TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARCIAL CONTROLADORIA

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP-POLO CAMOCIM

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Projeto Integrador I

Professor Tutor: Francisco de Assis Alves

Período: 7º Semestre

PROJETO INTEGRADOR I

MEMBROS: Alan Alves Fontenele, RA: 1299881018.

Gilvan Lima da Silva; RA: 386162.

Joana Dar’c Fernandes; RA: 3870.

Reldileny Aires Araújo de Sousa; RA: 386770.

Ticiane Maria de Araújo; RA: 371677.

Camocim, 2015



SUMÁRIO[pic 3]

1 – INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------4

2 - DEFINIÇÕES DO PROBLEMA--------------------------------------------------------------------5

3 - OBJETIVOS-------------------------------------------------------------------------------------------6

3.1 - OBJETO GERAL-----------------------------------------------------------------------------------6

3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS---------------------------------------------------------------------6


RESUMO[pic 4]

O presente trabalho iremos  realizar um pesquisa numa empresas apresentará uma proposta da controladoria como forma de apoio à gestão da pequena empresa. O estudo será realizado na Moacir Moura LTDA, uma empresa de distribuição de bebidas e refrigerantes que no exato momento sentiu-se a necessidade de contratar uma empresa de assessoria para realizar estudos e obter informações que possam dar resultados satisfatórios. Já que a mesma se encontra com seu setor financeiro desestruturado. Ao implantar essas melhorias, a controladoria poderá beneficiar a empresa na confiabilidade de informações, gerando relatórios em tempo reduzido, análises mais precisas e consequentemente uma maior competitividade no mercado em que a empresa está incluída.  

INTRODUÇÃO  

O setor de bebidas no Brasil é regulamentado pela ANVISA, onde ela coordena, supervisiona e controlam as atividades, informações, inspeção de qualidade, controle de riscos e estabelece normas e padrões.

Segundo ACPV a indústria de bebidas no Brasil tem grande participação no PIB nacional chegando a 7,5% de participação, só o segmento de cerveja contribui com 1,5% de participação.

Um dos fatores marcante do setor de bebidas é a forte tendência do crescimento da renda da população, uma vez que o fator preço é o principal determinante no consumo, mesmo assim as empresas investem em qualidade e fixação da marca e, a competição fica mesmo baseada no preço final ao consumidor.

O mundo encontra-se em um processo de intensas mudanças e melhorias contínuas. Inovações de todo os tipos estão sendo geradas e espalhadas rapidamente por todas as atividades econômicas, em grande parte dos países. Produtos, processos e insumos estão surgindo e as tecnologias da informação e comunicação emergem para servir de subsídio para as empresas. Novos mercados, segmentos que surge respondendo ao lançamento de metas e estatística, para isso é imprescindível utilizar um suporte importante: a Controladoria.

Este trabalho, em um primeiro momento, apresenta uma visão geral da empresa e o ambiente em que está inserida. A principio nós expomos conceitos básicos relacionados à controladoria e suas funções desenvolvidas. A pesquisa para o trabalho foi desenvolvida por meio de pesquisas e estudos das informações da empresa fictícia Moacir Moura LTDA.

Para melhor desenvolver os estudos nos limitamos a área financeira da empresa, com base nos resultados apresentados. Na etapa final do trabalho são apresentadas as propostas que a empresa deve transpor para instituir a controladoria e, assim, estar apta a oferecer informações financeiras confiáveis e satisfatórias para obtenção de resultados.


2 - DEFINIÇÕES DO PROBLEMA

A empresa de assessoria em questão está investindo em um processo de melhorias nas atividades relacionadas principalmente á área financeira, o qual necessita de esclarecimentos e definições dos procedimentos para facilitar os estudos.

A empresa de bebidas encontra-se m uma fase bastante crítica, podemos citar:

  • Fluxo de caixa e o balanço não estão de acordo com a contabilidade;
  • Despesas desnecessárias; atrasos em pagamentos;
  • Endividamento bancários, entre outros que podem levar a empresa à falência.

A implantação de um processo de controladoria seria uma alternativa para suprir as necessidades de informações necessárias, com qualidade e rapidez. Buscando eficácia em suas atividades. A controladoria deve exercer um papel preponderante na empresa, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão, através da manutenção de um sistema de informações que permita integrar as várias funções e especialidades.

Um controle efetivo de processos internos e informações é bastante abrangente e envolve pessoas em todos os níveis da organização, sendo influenciado diretamente pela alta administração, visto que há interesse em assegurar que a empresa esteja operando conforme seu planejamento estratégico. Desta forma a controladoria passa a ser de fundamental importância, no sentido de propiciar aos gestores, informações mais precisas para a tomada de decisão e para o acompanhamento da situação real da empresa.

A correta definição dos objetivos almejados pela empresa e sua correlação com a estratégia, compatível com a organização, irão proporcionar a controladoria os instrumentos e informações necessários para a execução de suas funções.


3 – OBJETIVOS

3.1 – OBJETO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é propor ações para a implantação da controladoria no setor financeiro da empresa de bebidas fictícia Moacir Moura LTDA.

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- expor uma visão geral sobre controladoria e conceitos afins;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com