TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA ÉTICA

Por:   •  3/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Arthur errou, primeiramente, por não saber administrar melhor o tempo do prazo para realização do trabalho. Deixou para última hora e, com isso, tomou uma medida desesperada que foi recorrer ao plágio de trabalhos já realizados por outros autores.

Arthur tentou mascarar o plágio recorrendo à técnica de similaridade semântica de termos, na qual as palavras são trocadas por outras equivalentes ou sinônimas. Além disso, utilizou de trechos de outros trabalhos sem identificar tais trechos como citações, se apropriando de ideias que não eram suas, tentando ludibriar os examinadores do seu trabalho, levando os créditos por algo que, na verdade, não era seu.

Por fim, Arthur não conseguindo complementar o trabalho com a coleta de dados que era exigida no mesmo, pegou uma pesquisa já feita por outro autor e incluiu em seu artigo, e utilizou na conclusão uma declaração feita por um economista sobre o assunto em questão, terminando, com isso, de infringir mais um dos princípios da ética acadêmica.

O que se percebeu com as atitudes de Arthur é que o mesmo teve todo um trabalho de obter boas fontes de pesquisa, que o auxiliariam de maneira eficaz no desenvolvimento de um ótimo trabalho, mas, em vez disso, acabou preferindo optar pelo caminho “mais fácil”. Arthur poderia ter, a partir das fontes pesquisadas, expor suas ideias, seus pensamentos e dúvidas sobre o assunto. Poderia ter formulado uma questão-problema e a partir daí ter começado uma linha de pesquisa bibliográfica que respondesse a tal questionamento.

As citações dos autores e dos trabalhos que ele pesquisou serviriam exatamente para isso. A coleta de dados que ele encontrou já pronta na Internet deveria ter sido utilizada apenas como inspiração para que o mesmo buscasse desenvolver um estudo semelhante com outro universo e amostra de pesquisa. E para compor as considerações finais, bastava Arthur ter observado os resultados de sua pesquisa e expô-los por meio de suas próprias palavras, dando sugestões para trabalhos futuros na área.

É de essencial importância que se tenha senso crítico, disciplina, moralidade e ética ao se desenvolver um trabalho acadêmico. A utilização do plágio é crime e pode gerar consequências negativas no histórico de quem o pratica.

Portanto, as fontes encontradas em livros, artigos, teses, Internet, etc., não podem jamais ser reproduzidas sem dar os devidos créditos aos seus verdadeiros autores. As fontes de pesquisa são importantes para gerar uma base no desenvolvimento eficaz de um trabalho. Mas são as nossas próprias ideias que irão refletir o tipo de profissional que somos e o nosso próprio caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com