TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO EMPREENDEDORISMO IMPLICAÇÕES

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.781 Palavras (20 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

DIOVANNY OSIRIS FEITOSA

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        CONTABILIDADE EM AUXÍLIO AO PATRIMONIO PESSOAL X EMPRESARIAL        4

2.2        IMPORTÂNCIA DO CONTROLE FINANCEIRO NO NEGÓGIO        7

2.3        QUANDO MUDAR DE MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL PARA MICRO EMPRESA        10

2.4        NEGOCIAÇÃO DE CONFLITO        12

3        CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS..........................................................................................................18

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca expressar a importância da contabilidade na tomada de decisões para os empreendedores de forma a auxiliar mecanismos para realizar ações acerca do seu empreendimento. Essas ações quando bem planejadas e executadas, resultam em melhores resultados do que aquelas decisões e estratégias precipitadas ou pouco estudadas. A coordenação e acompanhamento de um negócio equivalem a compreender todas as diferentes áreas e esferas de atuação, desde a gestão financeira, de vendas, de marketing e, também, de projetos.

                       Um projeto é uma ação realizada com o intuito de criar ou elaborar uma ideia, produto ou serviço e obter os melhores resultados que ele pode oferecer por isso etapas como aprofundamento do conhecimento, compartilhamento de ideias e definição de roteiros são partes integrantes de uma boa gestão.

              O sucesso do negócio requer uma estratégia ponderada desenvolvida em um plano que seja executado de forma eficaz. A gestão organizacional é o processo de liderar uma empresa e efetivamente usar ou controlar seus ativos e recursos. A gestão organizacional vai muito além de uma estrutura corporativa; requer que os líderes tenham métodos para resolver problemas e desenvolver soluções que ajudem os negócios a se aproximarem dos objetivos e da visão desejados.


  1. desenvolvimento

  1. Contabilidade em auxílio ao patrimonio pessoal x empresarial

A Contabilidade é o instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados. A contabilidade é muito importante para todas as pessoas, e empresas por que explica sobre os fenômenos que afetam o patrimônio das entidades. Apresenta técnicas que auxiliam no avanço competitivo de uma empresa ajudando seus gestores nas possíveis tomadas de decisões. De acordo com Liz (2009, p. 1), “a gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa”, objetivando-se, com isso, melhorar os resultados da organização, além de geração de lucro e aumento do patrimônio dos investidores/proprietários. Administração é definida por Chiaventato (2007, p.4) da seguinte forma: “é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente. ”. Para que isso ocorra às empresas devem estar preparadas para planejar o uso e destinação dos seus recursos para favorecer a empresa e minimizar erros.

A Administração da empresa é uma ferramenta fundamental e indispensável para a empresa e para isso é necessária experiência neste setor como também habilidades inerentes a ela para que se tenha uma boa gestão.

 A administração está presente em todas as áreas da empresa, inclusive na financeira. De acordo com Jacobsen (et. al 2006), por isso, a saúde financeira da empresa só é considerada satisfatória se todos os setores estiverem integrados e saudáveis. Finanças, conforme Gitman (2007, p. 4), “é a arte e a ciência de gerenciamento de dinheiro”, ou seja, é alocar e controlar os recursos financeiros investidos na organização pelos acionistas, sócios, donos da empresa, com a finalidade de gerar lucros. É muito importante a administração financeira pois as finanças representam a fonte de recursos da empresa, além de se ter um bom controle financeiro para que não se misturem contas pessoais, sem este controle a empresa corre risco de não conseguir manter suas atividades. Nas Micro e Pequenas Empresas acontece com frequência a mistura de contas pessoais e empresariais, que se caracteriza como um fator relevante para o insucesso das MPEs, principalmente quando as empresas são familiares, como afirma GOMES apud SEBRAE PR(2012), e, de acordo com Adachi (2006), pode-se encontrar estudos que demonstram que as empresas familiares constituem desde 60% até 90% de todas as organizações em operação no mundo, de modo que as MPEs, principalmente familiares, possuem grande representatividade mundial. As contas empresariais, diferente das pessoais, são constituídas para um objetivo preestabelecido visando o lucro dos investidores de uma pessoa jurídica, tendo ativos e passivos, com direitos e deveres, devendo haver registro contábil para certificar as transações realizadas pela organização. Além disso, estas contas são realizadas para que haja o devido funcionamento e manutenção da organização e para a produção de seus produtos e/ou serviços, atendendo, assim, a finalidade da empresa em gerar lucro (POMPERMAYER; LIMA, 2002, p. 52). As contas empresariais são subdividas em contas patrimoniais e de resultado, sendo as patrimoniais aquelas em que constam os bens, os direitos e as obrigações da empresa, e as de resultado, aquelas em que estão presentes as receitas e despesas da organização congênere (MARQUES, 2010, p.22), ou seja, as contas do estabelecimento são constituídas pelos bens que ele adquiriu e os seus respectivos direitos a receber, além das suas obrigações, objetivando identificar a situação financeira do empreendimento (lucro ou prejuízo). Então, o conhecimento de ciências contábeis favorece o processo de gestão da empresa para evitar a mistura das contas físicas das empresariais. Desse modo, utiliza-se a contabilidade gerencial, como ferramenta que avalia os processos de planejamento e controle, voltada para dar suporte aos gerentes e executivos em todas as etapas que levam a decisões. Drucker (2010) apud Amorim (s/d, p.3):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (402.2 Kb)   docx (163.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com