TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preços de Transferência

Por:   •  2/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

Análise de Preços de Transferência

  • Constituição de um Dossier Fiscal[pic 4]

Docente: Dra. Gabriela Pinheiro

Maio/2014


Conceito de Preços de Transferência:

  • Uma empresa transfere bens, direitos ou presta serviços a outra entidade (residente ou não), com a qual esteja em situação de relações especiais; e
  • As operações comerciais não se efetuem em condições idênticas às que seriam praticadas entre entidades independentes, isto é, em condições de mercado ou em linha com o princípio de plena concorrência.

Relações especiais:

Existem relações especiais entre duas entidades nas situações em que uma tem o poder de exercer, direta ou indiretamente, uma influência significativa nas decisões de gestão da outra.


Enquadramento Legal:

  • Portaria 1446-C/2001 de 21 de Dezembro
  • Arts. º 63.º e 130.º Código do IRC
  • Art.º 486.º Código das Sociedades Comerciais
  • Art.º 9.º do Modelo de Convenção Fiscal da OCDE
  • Portaria 620-A/2008, de 16 de Julho

Entidades sujeitas aos Preços de Transferência:

Estas entidades estão referenciadas no n.º 4 do artigo 63.º CIRC.


Metodologia de Análise de Preços de Transferência:[pic 5]

Fonte: “Preços de Transferência – Casos Práticos”, Vários Autores, 2006, Vida Económica.


Métodos de Cálculo dos Preços de Transferência

Segundo o n.º 3 do art.º 63.º CIRC, existem cinco Métodos de cálculo dos Preços de Transferência:

  1. Método do preço comparável de mercado (MPCM)

O MPCM compara o preço praticado em operações vinculadas com o preço praticado em operações em mercado aberto. As operações comparáveis podem ser as efetuadas entre entidades independentes ou entre uma das entidades vinculadas e uma entidade independente.

Na generalidade, o MPCM é a medida de avaliação do preço de plena concorrência mais fiável se as operações forem idênticas ou se apenas existirem diferenças mínimas, facilmente ajustáveis.


Métodos de Cálculo dos Preços de Transferência

  1. Método do preço de revenda minorado (MPRM)

O MPRM avalia se o preço praticado na operação vinculada é um preço de plena concorrência, por referência à margem bruta obtida em operações comparáveis realizadas entre entidades independentes. O ponto de partida é o preço pelo qual um produto adquirido a uma empresa relacionada é revendido a uma empresa independente.

A utilização do MPRM é mais indicada para distribuidores que revendem o produto sem o alterar fisicamente e sem lhe acrescentar valor substancial.


Métodos de Cálculo dos Preços de Transferência

  1. Método do custo majorado (MCM)

O MCM compara a margem bruta das operações realizadas entre entidades relacionadas e entidades independentes, por referência aos custos suportados pelo fornecedor relacionado, aos quais acresce uma margem de modo a obter a margem de lucro apropriada.

Este método é particularmente indicado para operações vinculadas que consistam na transformação de bens ou na prestação de serviços.


Métodos de Cálculo dos Preços de Transferência

  1. Método do Fracionamento do Lucro (MFL)

O MFL é um método baseado no lucro das operações, onde o lucro (ou prejuízo) global proveniente das operações entre as empresas relacionadas é repartido em função do valor relativo das funções exercidas por cada uma das empresas associadas participantes nas operações vinculadas.

Este método foi concebido para se adequar a situações em que as operações revelem um elevado grau de integração, de tal modo que a avaliação das operações de forma individualizada não seja possível.


Métodos de Cálculo dos Preços de Transferência

  1. Método da Margem Líquida da Operação (MMLO)

O MMLO é um método baseado na rentabilidade das transações, procedendo ao teste do princípio da plena concorrência por comparação de critérios de rentabilidade obtidos nas transações efetuadas com entidades relacionadas, face a critérios de rentabilidade obtidas por entidades terceiras em transações semelhantes, que desempenhem funções e assumam riscos de negócio similares.

O MMLO funciona de forma análoga aos métodos do preço de revenda minorado e do custo majorado, mas utiliza indicadores de rentabilidade baseados na margem líquida das operações


Documentação e Obrigações Declarativas:

  • Vendas líquidas + Proveitos ≥ 3.000.000,00€
  • Até ao 15.º dia do 7.º mês posterior à data do termo do exercício fiscal
  • De acordo com o disposto nos artigos 13.°a 16.°da Portaria n.º 1446-C/2001, de 21 de Dezembro

Alguma informação sobre preços de transferência, incluindo tipos de transações, montantes anuais e métodos aplicados terá que ser declarada no Quadro 10 do Anexo A da Informação Empresarial Simplificada / Declaração Anual:[pic 6]


Acordos Prévios:

É possível solicitar à Autoridade Tributária a celebração de acordos prévios sobre preços de transferência, com caráter unilateral, bilateral ou multilateral, com o objetivo de definir os termos e condições a praticar em operações comerciais e financeiras realizadas com entidades relacionadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (359.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com