TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para auxilio - segue

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional Vila Mariana.

NOME

Taís Josilene Silva de Matos.

RA

4997020658

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Ciências Contábeis.

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional Vila Mariana

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Nadia Cristina de Azevedo Melli.

Anhanguera Educacional

2015

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

Em meio às diversidades de produtos e a crescente e constante inovação globalizada, é necessário acompanhar essas evoluções para não se estagnar no tempo. Portanto esta atividade colaborativa tem como foco central analisar e aprimorar os conhecimentos quanto à teoria de Nonaka e Takeuchi para a Gestão do Conhecimento, a fim de construir uma estrutura fundamentada e, assim emitir um relatório que auxilie a empresa fictícia “Casas Soberba” a recuperar seu mercado e inovar em novos produtos e suas tecnologias.

Objetivos

Em um âmbito comercial varejista propor ao mercado produtos inovadores direcionam o objetivo da empresa para o seu desenvolvimento. Logo em analise a situação da organização Casas Soberbas constatamos a necessidade de elaboração deste plano de ação.

Assim trazemos para vossa senhoria, diretos e gerentes da empresa, um plano estratégico para o crescimento e desenvolvimento da organização.

Pontos relevantes que devemos considerar para o êxito do planejamento organizacional.

  • Valorizar o conhecimento;
  • Valorizar o capital humano e intelectual e influenciar que os colaboradores da organização exponha seu conhecimento tácito em explicito.

A proposta sugerida é investir em inovação e tecnologia, sendo assim trataremos dos assuntos para gestão do conhecimento e elaborar um plano de ação para executa-los.

Propomos a empresa Casa Soberbas o aprimoramento do conhecimento, segundo teoria de Nonaka e Takeuchi quanto à socialização, externalização, combinação e internalização para assim alcançar a inovação para desenvolvimento da organização.

Procedimentos: Plano de ação

Primeiro ponto para execução do plano de ação proposto a Casa Soberba é a importância do Conhecimento Organizacional, portanto abordamos que toda organização é um conjunto de esforços individuais onde se trabalha em comum acordo para alcançar o objetivo organizacional (Maximiano, 1992), isso implica em funcionários, gestores, presidentes, acionistas, e outros.

[pic 2]

Segundo ponto é valorizar o capital humano, pois é este capital que agrega o conhecimento e injeta-o nas atividades da organização para o alcance dos objetivos.

Para melhor compreensão da importância observe a imagem.

[pic 3]

Vemos que o conhecimento está com as pessoas, portanto o capital humano engloba o capital intelectual e tem de ser valorizado, pois é este capital que agrega valor a empresa. E, diante destas informações consideramos relevantes os assuntos de conhecimento e trazemos pontos fortes neste processo de globalização do conhecimento, sendo a teoria segundo Nonaka e Takeuchi do conhecimento Tácito e Explícito.

Terceiro ponto é saber identificar o conhecimento e aproveita-lo no processo.

Segundo Nonaka e Takeuchi, citado na obra de Lydia Brito, “O conhecimento tácito é pessoal, especifico ao contexto e, assim difícil de ser formulado e comunicado. Já o conhecimento explícito ou codificado refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal e sistêmica”. (Nonaka e Takeuchi, 1997, pg. 63).

Diante das informações fornecidas transparecemos a Casas Soberba que o conhecimento e a evolução globalizada esta em seus colaboradores, portanto a amplificação e reconhecimento das pessoas e primordial para êxito do plano de ação.

Como inovar? Como recuperar o mercado?

Vejamos um modelo de espiral de conhecimento de Nonaka e Takeuchi.

[pic 4]

Valorizar as pessoas, pois são elas que geram conhecimento e criação de novos produtos e, assim fazem com que o mercado dê um “salto” rumo ao progresso inovador.

Motivar as pessoas e encoraja-las a expor seus conhecimentos transcendem seus limites e agregam significativamente no processo de evolução global.

