TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 11

ADMINISTRAÇÃO 1º PERÍODO – 2018

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR APLICADO AO

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

TUTORA EAD:

TUTORA PRESENCIAL:

2018

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR APLICADO AO

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

Produção Textual Interdisciplinar - Apresentado ao curso de Administração, como requisito de obtenção de notas referentes às disciplinas do 1º período, da Universidade Anhanguera Uniderp - Polo de ......................., sob a orientação da tutora presencial: .

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................4

Organização do contexto: Sistemas de Informação Gerencial..........................5

...........................................................................................................................6

Organograma.....................................................................................................7

Empreendedorismo............................................................................................8

............................................................................................................................9

Ética e Relações Humanas................................................................................10

...........................................................................................................................11

Conclusão..........................................................................................................12

Referências........................................................................................................13

INTRODUÇÃO

O conteúdo desse trabalho é focado em duas empresas (Tecnosampa e Steinadler), que começaram uma parceria com o propósito de desenvolver ambas partes em áreas internas e externas, trata-se nesse cenário corporativo, de relações profissionais e ética profissional, na questão se encontrava Silvio Becker, o gerente de projetos da empresa Tecnosampa.

A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. É o comportamento da empresa quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade. Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo… Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem.

Silvio Becker era responsável pela liderança da execução dos projetos Steinadler, que era um bom negócio comercial, mas tinha críticas quanto à forma como eram conduzidos os projetos nesse contexto. Silvio procurava executar os projetos da Steinadler corretamente.

PRODUÇÃO TEXTUAL

1° passo- Organização do contexto: Sistemas de Informação Gerencial

(Prof. Eduardo Nogueira)

Nesse contexto são apresentadas duas empresas de diferentes áreas comerciais que fizeram uma parceria para o desenvolvimento de ambas as partes.

A Tecnosampa, é uma empresa brasileira média com aproximadamente 15 anos de existência, que oferece ao mercado, serviços de desenvolvimento de sistemas de informação e que possui um bom reconhecimento no mercado de tecnologia. A equipe interna inclui em seus projetos as tecnologias de desenvolvimentos mais exigidas pelo mercado, a empresa é destaque em inovação e compromisso de entrega.

A Steinadler, é uma empresa multinacional com sede na Alemanha, com 45 anos de existência e filiais espalhadas em todos os continentes, é especializada no ramo de tintas e solventes (domésticos e industriais). Em 2013 conquistou o 1° lugar no mercado mundial, especificamente para seu produto carro-chefe: tintas industriais. Possui uma filial no Brasil que possui excelentes resultados, conquistando reconhecimento da matriz alemã e investimentos para melhoria dos resultados.

Nesse cenário corporativo, se encontrava o Silvio Becker, ele era o gerente de projetos da empresa Tecnosampa, era responsável pela liderança da execução dos projetos da Steinadler. Silvio era o líder mais adequado no quadro de colaboradores para exercer essa função, graduado em engenharia em uma das universidades mais conhecida do país, além da formação técnica, Silvio tinha conhecimentos básicos no idioma alemão, e por isso foi bem-sucedido em conduzir diálogos informais com a diretoria da Steinadler, assegurando carisma e afinidade com a alta direção do cliente.

O presidente da Tecnosampa era o Sr Nogueira, engenheiro de formação que sempre trabalhou na área de tecnologia. A Tecnosampa possui dois vice-presidentes, o técnico e o comercial, o vice-presidente técnico é o Ferreira, que é o responsável pela área de operação da empresa, de modo que qualquer entrega era responsabilidade da área a ele subordinada. E o vice-presidente comercial é o Pereira, que é responsável pela conquista de novos clientes e também pela preservação dos clientes atuais.

Da empresa Steinadler a pessoa foco principal no contato com a Tecnosampa era o gerente de projetos Oliveira, brasileiro e engenheiro de formação técnica.

O início da parceria entre as empresas começou através dos executivos da Steinadler notando a necessidade de adaptação de equipamentos dos sistemas de informação da matriz, sendo assim, os executivos brasileiros acreditavam fortemente que o cenário brasileiro possuía características específicas em diversos aspectos no modelo de negócios em áreas que não eram adequadamente atendidas pelo sistema corporativo global. A partir de 2009 concordaram em iniciar uma parceria local com uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com