TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II – RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

POLO: Faculdade de Negócios de Belo Horizonte

ACADÊMICO: Cristina Magalhães Leite – RA: 2651762608

TUTOR A DISTÂNCIA: Diego Faz

PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL

Belo Horizonte - MG

 Agosto - 2017


ACADÊMICO: Cristina Magalhães Leite – RA: 2651762608

TUTOR A DISTÂNCIA: Diego Faz

PROINTER II– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

Belo Horizonte

Agosto - 2017


  RESUMO

 - Este trabalho buscou levantar as informações necessárias, para elaboração de um Diagnóstico Estratégico de uma rede de drogaria da região da cidade de Belo Horizonte-MG, para levantamentos de dados coletados no ambiente da organização, entrevistas com colaboradores e proprietários da organização, pesquisa em literaturas, internet e outras fontes de informações. Os resultados foram analisados com o uso da Matriz SWOT, o que possibilitou o confronto da condição interna (forças e fraquezas), com o ambiente externo (oportunidades e ameaças). Com o resultado dessa avaliação foi possível definir a Missão e a Visão da organização e as propostas de estratégias futuras para tomada de decisão na definição das diretrizes da organização.  

Palavras-chave: Diagnóstico Estratégico, Matriz SWOT: Área do Conhecimento: Administração.


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)        5

2.1        Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial        5

2.2        Análise SWOT        6

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERENCIAS        8

ANEXOS        9


  1.  INTRODUÇÃO

Hoje a competitividade de mercado em qualquer seguimento empresarial, é um dos desafios no sucesso da gestão de um negócio. As mudanças contínuas no varejo farmacêutico incidem diretamente sobre o gerenciamento das farmácias e drogarias e, a cada dia, se faz necessário contar com uma equipe de trabalho formada por colaboradores integrados tanto com as condições de trabalho quanto com os objetivos da empresa.    A Estratégia empresarial corresponde ao conjunto de atividades desempenhadas por uma organização que busca a máxima eficiência no alcance de seus objetivos. Essas atividades devem fazer parte de um processo contínuo e iterativo, de forma que a organização esteja sempre integrada a seu ambiente, que por sua vez está em constante transformação e que por isso exige por parte das empresas a realização de manobras as quais serão importantíssimas para que as metas, a visão e missão sempre sejam alcançadas. O processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, ou seja, através da identificação de fatores, tanto externos quanto internos à organização, capazes de influenciar a capacidade das empresas em atingirem suas metas. Monitorar o ambiente em que uma organização está inserida significa prever riscos e oportunidades (presentes ou futuros) que são fundamentais para sua sobrevivência, uma vez que oferece subsídios importantes para que reações às mudanças sejam realizadas adequadamente possibilitando o aumento do sucesso organizacional (SUTHERLAND e MORIEUX, 1991).

  1.  DESENVOLVIMENTO (RELATÓRIO PARCIAL)

Uma segmento que chama muita atenção é o de farmácia e drogaria. A diferencia entre elas são: Farmácia e o lugar que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por profissionais capacitados (como médicos, dentistas, nutricionistas, por exemplo) e que também podem comercializar produtos industrializados; as drogarias apenas comercializa os industrializados e alguns outros itens, como cosméticos, suplementos de primeiro-socorros e até mesmo itens de conveniência.  As drogarias independente possuem uma estrutura própria.  

Para aprofundar mais sobre assunto, entender melhor como funciona , foi realizada uma entrevista com o proprietário e um dos seus funcionário de um drogaria.

 

  1.  Levantamento de Campo – Roteiro do Trabalho – Relatório Parcial

Tendo como razão social e fantasia, Drogaria Dolce Vita. Por influencia Italiana recebeu esse nome do seu proprietário Eduardo Alves Maciel, formado em Geografia. Uma drogaria muito bem sitiada na rua Vicente Risole,746, bairro Santa Inês, BH.

No segmento de saúde, tendo como principal atividade venda de medicamentos. Podendo atender a todos que precise, com uma variedade de produtos e presos acessível.

     A missão da empresa é levar saúde e bem estar aos  clientes, criar parcerias duradouras com os fornecedores. Ser o melhor ambiente de trabalho para seus funcionários.

Uma loja organizada, com fácil locomoção entre os produtos, dando ao cliente espaço para conhecer a variedade de cosméticos, produtos de higiene pessoal, entre outros. Com funcionários bem informado e qualificado. Dos 7 funcionários, uma formação graduada em farmácia, sendo a responsável técnica da drogaria. Esse equipe de funcionários que faz o diferencial. Sempre dispostos e gentil para com os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (301.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com