TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Micro e pequena empresa através da controladoria

Por:   •  15/6/2018  •  Artigo  •  4.289 Palavras (18 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 18

UNIÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE NEGÓCIOS - UNIFIN

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DENISE DEOLIVEIRA FONSECA

PLANEJAMENTO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA ATRAVÉS DA CONTROLADORIA.

Porto Alegre

2015


DENISE DE OLIVEIRA FONSECA

PLANEJAMENTO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA ATRAVÉS DA CONTROLADORIA

Artigo apresentado à Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Fernando Florentino da Silva

Porto Alegre

2015


RESUMO[pic 1]

Com aumento da competitividade entre empresas é cada vez mais se faz necessário sistema de política especializada em gestão e como o mercado necessitava de algo maior surgiu então à controladoria para mapear os processos de gestão e planejamento, através da figura do controller a controladoria tem modificado a visão da contabilidade e a cada dia tem ganhado novos espaços dentro da empresa.Controladoria surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, com o crescimento empresarial e mais tarde com fusões dessas empresas, formando grandes organizações e conseqüentemente aumentando a complexidade de suas atividades, no Brasil foi incorporada á prática empresarial com a instalação das multinacionais americanas no país; Com esta nova visão houve uma mudança no setor da contabilidade que deixou de ser considerada apenas para registro de  lançamentos e passou a ser utilizada como uma ferramenta para gestão. As pesquisas realizadas pelo SEBRAE(sistema brasileiro de apoio a micro e pequenas empresas) informam que 99% das empresas são consideras micro e pequenas e que sete em cada dez empresas encerram as atividades antes do cinco anos de vida e o motivo principal é a falta de planejamento. Sendo assim podemos observar que houve um aumento por parte dos empresários da procura do contador para que possa auxiliar na gestão de sua empresa que por sua vez utilizando a ferramenta da controladoria, tem como objetivo de aperfeiçoar os resultados e evitando assim o menor índice de fechamento das empresas.

.

Palavras-chave:Micro e pequenas empresas, controladoria, controller,planejamento.

ABSTRACT

With increasing competition between companies is increasingly required a specialized policy management and as the market needed something bigger then came the comptroller to map the management and planning processes, through the figure of the controller to controller has changed the vision of accounting and each day has gained new spaces within the empresa. Controladoria emerged in the early twentieth century in the United States, with business growth and later with mergers of these companies, forming large organizations and thereby increasing the complexity of its activities in Brazil was incorporated business will practice with the installation of American multinationals in the country; With this new vision there was a change in the accounting industry that no longer considered only record of past facts and came to be used as a tool for management. Research conducted by the Sebrae (Brazilian system to support micro and small enterprises) report that 99% of companies are micro and small snag and that seven out of ten companies contain activities before five years of life and the main reason is the lack planning. So we can see that there was an increase by the counter Search business so you can help manage your company which in turn using the controlling tool, aims to improve the results and avoiding the lowest closing index companies.

Keywords: Micro and small enterprises, controlling, controller, planning


1 INTRODUÇÃO

A maioria das empresas que surgem no mercado podemos dizer que são de pequeno ou médio porte, sendo chamadas de Micro e pequenas empresas (MPE`S), que segundo pesquisas são fundamentais para economia brasileira, pois geram acerca de 52% de mão de obra formal no país e respondem por 40% da massa salarial brasileira.

Segundo o IBGE (2010) de cada cem empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos. No Brasil nove em cada dez empresas são classificadas com micro ou pequenas empresas e cerca de 71% das empresas abertas fecham antes de completar cinco.

O problema é que o micro- empresário quando começa o seu negocio não faz um estudo de campo para verificação do produto que esta lançando no mercado, a maioria das micros empresas iniciam com pouco investimento e  podemos observar através do estudo realizado pelo SEBRAE (2010) que  o principal motivo de fechamento das empresas em geral é causado por um conjunto de problemas e as principais razões para mortalidade precoce das empresas esta na falta de planejamento descontrole da gestão.

Utilizando a figura do controller e as ferramentas da controladoria o contador então pode contribuir para mudança desses cenários nas micro e pequenas empresas, através do conhecimento e uma visão ampla de planejamento e estratégia de gestão a fim de atingir novos objetivos para empresa.

De acordo com Figueiredo e Caggianao (1992,p.23) afirma que:

Planejamento é mais básico de todas as funções gerenciais e a habilidade  com que a função esta sendo desempenhada determina sucesso de todas as operações. Planejamento poder ser definido como o processo de reflexão que precede a ação é dirigido para a tomada de decisão agora com vistas para o futuro.

Este artigo tem por objetivo mostrar que através do contador utilizando dos conhecimentos da controladoria pode diminuir a taxa de mortalidade das empresas nos primeiros anos de vida. A metodologia utilizada neste artigo foi baseada em pesquisa bibliográfica, livros e leis.

2 ASPECTOS GERAIS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

2.1 O Surgimento

Segundo a Legislação do Micro pequenas empresas informam que houve uma valorização das pequenas empresas brasileiras mais fortemente nos anos 80, mas em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos o movimento é da década de 50. No Brasil iniciou se através da inclusão, dos artigos 170 e 179 na Constituição de 1988, instituindo que a União, Estados, Distrito Federal e Municípios deveriam liberar às microempresas e empresas de pequeno porte, de tratamento jurídico diferenciado, para que as mesma fossem incentivada pela simplificação, eliminação ou redução de suas obrigações administrativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (304.5 Kb)   docx (327.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com