TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: “Aspectos da instituição Eletrobrás Eletrosul Centrais Elétricas S.A”

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.927 Palavras (20 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 20

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:

“Aspectos da instituição Eletrobrás Eletrosul Centrais Elétricas S.A”

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Matriz Swot 15

LISTA DE GRAFICOS

Gráfico 1 – Lucro Geração e Transmissão Ajustado 18

Gráfico 2 – Gráfico de dispersão Lucro Geração e Transmissão ajustado 18

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Lucro da Eletrobras, 2012 – 2017 (R$ milhões) 17

Tabela 2 – Lucro da Eletrobras no últimos três anos 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Transparência e Governança no Setor Público 4

2.1.1 Transparência no Setor Público 4

2.1.2 Governança no Setor Público 4

2.2 Politicas e Instrumento de Gestao Eletrobras 5

2.3 O Pacto Global e a Eletrosul 6

2.4 Sistemas Empresariais e E-Business 8

2.4.1 Sistemas Empresariais 8

2.4.2 E-Business 13

2.5 Plano Estrategico TI 14

2.6 Classificação Lucro Prejuizo 17

3 CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho irá abordar os aspectos da instituição Eletrobrás Eletrosul Centrais Elétricas S.A., uma empresa pública que atua na área de geração de energia elétrica controlada pelas Centrais Elétricas Brasileiras S /A – Eletrobrás. E, através dos aspectos da instituição este trabalho realizará uma avaliação quantitativa, sistêmica, dos danos sociais, ambientais e econômicos, e buscar conceitos que tragam uma política de transparência e governança corporativa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO

A governança pública está diretamente ligada na interação entre a administração, o controle e a prestação de contas, bem como a preocupação da transparência com os gastos e nas contas públicas.

2.1.1 Transparência no Setor Público

O Princípio da Publicidade da Administração Pública versa sobre o dever do órgão público oferecer ampla publicidade e transparência de todas as ações e atos, de cunho particular ou coletivo.

O Poder Público, como o próprio nome diz, é público, e o seu Administrador não é dono do patrimônio público, ele é o representante eleito pelo povo que está fazendo a gestão dos recursos públicos, portanto, deverá dar à população o conhecimento pleno de suas ações. (HEADLEY, 2014, p. 101)

A legislação brasileira tinha definido alguns documentos como obrigatório. A Lei de Responsabilidade Fiscal sancionada em 04 de maio de 2000 ampliou os documentos e tornou obrigatória a divulgação na internet.

Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos. (LEI COMPLEMENTAR Nº 101, 2000)]

2.1.2 Governança no Setor Público

A Governança no setor público derivou da governança corporativa após reconhecer as necessidades de modernizar a gestão pública. Segundo Headley (2014, p. 76) no Brasil as propostas reformistas mais significativas iniciaram nos anos 90. Esse conjunto de reforma apontou que o problema do Brasil estava na governança e não na governabilidade da máquina púbica.

A governança é a capacidade que determinado governo tem para formular e implementar as suas politicas. Nesse elenco de politicas, pode se analisar a gestão das finanças públicas, gerenciais e técnicas, entendidas como as mais relevantes para o financiamento demandadas da coletividade (MATIAS-PEREIRA apud HEADLEY, 2014, p. 76)

Esta surgiu com o intuito de minimizar os conflitos de interesses entre os gestores e a sociedade, pois sabemos que a função da administração pública é gerir os recursos em prol dos interesses da sociedade sem que as tomadas de decisões sejam influenciadas pelos interesses particulares dos gestores. Para Headley (2014) “no setor público o lucro não é o foco principal, o foco é o atendimento das necessidades sociais. Essa função social deve ser alcançada com primazia”.

De acordo com Headley (2014) os princípios da governança baseiam-se nas “relações éticas; transparência e prestação de contas responsável e conformidade com normas e regras”, assim como em um órgão privado é imprescindível que os administradores concordem com alguns princípios relevantes da governança corporativa.

Os princípios mais relevantes a que as organizações do setor público devem aderir para efetivamente aplicarem os elementos de governança corporativa e alcançarem as melhores práticas são: liderança, integridade, compromisso (refere-se a personalidades pessoais), responsabilidade em prestar contas, integração e transparência que são derivadas das estratégias, sistemas, políticas e processos bem delineados. (HEADLEY, 2014, p. 87)

A Eletrobrás, partindo dos princípios de governança corporativa, a empresa desenvolveu políticas e instrumentos de gestão de modo a preservar seus valores, ética e gestão. No Relatório Anual da Eletrobrás de 2017, dispõe sobre a Governança, Ética e Conformidade da empresa, e está descrito quais são as políticas e instrumentos de gestão desenvolvidos.

2.2 POLITICAS E INSTRUMENTO DE GESTAO ELETROBRAS

A Eletrobras conta “com uma estrutura institucional de políticas e instrumentos de gestão que estabelece padrões, valores e comportamentos a serem observados para a boa governança do negócio”:

• Estatuto Social;

• Regimentos Internos dos conselhos e respectivos comitês;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com