TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  7.427 Palavras (30 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO OBJETIVO DE ENSINO SUPERIOR (ASSOBES) INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO (IUESO) CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PIPA – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÀS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

GOIÂNIA- GO, 2012                                                                                         


EMYLLE ANDRADE SILVA RA: 02290002584

FERNANDO VICENTE DE MORAIS RA: 02290003073

HIERRE SOUSA FRANCO RA: 02290003759

LUDMILA ADORNO FERREIRA RA: 02290002456

YAGO NUNES RODRIGUES RA: 02290003039

EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA À TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS:

UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NA EMPRESA SAGA BURITI S/A.

Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 1º/2º semestres, do curso de Administração do Instituto de Ensino Superior Objetivo, sob a orientação do professor José Elenilsos, Rejane, Edmar.

GOIÂNIA-GO, 2012

  1. INTRODUÇÃO

Nosso trabalho esta tratando de assuntos concernentes as Teorias, contabilidade, T.I.

Teoria da Administração Cientifica, Organização Racional do Trabalho (ORT), Teoria das Relações Humanas, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, Conflitos organizacionais. Nessas teorias falamos da abordagem desenvolvida por Frederick W. Taylor, dos seguintes aspectos da Organização Racional do Trabalho ORT, dos estudos realizado na fabrica do Western Eletric Compact, em Hawthorne e sua conclusão, e de estrutura social formal, racionalmente  organizada na teoria da burocracia.

Na parte de contabilidade esta citando que ela e um instrumento  que fornece diversas informações úteis para a tomada das decisões, dentro ou fora da empresa, com a contabilidade resume todos os dados relacionados  da estrutura econômica  e financeira da empresa, tornando uma maior facilidade de interpretação.

A T.I esta relatando sistemas de informações e expressão utilizadas para descrever sistemas automatizados ou manuais. E que a empresa e dividida  em vários departamentos  e setores por isso fala que a organização como um sistema tem  um  objetivo de dividir  as tarefas necessárias para a sobrevivência no contexto interno e externo da empresa, com isso executa tarefas sem sobrecarga de pessoas.


2. REVISÃO CONCEITUAL

2.1. Administração Cientifica

Administração cientifica: abordagem desenvolvida por Frederick W. Taylor, apoiada em quatros princípios básicos para aprimorar o desempenho organizacional: estudo executá-las; seleção das melhores pessoas para a tarefa, treinamento das mesmas nos métodos mais eficientes e incentivo monetário para os que desemprenham as tarefas.

A ênfase de Taylor, Gilbreth, Ford e seguidores, eram absolutamente concentrados nas tarefas, racionalização do trabalho, na redução dos tempos de execução. Quando se olha retrospectivamente, é fácil entender sua visão: era engenheiro por formação, seu local de trabalho e analise era o chão da fabrica, com a tentativa de entender a organização a partir das tarefas.

2.2.1. Organização Racional do Trabalho

Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar suas tarefas observando o companheiro vizinho. Com isso levava a varias maneiras e ferramentas para realizar uma mesma tarefa. A análise científica dos tempos e movimentos permite introduzir o método mais rápido e o instrumento mais adequado. A organização racional do trabalho (ORT) tem os seguintes aspectos:

  • Analise do trabalho e estudo dos tempos e movimento, ou seja, o tempo que um operário levava para realizar uma determinada tarefa.
  • O estudo da fadiga buscava evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa.
  • Divisão do trabalho e especialização do operário, cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa.
  • Desenho de cargos e tarefas, vários operários desempenham em serie partes da tarefa total.
  • Incentivos salariais e prêmios de produção são baseadas na quantidade produzida, o operário que produz pouco ganha pouco, e o que produz mais ganha mais na proporção de sua produção.
  • Conceito do homo economicus, o homem trabalha por que precisa de dinheiro.
  • Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.
  • Padronização de métodos e de maquinas, intuito de reduzir a variedade no processo produtivo para eliminar desperdício e aumentar a eficiência.

2.3. Teoria da Administração das Relações Humanas

Os estudos realizados na fabrica da Western Eletric Compact, em Hawthorne, visando tão somente verificar as relações existentes entre a iluminação no ambiente de trabalho e a produtividade do trabalhador, acabando evoluindo para uma serie de tentativas de explicar a produção aumentada e nada tinha a ver com a iluminação. O desempenho aprimorado não podia ser atribuído aos intervalos para descanso, mas estavam conectados tanto ao esperar a remuneração quanto ao estilo de supervisão adotado. Essa forma de pensar, o “estilo de relações humanas”, enfatizava as relações interpessoais, o ato de escutar atentamente, a comunicação, as habilidades sociais e humanas do supervisor- líder.

2.3.1. Conclusão da experiência

  • A produção não é determinada pela capacidade física, mas por normas sociais e grupais.
  • Os operários preferem produzir menos e ganhar a produzir mais e por em risco suas relações sociais.
  • A empresa começou a ser visualizada como uma organização social composta por grupos informais.
  • A teoria das relações humanas passa a estudar a influencia das relações humanas.
  • Ênfase para aspectos emocionais e não racionais.

Para Mayo, o trabalho é uma atividade tipicamente grupal, o operário não reage como ser isolado, o ser humano é motivado pela necessidade de estar junto e ser reconhecido, à recompensa mais importante é social a salarial.

2.4. Teoria da burocracia

A teoria da burocracia é uma estrutura social formal, racionalmente organizada, implica modelos de atividades claramente, nos quais idealmente cada serie de ações esta ligada funcionalmente aos objetivos da organização. Em tal organização há uma serie integrada de função, de status hierárquicos, que implica certo numero de privilégios e obrigações, definida por regras limita e especificadas.  Cada uma dessas funções compreende uma esfera de competência e responsabilidade. A autoridade, o poder de controle, vindo de um regulamento reconhecido, e prerrogativa do cargo e não da pessoa que ocupa o mesmo. O sistema de ralações estabelecido entre diversas funções implica um grau considerável de formalismo e define claramente a distancia social, separando os indivíduos que ocupam esses cargos. Assim o tipo ideal de organização formal seria a burocracia, e para melhor compreensão, a análise clássica da burocracia. O principal mérito da burocracia é a sua eficiência técnica. Ela é primeira pela precisa, rapidez, avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (514.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com