TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMIN. CIENTÍFICA X TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Por:   •  2/2/2016  •  Seminário  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

TEORIA DA ADMIN. CIENTÍFICA X TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

GOIOERÊ – PR

15/06/2014

Administração Científica de Taylor

É um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX, como principal objetivo de aplicar ciência na administração, com o intuito de eliminar os desperdícios, reduzindo assim os custos da produção. Pois buscava obter o máximo de rendimento e eficiência, com o mínimo de tempo e atividade.

Taylor buscava uma forma de aumentar a produtividade de forma que, os trabalhadores produzissem mais em menos tempo, porém sem que fossem elevados os custos da produção. Ao observar que os sistemas administrativos continham muitas falhas, como a falta de padronização dos métodos dos trabalhos, em 1903, publicou o livro “Administração de Oficinas”. No livro, expunha suas teorias acerca da racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Algumas das vantagens deste estudo são: a eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis; racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho e facilita o treinamento e melhora a eficiência e rendimento. Para ele, o trabalho deveria ser analisado e testado cientificamente e para isto deveria ser criada uma metodologia que padronizasse a maneira como os operários deveriam trabalhar.

A escolha dos trabalhadores deveria ser feita com base nas suas aptidões para a realização das tarefas, e assim seriam treinados para que executassem da melhor maneira possível e em menos tempo. Também defendia que o trabalhador deveria ser remunerado conforme o seu rendimento, pois assim teria um incentivo para produzir mais.

Seu trabalho foi dividido em dois períodos:

1º período de Taylor: racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época.

2º período de Taylor: definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.

A partir de então, Taylor desenvolveu uma Organização Racional do Trabalho, que consistia em estabelecer a forma mais eficiente de se desenvolver as operações. Era estabelecida uma divisão de responsabilidades: a gerência ficava com o planejamento das atividades, a supervisão era responsável por repassar o planejamento e controlava a execução e ao operário ficava a execução pura e simples das tarefas. Dessa maneira, ele acabou separando o trabalho mental, que seria responsabilidade da gerência, do trabalho físico, de responsabilidade do empregado.

Em 1911, Taylor apresenta, em seu segundo livro “Principles of Scientific Management”, os princípios fundamentais da Administração Científica. São eles:

Princípio do planejamento: A gerência deve substituir o empirismo por procedimentos científicos, e o trabalho dos funcionários deve ser planejado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Princípio do preparo: Os trabalhadores devem ser selecionados conforme suas aptidões, os treinando e preparando, para que assim possam desempenhar o trabalho com a máxima eficiência possível. Evitando desperdício de esforço e tempo.

Princípio do controle: Controlar a forma de como é desenvolvido o trabalho, e se certificar de que ele está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

Princípio da gerência: deve distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Com a aplicação destes princípios, a AC conseguiu atingir alguns objetivos e identificar novas situações importantes para o processo de desenvolvimento da Administração. Com planos de incentivos e prêmios, foi possível obter a cooperação dos operários. No entanto, os gestores da época acreditavam que a única motivação do trabalhador era o salário (homo economicus).

Pode-se perceber também, que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o superior continuasse trabalhando como antes.

Críticas à Administração Científica

Apesar de todo processo inovador e pioneiro, a Administração Cientifica, teve suas criticas, e muitas delas existem até hoje. Abaixo seguem as principais delas:

• O mecanicismo da abordagem (teoria da máquina);

• A superespecialização que robotiza o operário;

• A visão microscópica do homem;

• Ausência de comprovação científica;

• Limitação do campo de aplicação a fabrica;

• Abordagem de sistema fechado (limitada).

Porém, mesmo com tantas críticas, a Administração Cientifica, tem um papel muito importante na formação do que conhecemos hoje como Administração.

Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Surgiu em consequência imediata dos resultados obtidos com a Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.

Elton Mayo, com a intenção de estudar os efeitos das condições físicas dos trabalhadores à produtividade realizou um trabalho o qual o grande objetivo era descobrir o motivo o qual fazia com que os trabalhadores e empregadores viviam em constantes conflitos, além disso, verificar também outras situações que dificultassem esse convívio.

Na primeira fase, ele tinha como intenção confirmar se a iluminação era um fator que afetava a produtividade dos empregados. E o resultado que ele obteve, mostrou que não havia uma relação direta, no entanto, poderia ser que houvesse realmente alguma modificação dependendo do psicológico ou fisiológico do operário.

Na segunda fase, procurou observar como funcionava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com