TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Uniasselvi

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  1.838 Visualizações

Página 1 de 9

PLANEJAMENTO DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO

FAMILIAR

Wagner José de Melo

Prof.ª Nádia Nara Godoy

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSEVI

Ciências Contábeis (CBT O116) – Prática do Módulo II

07/06/2013

RESUMO

O Planejamento do orçamento familiar é uma forma de organizar as finanças domésticas para criar reservas possíveis numa situação mais confortável em grande parte dos problemas de relacionamento entre marido e mulher começa no dinheiro tanto no excesso ou na falta dele. Quando a renda mensal do casal não dá conta dos gastos do mês, o dia-a-dia tende a uma situação desconfortável em qualquer intenção de uma proposta romântica que envolva gastos é cortada. Afinal, a mulher não só conquistou uma posição na social e profissional comparada à do homem como passou a dividir o controle do planejamento e das finanças da família e dos orçamentos familiares. Com esta situação gerou a necessidade de chegar a um acordo sobre a administração da renda familiar em parceria. Com isso vem a necessidade de elaborar um orçamento doméstico que é um plano onde se escreve os rendimentos e as despesas, o segredo para elaborar um bom orçamento é optar por fazer previsões de despesas a partir do que se fez no passado ou pensar quais as expectativas para o futuro, assim haverá uma noção de quais serão as despesas.

Palavras-chave: Orçamento doméstico. Planejamento. Organizar.

1. INTRODUÇÃO

O planejamento financeiro tem sido um dos temas de grandes discussões na atualidade. Os problemas de ordem financeira eles são responsáveis por vários problemas. Além da inadimplência as pessoas pode ser levada ao stress que vai trazer outros problemas como doenças , desavença em casa , briga com família , e coisas deste ordem. É importante a família organizar um orçamento , montando planilhas e na elaboração de fluxo de caixa para controlar lucros e despesas.

A administração do dinheiro pode até ficar com o cônjuge que tem mais interesse, mas o casal devem estar ciente sobre o assunto e compartilharem estas decisões, evitando conflitos. Antes de planejar o seu futuro financeiro junto, é muito importante que entendam a posição individual em relação ao dinheiro. Que tipo de infância cada um do casal teve, se o passado financeiro das famílias é muito distinto, Isso pode levar a um comportamento diferente de administra o patrimônio. E isso deve ser levado em consideração no planejamento do casal.

O caminho é planejar o futuro juntos, fazer aquilo que as pessoas normalmente não fazem que é um planejamento financeiro para obter controle de suas finanças .Esta atitude pode aproximá-los, pois não existe nada melhor para unir um casal do que compartilhar sonhos e objetivos.

2. DICAS IMPORTANTE PARA FAZER UM ORÇAMENTO DOMÉSTICO.

Orçamento doméstico é a organização das receitas e despesas de forma que se consiga visualizar as finanças e tem como objetivo servir de base para o planejamento das finanças. E pode ser comprovado com SOKOLOWSKI (2009, p.9):

“O orçamento doméstico é o planejamento das despesas e receitas de uma família ou indivíduo, desenvolvido através da organização e controle Constantes com o intuito de proporcionar o equilíbrio financeiro. O registro eficiente do fluxo de caixa, ou seja, dos gastos e rendimentos mensais, determinará os parâmetros a serem alcançados”.

Quero dividir um pouco da minha vida particular: no inicio do namoro. Antes de pensar em casamento, não tinha planos de ser rico somente ter a casa própria para não pagar aluguel. Nunca fui de esbanjar, poupava sempre que possível, pois, a minha renda obtida era como auxiliar de almoxarifado. Mas era uma poupança sem objetivos a longo prazo a meta era apenas guardar. O dinheiro teve altos e baixos, surgiu a oportunidade de compra um terreno, para garantir o dinheiro da popança investi no terreno.

Quando começamos a falar em casamento o terreno havia valorizado, assim surgiu uma proposta muito interessante para o terreno, foi quando decidi vende-lo. Com o dinheiro que recebi do terreno, somados com as economias dela, juntamos e conseguimos comprar a sonhada casa.

Após o casamento começamos a ter muitas despesas, foi o momento que sentimos a necessidade de montamos uma planilha e elaborar o fluxo de caixa para obter controle das finanças.

O fluxo de caixa é importante para registrar a movimentação de caixa de qualquer organização, controlando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempos. O fluxo de caixa tem um papel importante no planejamento financeiro. Isso se constitui num exercício dinâmico, que deve ser diariamente revisto e atualizado na tomada de decisões.

PLANILHA - ORÇAMENTO CAIXA - ACOMPANHAMENTO

GRUPO CONTAS setembro/10

Orçado Real Variação

GANHOS

Salário Aux. De compras 3.000,00 3.000,00 0,00

0,00

0,00

0,00

Saques Aplicações 0,00

TOTAL ENTRADAS 3.000,00 3.000,00 0,00

Saldo Inicial 0,00 0,00

TOTAL CAIXA 3.000,00 3.000,00 0,00

DESEMBOLSOS

Alimentação Mercado 300,00 300,00 0,00

Alimentação Cantina/padaria 150,00 150,00 0,00

Educação Graduação 259,00 259,00 0,00

Lazer Gulozeima 80,00 160,00 -80,00

Pessoal Financiamento Moto 249,00 249,00 0,00

Pessoal Agua - Casan 24,90 24,90 0,00

Pessoal Relojoaria 30,00 120,00 -90,00

Pessoal Parcela Notebook 79,90 79,90 0,00

Pessoal Combustível 200,00 250,00 -50,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com