TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pricing Conceitos e Aplicabilidade

Por:   •  14/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 12

PRICING: CONCEITOS E SUAS APLICABILIDADES NO MERCADO ATUAL.[1]

Mônica de Brito[2]

SUMÁRIO

RESUMO        02

PALAVRAS CHAVE        02

1 INTRODUÇÃO        02

2 PREÇOS         02

3 FORMAÇÃO DE PREÇOS         03

4 PRICING        04

5 ESTRATÉGIA DE PREÇOS        05

5.1 PREÇOS PREMIUM         05

5.2 PREÇOS BAIXOS        05

5.3 PREÇOS PARA GANHAR MERCADO         05

5.4 NATA DE PREÇOS (SKIMMING PRICING)        06

5.5 PREÇOS PSICOLÓGICOS        06

5.6 PREÇOS OPCIONAIS        06

5.7 PREÇOS DE CAPTURA        07

5.8 PREÇOS POR PACOTE        07

5.9 PREÇOS PROMOCIONAIS        07

5.10 PREÇOS POR REGIÃO        08

5.11 PREÇOS PARA UMA LINHA DE PRODUTOS        08

6 OUTROS PRECEITOS DO PRICING ESTRATÉGICO        08

7 IMPLEMENTAÇÃO DO PRICING NAS EMPRESAS        09

8 PROFISSIONAIS DE PRICING        10

9 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

RESUMO: Este trabalho tem por finalidade apresentar as ferramentas de precificação utilizadas pelo marketing no mercado atual, e como a utilização de determinadas estratégias podem alavancar a rentabilidade de uma empresa, baseando-se no valor de seu produto e poder aquisitivo dos consumidores.

PALAVRAS-CHAVES: Empresa, preço, formação, estratégia, clientes.

1 INTRODUÇÃO

O sucesso de uma empresa vai além de metas, de uma boa equipe, e de um marketing acompanhando o cenário atual das tendências de mercado.

Atualmente existe uma ferramenta capaz de trazer bons resultados, trata-se do Princing.

Essa estratégia alternativa ao mark-up, consiste em fornecer às empresas, métodos de identificação de diversos segmentos de clientes, estabelecendo preço para cada um deles, trazendo flexibilidade ao setor de vendas, para negociação entre os departamentos da empresa.

2 PREÇOS

Para a Economia, Contabilidade e setores de finanças, preço trata-se do valor monetário que vale algo.

Todos os produtos e serviços existentes no mercado possui um preço, que é o dinheiro que o cliente pagará para obtenção dos mesmos.[3]

Para o Marketing, preço trata-se de um composto mercadológico, cujo utilizam para desenvolver o plano de marketing.

“O único elemento do composto de marketing que gera receita; os outros elementos geram custos. O preço é também um dos elementos mais sensíveis do composto de marketing porque pode ser rapidamente modificado, o que não ocorre com as características de um produto ou com os compromissos assumidos com o canal de distribuição”.[4]

Para o consumidor, preço é um fator determinante para a compra de um produto ou serviço, pois não está ligado apenas a valor monetário, mas também àquilo que o consumidor sacrificará para adquirir o bem.[5]

O preço de venda é o valor que deverá cobrir os custos diretos da mercadoria ou serviço, as despesas variáveis e fixas, e ainda obtenção de lucros.

3 FORMAÇÃO DE PREÇOS

Em meados de 1994, era impossível falar em preços sem lembrar de inflação. As empresas tinham dificuldades para estabelecer valores, pois os preços variavam muito de um dia para outro, e por vezes ao longo do mesmo dia, tornando impossível ter lucros e agradar clientes ao mesmo tempo.

Com o surgimento do Plano Real, as empresas tiveram a possibilidade de estabilidade econômica e monetária, que antes não existia no país.

Diante disso, a política de preços praticadas passou a ser de suma importância estratégica dentro do marketing de uma empresa.

Frequentemente, a formação de preços é tratada de forma simplista, buscando abranger todos os itens do custo.[6]

Porém, caso não sejam adotados certos princípios, podem levar a decisões erradas, cujas trazem consequências negativas a curto, médio e longo prazo.

Atualmente a maneira mais comum de determinar o preço de venda consiste em somar o preço do produto ou serviço prestado, despesas com vendas e tributárias, e uma margem de lucro, o chamado mark-up.[7]

O mark-up como método de precificação permite o controle do preço de venda, por meio de um indicador que, aplicado sobre o custo de um produto, determina o preço de venda e comercialização

Em contraste ao mark-up, temos também a formação de preços baseado em um produto semelhante ofertado na concorrência.

De outro lado, temos uma estratégia evoluindo para a formação de preços, baseando-se em quantia fixa, diferença de quantidades, poder aquisitivo do comprador, entre outros fatores, este é o pricing.[8]

4 PRICING

 

Pricing é um termo típico do marketing, que representa o ato de colocar preços manual ou automaticamente às compras ou vendas, no atacado ou varejo, baseado em fatores como quantidade, quantias fixas, campanhas, data de faturas ou envios, entre outros.

Seus principais objetivos são: maximizar a percepção de valor e não seu preço propriamente dito, aperfeiçoar os resultados trazendo lucratividade e ser competitivo no mercado.

O pricing fornece às empresas métodos para identificar seus diferentes segmentos de clientes, estabelecendo preços para cada um deles, direcionando também, na identificação de mercado para determinado produto ou serviço, e estabelecendo preços que visam o lucro do negócio.

Faz parte do 4 P’s do Marketing Mix, juntamente com: produto, promoção e praça.

  • Produto: Bem ou serviço disponibilizado ao mercado, visando satisfação dos clientes;
  • Praça: Relacionado a disponibilização dos produtos ao mercado consumidor, distribuição, logística, com o objetivo de interligar clientes aos produtos, pelos canais de vendas, pronta entregas, horários de atendimento e vias de compras;
  • Promoção: Comunicação feita para informar, persuadir os potenciais compradores do produto. Mistura ferramentas como publicidade, promoção de vendas, visando desenvolver e manter a relação com o cliente, para que este, acete da melhor forma o produto ou serviço ofertado.

A estratégia do pricing, muda o foco das empresas, que antes era para seu volume de vendas, passando para a lucratividade.[9]

No mercado atual, além da competitividade e do baixo nível do crescimento da economia do país, está a exigência dos consumidores, portanto para a definição de uma boa estratégia de preços inteligentes, é necessário levar em consideração alguns preceitos, que vão entre estratégia, política e tática de preços, segmentação de mercado, monitorar e controlar preços, agregar valor ao produto, entre outras que veremos a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com