TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Seminário Contabilidade

Por:   •  18/5/2022  •  Seminário  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Caroline Sthéfanie de Mattos Filgueira¹

Gabriela Lodi¹

Roni Fernando Anacleto¹

Sara Miriã Nabinger¹

                                                                                                                       Gilmar Santos da Silva²

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a atualização do Mapa de Empresas, pelo Ministério da Economia, os microempreendedores individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas (MPE) compõem 92,86% do total de empresas que foram fechadas nos últimos dois anos (BRASIL, 2022). Segundo indica Tessari (2013, p. 9) “Em muitos casos pode-se atribuir o insucesso dos empreendimentos à má administração, ocasionada pelo uso inadequado ou pelo desconhecimento das informações geradas pela contabilidade”.

Mesmo considerando os efeitos da pandemia de Covid-19 e da crise econômica resultante, Garcia (2020, p. 97) aponta que “[...] se houvesse um acompanhamento contínuo de uma contabilidade gerencial nas empresas, poderiam sofrer menos impacto financeiro, automaticamente, teríamos um menor índice de empresas fechadas no Brasil”.  Complementando, Garcia (2020, p. 108) ressalta a importância da contabilidade gerencial “[...] para planejamento tanto financeiro quanto operacional das empresas, contribuindo diretamente com a redução dos números de falência e fechamento das organizações e consequentemente da sua má administração”.

Diante da situação apresentada, este trabalho visa contribuir desmistificando a ideia de que os serviços da contabilidade são indispensáveis apenas em empresas de grande porte e expondo a relevância dessa ciência como instrumento essencial para a sobrevivência de micro e pequenas empresas. A partir disto, busca-se motivar os micros e pequenos empreendedores, e a comunidade em geral, a aprimorarem seu conhecimento sobre o assunto com o intuito de reduzir os fatores de fracasso empresarial.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4 REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com