TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Positivo Paper - Patrimônio em Contabilidade

Por:   •  5/9/2016  •  Resenha  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – Gestão – CECIESA – Gestão

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE ESTÁGIO

PROFESSOR: ADM. MSC. EDUARDO KRIEGER DA SILVA

ACADÊMICO: JUAN CARLOS BALDUINO

POSITION PAPER

        Objetivando o conhecimento básico sobre o assunto Patrimônio em Contabilidade, farei neste Paper uma comparação das definições, segundo os autores PADOVEZE (1996), RIBEIRO (1999) e MARION (2009).

        Segundo Padoveze (1996), “Patrimônio é um conjunto de riquezas de uma pessoa ou empresa”, a definição de patrimônio para o autor Marion (2009) é, “O termo patrimônio significa a princípio, um conjunto de bens pertencente a uma pessoa ou a uma empresa”, sendo similar aos conceito de Padoveze. Já para Ribeiro (1999), “O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de pessoa, avaliado em moeda”, este conceito é complementar ao de Padoveze e Marion.

        Todos os três autores demonstram que os direitos a receber ou somente os direitos, são valores a receber, títulos a receber, contas a receber de terceiros. Marion e Ribeiro afirmam que o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, na qual a empresa não recebe no ato da venda em dinheiro, mas sim futuramente e Marion nos trás a definição que este direito denomina-se duplicatas a receber.

        Para Padoveze se alguém tem o direito de receber de terceiros, estes terceiros adquiriram a obrigação para com ele, segundo Padoveze (1996) “[...], no exato momento em que nasce o direito para uma pessoa, nasce uma obrigação para seu parceiro.”, já Marion trás um conceito similar, apenas complementando que as obrigações são dívidas com outras pessoas, que na contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, isto é, compromissos que são exigíveis, já o conceito do autor Ribeiro é similar ao de Padoveze, que explica que obrigações são todos os valores que a empresa ou alguém tiver de pagar à terceiros, mas Ribeiro complementa a afirmação de Padoveze quando explica que a obrigação é a compra a prazo, na qual o pagamento não realizado no ato da compra e a empresa absorve a obrigação de pagar seu fornecedor.

        Padoveze conclui que os bens e direitos, por serem desejáveis, são considerados elementos patrimoniais positivos, as obrigações por serem de caráter restritivo, serão considerados elementos patrimoniais negativos. Marion apresenta um exemplo em forma de tabela:

PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU EMPRESA

Bens e

Direitos (a receber)

Obrigações (a serem pagas)

        

        O conceito de Marion é complementar ao de Padoveze, pois diz que é interessante colocar primeiro o que é positivo, os Bens e os Direitos para depois acrescentarmos o que é negativo, as Obrigações Exigíveis. O conceito de Ribeiro é similar ao de Padoveze e Marion, mas complementa ao explicar que os elementos positivos são como Componentes Ativos e o seu conjunto forma o Ativo, já os elementos negativos são denominados como Componentes Passivos e o seu conjunto representa o Passivo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com