIVA

Nas últimas décadas, a participação do setor varejista vem ganhando destaque, pois as redes de empresas supermercadistas envolvem uma complexidade e uma interdependência crescente, em razão das exigências do mercado consumidor e das políticas de estímulo à competitividade. Nesse contexto, a argumentação desta pesquisa justifica-se pela importância da participação do setor varejista supermercadista na rede de produção de hortifrúti e sua comercialização pela bandeira Extra do Grupo Pão de Açúcar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (80.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com