TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVIA DE TCC

Por:   •  15/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE KROTON ANHANGUERA[pic 1]

Unidade I: Av. Fernando Corrêa da Costa, 1.800  Dr. João Rosa Pires

Campo Grande (MS)  79004-311  (67) 3316-6000

Unidade II: Rod. BR 163 – Av. Gury Marques, 3.203  Chácara das Mansões

Campo Grande (MS)  79079-005  (67) 3345-6100

Antônio Marcos Félix de Sousa

Marcelo Arruda Esquivel

Simone Vieira dos Santos

Viviane Tomás de Aquino

A importância da análise financeira na tomada de decisão para as empresas

Campo Grande

2015

UNIVERSIDADE KROTON ANHANGUERA[pic 2]

Unidade I: Av. Fernando Corrêa da Costa, 1.800  Dr. João Rosa Pires

Campo Grande (MS)  79004-311  (67) 3316-6000

Unidade II: Rod. BR 163 – Av. Gury Marques, 3.203  Chácara das Mansões

Campo Grande (MS)  79079-005  (67) 3345-6100

Antônio Marcos Félix de Sousa

Marcelo Arruda Esquivel

Simone Vieira dos Santos

Viviane Tomás de Aquino

A importância da análise financeira na tomada de decisão para as empresas

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Ciências de Contábeis do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande como requisito obrigatório da disciplina de Projeto de Atividades I.

Professora Orientadora: MsC. Luzia Félix da Silva

Campo Grande

2015

1 INTRODUÇÃO

O desempenho de uma empresa pode ser avaliado de diferentes maneiras, uma delas é através da análise financeira das demonstrações contábeis que fornecem dados, que se transformam em informações para serem usadas na gestão e na tomada de decisão das empresas.

As análises das demonstrações financeiras são de suma importância para a empresa e se tornam uma ferramenta eficiente aos gestores para manter o controle financeiro da empresa.

Algumas empresas possuem capacidade produtiva e recursos financeiros para manter-se viva no mercado, mas o empresário não sabe administrar os recursos devido à má interpretação ou a falta dela em relação às informações das demonstrações financeiras.

Pode-se entender que as análises financeiras são fortes instrumentos de gestão e diagnóstico da saúde empresarial. E, devido ao aumento da complexidade das empresas percebeu-se a necessidade dessas análises para que os dirigentes possam fazer uma avaliação de seus resultados.

Para confecção desses relatórios devem ser levadas em consideração algumas peculiaridades, como o tamanho da empresa: grande, média ou pequena; o segmento: industrial ou de serviços ou até mesmo da região onde atuam, todas precisam dessa interpretação dos resultados para a tomada de decisões.

Observa-se que para obter um relatório de análise faz-se necessária a análise, o calculo e a interpretação das demonstrações contábeis e diversos índices financeiros. E, para isso, a pessoa responsável pela confecção do relatório de análise deve entender e ter uma visão geral de todos os quadros demonstrativos e financeiros.

O presente trabalho foca a análise financeira e visa demonstrar formas dessas análises financeiras utilizadas para a gestão e para tomada de decisão dos empresários que são os responsáveis em manter a sobrevivência e a continuidade das empresas.

1.1 Objetivos da pesquisa

Através do contexto apresentado, surge o problema de pesquisa: demonstrar a importância da análise financeira na tomada de decisão para as empresas.

1.1.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral tem como finalidade demonstrar a importância da análise financeira na tomada de decisão para as empresas.

1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Conceituar análise financeira e das demonstrações contábeis;

b) Descrever a importância da contabilidade como um instrumento, que fornece informações necessárias ao processo de tomada de decisão;

c) Explicar alguns modelos de análise financeira;

b) Demonstrar a importância da análise financeira para o processo de tomada de decisão.

1.2 Justificativa

A contabilidade foi vista durante muito tempo como um instrumento que fornecia apenas informações tributárias. Hoje, percebe-se que a contabilidade, principalmente a gerencial, tem como maior finalidade o apoio à tomada de decisão através das interpretações das informações geradas pela análise financeira.

O mercado internacional exige, cada vez mais, que as empresas tenham um diferencial para manter-se competitiva. Para isso, aumenta a necessidade das empresas obterem informações úteis, precisas e confiáveis para a tomada de decisão dos empresários.

Através das demonstrações contábeis e de sua análise financeira a empresa obtém dados que são transformados em informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões da empresa. Neste sentido, se faz necessário explorar mais o tema e produzir maior conhecimento dessas técnicas de análise financeira.

Este trabalho demonstrará a importância da análise financeira na tomada de decisão para as empresas. Para o desenvolvimento do projeto será abordado à importância da contabilidade e da análise das demonstrações contábeis, que geram dados que se transformam em informações, com a finalidade de auxiliar os empresários a tomar decisões e gerenciar o futuro das empresas.

1.3 Viabilidade

Entende-se que a pesquisa é viável por não haver nenhum tipo de impedimento quanto a sua realização e desenvolvimento. O estudo será feito através de pesquisas e, possivelmente, estudo de caso para agregar maior conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com