TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER DE ESTÁGIO III UNIASSELVI

Por:   •  25/1/2023  •  Artigo  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 13

OS AVANÇOS E DESAFIOS DA EJA NA VIDA DOS PESCADORES

Acadêmico: Nazaré Correa Mendes ¹

Tutor Externo: Teodoro Gaia de Melo ²

RESUMO

O presente paper trabalho trata-se dos “Avanços e Desafios da EJA na vida dos Pecadores”, buscando mostrar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como proposito de ensino propor uma nova oportunidade de avanço escolar para a vida das pessoas que não puderam ter a oportunidade de estudar, sendo assim, seu objetivo é melhorar o acesso na escola de jovens e adultos, vindo proporcionar seu acesso para dentro da sala de aula através da EJA. Ressaltando que, o docente do ensino da EJA deve buscar trabalhar novos métodos pedagógicos levando em consideração os saberes já apresentados por eles.  Desse modo o professor da EJA deve sugerir um o resgate do ensino dos alunos, pois a vida escolar engrandece a cidadania do individuo, melhorando assim, sua autoestima e autoconhecimento, uma vez que, ele pode se interessar em praticar mais na sociedade, a partir de seu aprendizado em sala, aonde possam desenvolver um pensamento crítico e reflexivo, mas sem deixar os seus conhecimentos e habilidades de que esses indivíduos adquiriram em suas experiências acumuladas, cotidianamente, na comunidade onde vivem e nos espaços de trabalho. Assim, o papel do professor da EJA visa levar em conta os saberes dos alunos com adaptação pedagógica dos conteúdos e um suporte que contribuiu para o fortalecimento da autoimagem desses sujeitos que por tantas vezes se sentiram esquecidos, por isso o desafio do trabalho com jovens e adultos trás consigo a exigência da dedicação por parte do docente.  


Palavras-chave: Ensino para Jovens e Adultos.  Pescadores. Educação.

1. INTRODUÇÃO

No processo de ensino e aprendizagem, a educação é um dos mecanismos fundamentais, pois nos últimos tempos a educação passou por muitas transformações, pois busca ter um maior acesso a as faixas etárias independentemente de cor, raça, sexo ou idades, e como exemplo estamos tendo os grandes avanços e desafios da EJA na vida dos pescadores.

Porque a educação para jovens e adultos vem com o desafio de trabalhar o processo educativo de jovens e adultos que ficaram anos longe do ambiente escolar por causa de trabalho ou o acesso escasso principalmente para as comunidades ribeirinhas como os pescadores que possuem uma vida bastante diferente de quem mora em vila ou cidade.

Sendo que, nem por isso quer dizer que esses jovens, adultos ou idosos não tenham já uma educação por que tem sim e esse é um grande desafio, pois o professor terá que se adaptar a essa realidade. Aos saberes dos pescadores ribeirinhos, de modo que vem trazer uma reflexão sobre a diversidade de conhecimentos vivenciado no cotidiano dessas pessoas, de maneira criativa se apresentam com características tipicamente amazônicas.

O avanço sobre as discussões referentes ao ensino da EJA, como exemplo no caso dos pescadores ribeirinhos, resultou através das lutas por uma educação de qualidade, onde ocorriam contradições advindas pela presença de educadores, movimentos sociais, pesquisadores e grupos comprometidos pela causa dos excluídos, em geral, pelos segmentos que obtiveram com êxito as conquistas tão sonhadas para os atendimentos das necessidades da EJA.

Assim é importante que educação de Jovens e Adultos, seja uma modalidade de ensino que além de trazer suas especificidades, estas também possam se adaptar aos conhecimentos prévios desse indivíduo que está ingressando a partir da educação do EJA, pois no momento que aceitamos o desafio de ensinar devemos ter em mente que ensinar é uma missão, a qual não pode ter uma realização mecânica de transmissão de conteúdos. Mas sim ensinar a pensar, ou seja, nós professores temos de mostrar como é ser cidadão e ao mesmo tempo aprendendo com eles seu próprio saber enriquecendo que ensina e aprende ensinando.

O objetivo deste trabalho, é demonstrar que o papel do professor da EJA percorri muito além de simplesmente ensinar, segue o paradigma da reflexão, sobre com adaptar todo o planejamento escolar com a realidade vivida pelos pescadores. Assim, o paper vem falar de forma geral sobre os avanços e desafios da EJA na vida dos pescadores. Sendo que este trabalho está estruturado da seguinte maneira: A educação de jovens e adultos na inter-relação com os saberes dos ribeirinhos (pescadores) que vem falar que independente do lugar onde podemos está, estamos concretizando nossas experiências de escolarização.

Em seguida falarei sobre singularidade dos ribeirinhos (pescadores) na educação de jovens e adultos aonde a educação acaba sendo vivenciada pelos jovens, adultos e idosos a partir de sua experiência de vida e por fim, abordara sobre o desafio da educação EJA: uma perspectiva pedagógica diferenciada na educação dos pescadores aonde é apresentada por muitos educadores um desafio à educação da EJA na vida dos pescadores, pois os professores terão de lidar com as suas inquietações, e buscando sempre envolver os educandos da EJA no processo educacional. E para isso e necessário desenvolver um currículo pedagógico diferenciado que leve em consideração o espaço da EJA, pois cada indivídua carrega consigo uma trajetória de vida que vão se revelando no decorrer do processo.

1- A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA INTER-RELAÇÃO COM OS SABERES DOS RIBEIRINHOS (PESCADORES).

A conjuntura que é formada os sujeitos da EJA é cheio de diversidade. E é a partir dessa diversidade que se faz uma leitura da realidade propiciando assim as problematizações de como se relacionar com os sujeitos. Por isso, é importante sabermos com qual indivíduo vamos lidar no cotidiano, buscando entender em que contexto ele está vivendo. De modo que independente do lugar onde podemos está concretizando nossas experiências de escolarização ou espaço além da escola. Sendo assim, é necessário entender a relação entre os saberes dos ribeirinhos (pescadores) e a prática da Educação de Jovens e Adultos.

Dessa maneira a Educação de Jovens e Adultos é muito mais do que a referência a uma “modalidade de ensino”. Esta é rodeada por uma dinâmica social e cultural intensa como também cercada por lutas, organizações, tensões, movimentos sociais que surgem dos combates entre sujeitos sociais ao longo da história.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito por uma educação de qualidade é reconhecido pelo mundo, a qual foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1949. Defende que toda pessoa tem direito à educação. No caso, educação que venha contribuir para fortalecimento e desenvolvimento da personalidade, respeito pelos direitos e pela liberdade fundamental do ser, independentemente da classe, sexo, cor, nacionalidade ou outros. Todos os cidadãos devem ter a garantia deste direito universal. Logo, resultando em uma educação que seja ao longo de toda a vida, sem limites aos muros da escola. (CARDOSO, 2012, p. 85).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (227.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com