Desenvolvimento

Diante dos assuntos levantados trazemos uma estratégia para o progresso e recuperação da empresa Casas Soberba, sendo:

Primeiro Passo:

  • Socialização: Interagir com os funcionários e ouvi-los a fim de conhecer suas estratégias para a empresa e filtrar o que será viável a organização. É o que chamamos de conhecimento compartilhado (Nonaka e Takeuchi, 1997).
  • Externalização: Processo de reconhecer as informações captadas e passa-las para o papel e organizar essas informações. Chama-se conhecimento conceitual (Nonaka e Takeuchi, 1997).
  • Internalização: Digerir todas as informações e diante das informações captadas na externalização, aprofundar o conhecimento sobre elas em pesquisa de campo, ou seja, analisar as estratégicas do concorrente, as necessidades dos clientes e dos colaboradores, logo analise interna e externa da organização. Conhecimento operacional (Nonaka e Takeuchi, 1997).
  • Combinação: É o momento de agrupar as informações e aprimorar o conhecimento, logo as informações captadas que antes era conhecimento explicito torna-se conhecimento tácito. Assim, após este processo será possível identificar os gargalos do processo e modificar, conforme a estratégia levantada, uma nova metodologia para o processo de inovação da empresa. É o conhecimento sistêmico (Nonaka e Takeuchi, 1997).

Segundo passo:

  • Trazer ao cliente segurança e confiança referente aos produtos que oferecem. Logo, a marca é a cartão de visita da empresa, portanto sugerimos a alteração do nome Casas Soberba para Casas das Realizações. Desta forma conseguiremos mostrar ao cliente que o objetivo da empresa é satisfazê-lo e, assim realizar todos seus sonhos de consumo.
  • Mudar a missão da empresa de forma que transpareça essa segurança ao cliente. O seu nome tem de refletir na sua missão. Logo, sugerimos que sua missão seja “Atender e satisfazer nossos clientes, juntos realizando seus objetivos e oferecendo produtos e serviços com preço justo e de qualidade, preservando e respeitando os valores familiares”.
  • Mudar sua visão mostrando o porquê de sua existência, sugerimos “Ser uma empresa inovadora em produtos e serviços e conquistar o mercado nacional e internacional como uma das empresas mais respeitadas no ramo de varejo por sua confiabilidade e compromisso para com seus clientes e fornecedores”.

Terceiro passo:

  • Capacitar lideranças que estimulem e motive colaboradores a criar/inovar produtos ao mercado e assumam riscos e encarem seus sucessos e fracassos como uma experiência construtiva para novos projetos que serão inovadores.
  • Criar novas regras que mostre aos colaboradores que a organização confia e acredita na capacidade de seus funcionários e, assim os prioriza para que cooperem nos processos de evolução inovadora da empresa. Confiando no capital intelectual de cada individuo.
  • O cronograma de atividades da empresa passará a ser efetuado em grupo, respeitando o processo de Combinação, que aborda o trabalho grupal e a junção dos planos de ação.
  • Preparar uma equipe para analisar o mercado competitivo e reconhecer as necessidades dos clientes, buscando conhecimentos e aprimoramento para a elaboração de produtos inovadores conforme a demanda de mercado. (Este passo é primordial para o processo de recuperação da “Casas das Realizações”. É explicito hoje a necessidade de adaptação das necessidades do mercado).
  • E, por fim, adaptar os recursos da empresa para serem mais tecnológicos. Sugerimos amplificação das redes “Casas das Realizações” para o mercado da internet como, chate, página de divulgação, redes sociais, etc.

Conclusão

Com as necessidades do mercado tecnológico a Casas das Realizações tem grande potencial de progredir e conquistar sua “fatia” no mercado.

O ramo varejista é amplo e a gestão do conhecimento auxilia de forma significativa a conquistar esse objetivo, ainda mais este mercado com suas inovações e novos produtos. Portanto concluímos o levantamento desta analise a empresa Casas das Realizações a seguir as orientações aqui fornecidas e aprofundar cada uma dessas informações a fim de progredir rumo ao sucesso empresarial e coletivamente, englobar o mercado e cumprir com sua missão, valorizando seu cliente e mantendo os princípios familiares e, também manter o foco de sua visão que é ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente por sua qualidade e respeito para com seus cliente e fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (308.5 Kb)   docx (283.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com