TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio individual semestre 3 ciencias contábeis

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 3][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARINEIDE ALMEIDA RODRIGUES SILVA DE SOUZA

CONTABILIDADE COMERCIAL

“Produção textual interdisciplinar individual – 3º Semestre”

[pic 5][pic 4]

Luis Eduardo Magalhães

2015

MARINEIDE ALMEIDA RODRIGUES SILVA DE SOUZA

CONTABILIDADE COMERCIAL

“Produção textual interdisciplinar individual – 3º Semestre”

Trabalho de produção textual  interdisciplinar  em   individual    apresentado  à    Universidade   Norte      do     Paraná −  UNOPAR, 3º semestre.

Luis Eduardo Magalhães

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................04

2. O PAPEL DA CONTABILIDADE..........................................................................05

3. TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO FISCAL..........................05

4. LEGISLAÇÃO NA CONTABILIDADE E NA GESTÃO EMPRESARIAL.............06

5. ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT...........................................................08

6. RACIONALIDADE E BUROCRACIA....................................................................09

6.1 A importância da escrituração fiscal na gestão empresarial...............................09

 CONCLUSÃO......................................................................................................... 10

 REFERÊNCIAS........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

             

             O presente trabalho tem por objetivo apresentar os tópicos sobre a contabilidade comercial. Hoje é possível que a contabilidade seja a base para todos os processos legais de uma empresa, sejam eles contratações, transações, fusões entre outros serviços. Além disso, devem ser de seu cuidado também operações com tributos e trabalhistas como folha de pagamento, descontos, registros, emissão de notas e gerenciamento de balanços da empresa.

            Toda empresa, seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil, é um dos pontos cruciais para que ela cresça com bases sólidas e sucesso posterior.

            Não há condições de manter um negócio muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real, ativos e passivos, além do preço dos produtos. A contabilidade pode ser uma parceira nessa empreitada e tornar sua empresa ainda mais organizada e com grandes chances de crescimento.

2. O PAPEL DA CONTABILIDADE

                 Para descrever um tema tão abrangente como o papel da contabilidade é necessário o entendimento da função dela dentro da empresa.

                 Ela tem como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas: controle; informações; viés para ações, quanto para externas: informações a bancos; governo acionista e outros públicos de interesse.

Uma contabilidade não pode ser considerada apenas como o setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são de competência da área contábil.

                O controle gerencial dos números de uma empresa dá embasamento ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta. Aquela que não conduz sua contabilidade por meio de profissionais especializados está de certa forma, sendo negligente com seu patrimônio, o que pode acarretar a falta de diretriz nas ações posteriores.

        A contabilidade é quem vai auxiliar na abertura da firma. Ela que estará junto a órgãos governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado.

Segundo dados do mês de dezembro de 2011 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem no Brasil 487.727 empresas de serviços contábeis registradas nos conselhos regionais. Desse total, 45.326 prestam serviços sob a forma de escritório individual, ou seja, atuam como profissionais liberais e somente 29.601 atuam como pessoas jurídicas.

3. TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO FISCAL

               A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

                Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

                Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

                No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

                O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais. Foi criado pela Resolução CFC 1.055/05, sendo que fazem parte deste comitê várias entidades brasileiras como: Bovespa, Ibracon e Fipecafi, além do próprio Conselho Federal de Contabilidade.

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma nova obrigação imposta às pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil.

O sujeito passivo deverá informar, na ECF, todas as operações que influenciem a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com