TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: CIENTIFICA, HUMANAS, NEOCLÁSSICA

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

• Teoria da Administração Cientifica: Taylor buscou numa organização cientifica do trabalho, realçar tempos e métodos, seu enfoque era desenvolver estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho operário, ele se baseava na ênfase colocada nas tarefas que propõe buscar a mais rápida e eficiente forma de se executá-la.

• Teoria Clássica da Administração: As funções da empresa são divididas em seis nas quais a Administrativas engloba as funções universais da Administração que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Fayol enfatiza a variável as cinco esferas como uma técnica para estruturar a empresa para ser eficiente, seu enfoque era organização formal, princípios gerais da administração e funções do administrador.

• Teoria das Relações Humanas: O nível de produção é determinado pela integração social e não pela capacidade física dos operários. Para Mayo o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo (agem como parte do grupo). Sua variável era na estrutura e nas tarefas, seu enfoque era, organização informal, liderança, motivação, comunicação e dinâmica de grupo.

• Teoria Neoclássica: é o resgate da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Sua variável era na estrutura e a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, primeiros clássicos de Administração, nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.

Numa empresa se usa muito dessas teorias, por exemplo, onde eu trabalho sempre quando entra um funcionário novo ele aprende com os outros o serviço visando à verificação de Taylor de que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos e também não só nessa empresa como em todos os funcionários precisam de uma condição ambiental de trabalho, isto é precisar ter uma estrutura para trabalhar. Também ocorre a divisão de trabalho no qual cada um tem uma especialização tendo uma autoridade responsável em cada setor. Com a TRH podemos perceber que os aspectos emocionais do funcionário influenciam no trabalho de modo que cada pessoa tem uma personalidade e para trabalhar junto um acaba influenciando o outro no seu comportamento e nas atitudes. Portanto as teorias da administração estão presentes em nossas vidas nos ajudando na organização da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com