TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL SEMESTRE

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PESQUISA DE MERCADO......................................................................................4

2.2 MARKETING............................................................................................................5

2.3 NEGOCIAÇÃO.........................................................................................................7

CONCLUSÃO.................................................................................................................8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará as questões propostas no trabalho de produção textual, referente às disciplinas de: Marketing, Pesquisa de Mercado, Negociação, Metodologia Cientifica. Este tem como tema uma situação vivida pela empresa Microsoft ao ter que escolher o novo CEO da corporação e ao mesmo tempo enfrentar uma queda significativa nas vendas.

Com base no tema proposto este estudo apresentará soluções para a situação da empresa em questão, com as ferramentas relacionadas ao Marketing e Pesquisa de mercado para conhecer o produto e o público alvo, e diagnosticar a situação da organização, utilizando da melhor forma os estudos vistos em aula.

Também serão abordados pontos importantes que fazem parte de uma Negociação, destacando itens indispensáveis na hora de negociar e obter sucesso empresarial.

DESENVOLVIMENTO

1.1 PESQUISA DE MERCADO

O texto proposto mostrou uma fase em que a empresa Microsoft, a maior empresa de softwares do mundo passa, ao ter que escolher um novo líder para o comando da companhia. Mas essa escolha, além de já ser um tanto delicada, tem que ser no momento em que o cenário de vendas está em queda, devido à modernização e mobilidade da tecnologia, onde os computadores estão sendo trocados constantemente pelos dispositivos móveis, que por sua vez, vêm ganhando a popularidade dos consumidores.

A Microsoft vem mantendo uma linha de segmento, responsável, na maior parte, por seus clientes corporativos, que mantém uma resistência a mudanças radicais, e assim, também se torna mais duro convencer parceiros e clientes a embarcar no ritmo da modernização e mobilidade. Mas para que a empresa se mantenha entre as maiores empresas de tecnologia no mundo no futuro ela precisa quebrar esta cultura de “manter um pé no mundo antigo e outro no novo”, desafio esse que o novo CEO, diga-se Chefe Executivo de Oficio, enfrentará no comando da empresa.

E será um desafio contra o tempo, pois as quedas nas vendas vêm aumentando, como relata o texto, “de acordo com a consultoria IDC, as vendas de computadores registraram queda de 7% no último ano, tornando 2013 o pior ano da historia para a indústria de PCs.”

Para que essa mudança aconteça, o novo CEO enfrentará esse desafio de inovação e adaptação às mudanças decorrentes da atualidade.

Com relação ao estudado na matéria de pesquisa de mercado, onde ficam claros inúmeros benefícios da realização de uma pesquisa eficaz, podemos sugerir ao diretor da Microsoft que implante métodos de pesquisa para ajudá-lo tomar decisões nesse momento que a empresa está passando.

O presente momento que o novo CEO está pode por em risco o futuro da companhia por um erro ou um engano na hora de definir seus objetivos. E como futuros administradores podem mostrar que a escolha em procurar uma administração voltada totalmente para o cliente pode manter a empresa entre as maiores no ramo de softwares. Com uma observação profunda do cliente, não haverá erros na escolha da inovação de produtos e vendas.

A companhia deve saber que o seu sucesso não depende da produção de bens ou serviços, e sim de conquistar a clientela e de realizar serviços que estimulem o desejo de trabalhar com os produtos dela.

Apesar de ser uma empresa que monopoliza o topo dos softwares nos computadores, a Microsoft ficou para trás em relação às demais empresas, no que se trata dos dispositivos portáteis, que são o futuro da tecnologia. Ela perdeu o momento certo de expandir seu mercado de sistema operacional na direção dos dispositivos que hoje têm a popularidade dos consumidores. O que faltou foi a busca por saber mais dos desejos do consumidor, faltou essa atenção na preferência que veio a tona com a modernidade. Os clientes já buscavam mobilidade e praticidade, enquanto a Microsoft não acompanhou, e pecou na falta da pesquisa de mercado e de produto, acreditou que seu lugar no topo estaria garantido pela eternidade, podemos dizer que a empresa se acomoda no mercado e assim percebeu tarde que o seu público já havia mudado suas atenções para novos produtos.

Se a empresa buscar transportar sua imensa base de software dos pc’s para os dispositivos portáteis, ela pode ampliar seu domínio em sistemas operacionais rumo a essas novas plataformas. E assim, usar a sua força monopolista incumbindo seu consumidor a escolher seu produto.

1.2 MARKETING

Com o crescente mercado de smartphones e tablets a Microsoft acabou ficando para trás de seus concorrentes Iphone e sistema Android. Ela demorou a reagir com essa chegada, perdendo assim a chance de monopolizar mais uma vez o publico e manter seu lugar no ranking de softwares.

Entre tantas definições que conhecemos de Marketing, podemos citar a de (PHILIP KOTLER) que é considerado o “pai do marketing”:

“A chave para atingir os objetivos da organização que consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos e satisfazê-los mais efetivamente e eficiente do que os concorrentes.” Visto em aula e sabendo do seu papel em marketing, essa definição que Kotler dá, destacando a importância de estar atento aos concorrentes é a chave principal para responder onde a Microsoft deslizou e perdeu uma entrada triunfal no momento explosivo dos dispositivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com