TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper De Contabilidade

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

Demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial – BP e Demonstração do Resultado do Exercício – DRE e Notas Explicativas; Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido – DMPL e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA; Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC e Demonstração do Valor Adicionado – DVA.

Lícia Rocha

Introdução

      Assim como outros diversos mecanismos contábeis as demonstrações também evidenciam valores, e determinam onde a entidade perdeu ou ganhou e em qual período isso aconteceu e podem ainda explanar valores futuros e como eles podem alavancar ou não a sua contabilidade.

Balanço Patrimonial - BP

      É onde quantitativamente e qualitativamente se demonstra resumidamente o patrimônio da empresa, um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. Onde permite duas visões claras, sendo uma patrimonial e outra de aplicação de recursos.

      São a demonstração dos bens, direitos e obrigações de uma empresa, sendo eles aqueles registros que constam no livro diário da empresa. Sendo os bens tudo o que se possa satisfazer alguma necessidade da empresa, que tenha um valor e que a empresa tenha posse. Os direitos são aqueles bens que não estão em sua posse e os bens que não são seus e estão sobre o seu poder são as obrigações.

      Em um balanço os valores são de aplicações de recursos (ativos) e fontes de recursos (passivo e patrimônio liquido), no qual os valores são agrupados em contas para facilitar a análise e a sua ordem é determinada pela situação de liquidez.

[pic 1]

1 Trabalho apresentado à UNEB referente avaliação parcial da disciplina Contabilidade Básica orientado pelo docente Carlos Henrique de Macedo.2 Discente do Bacharelado em Ciências Contábeis, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB XIX, 2º sem. noturno Camaçari. Outubro 2017.

      Os que se transformam mais rapidamente em dinheiro vêm primeiro, na parte de cima do Balanço e as menos liquidas vão ficando mais abaixo.

Demonstração do Resultado do Exercício – DRE

      É a evidência do lucro ou prejuízo que uma entidade teve no fim de dado período em relação ao desenvolvimento de suas atividades. Sendo ela uma das obrigações mais importantes de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, esse resultado se forma através da definição de todas as receitas da empresa, seus custos e despesas.

      A DRE é estruturada com um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais da entidade em um período previamente estabelecido e que servirá de base para as análises geral. Onde é formada por resultado bruto, o resultado operacional, o resultado não operacional e o resultado líquido.

      Constituindo em ser montada a partir dos valores referentes à receita bruta de vendas e serviços prestados pela empresa, suas respectivas deduções, os impostos incidentes e seus abatimentos. Encontra - se valores referentes à receita bruta de vendas e serviços prestados pela empresa, suas respectivas deduções, os impostos incidentes e seus abatimentos, devem ser subtraídos os custos das mercadorias comercializadas ou serviços prestados para encontrar o valor do Resultado Operacional Bruto do período. E já para obter o Resultado Operacional Líquido as despesas incorridas devem ser subtraídas e as demais receitas devem ser acrescidas a este valor.

Notas Explicativas

      Essas notas visam complementar as demonstrações e informar os critérios utilizados pela entidade, facilitando a interpretação dos dados inclusos na demonstração contábil e principalmente para o esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.

Demonstrações das Mutações do Patrimônio Liquidam – DMPL

      DMPL trata-se de uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro, ou seja, evidencia os saldos iniciais, os ajustes de exercícios anteriores, os aumentos do capital, o lucro liquido do exercício e sua destinação, e o saldo final das contas que compõem o Patrimônio Liquido.

Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC

      É um relatório contábil que tem a finalidade de evidenciar as transações ocorridas em determinado período e que provocam modificações no saldo do caixa da empresa. Esse fluxo não engloba apenas o movimento da conta caixa e da conta Bancos conta Movimento, mas também a dos Equivalentes de Caixa, que são as aplicações financeiras de alta liquidez, com vencimento em prazo não superior a 90 dias.

      Com essa demonstração é possível ainda saber qual o resultado causado na empresa por cada uma destas movimentações financeiras. Indicando onde os recursos financeiros da empresa foram aplicados e qual a origem desses recursos, gerando uma melhor gestão das entradas e saídas de dinheiro e evitado assim as perdas, e que a empresa fique sem dinheiro disponível em caixa para honrar seus compromissos.

Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA

      Essa demonstração é extremante importante para um empresa pois ela evidencia todos os detalhes e variáveis do saldo inicial e final da empresa. Onde ser descrito o saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores, os retornos de reservas e o lucro líquido do exercício e as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período. E conforme a legislação do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/99) ela é obrigatória para as empresas individuais e outros tipos de empresas.

Demonstração do Valor Adicionado – DVA.

      É uma demonstração de natureza social, onde existe em utilizar um relatório que evidencia o quanto a de riqueza uma empresa produziu, assim a DVA tem o dever de demostrar isso e de como essa riqueza foi distribuída entre os setores que contribuíram direta ou indiretamente para sua geração e acaba sendo uma forma de mostrar como a empresa contribuiu para o PIB do país.

      O valor demonstrado corresponde à diferença entre o valor da recita de vendas e os custos dos recursos adquiridos de terceiros. Sendo ela um grande avanço para a contabilidade pelo fato de ter o poder de atingir um gama maior de usuários ao evidenciar o capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com