TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo decisório na empresa

Projeto de pesquisa: Processo decisório na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS serão abordados os principais requisitos da contabilidade que são o ativo, o que se possui ou se tem direito a receber, permitindo averiguar os recursos que a empresa tem ao seu dispor para o desempenho da sua atividade normal, o passivo, o que se tem ou pode vir a ter obrigação de pagar e por isso é designado como capital alheio, dado que não é pertença dos proprietários da empresa e o capital próprio, recursos disponibilizados pelos proprietários ou riqueza que é gerada no seio da empresa e reinvestida, pelo fato de não ter sido distribuída pelos seus sócios. O conteúdo que será apresentado foi elaborado a partir dos conceitos apresentados em livros e sites, organizamos as contas da empresa Inovação e Desafio Com. Ltda., buscando atender todas as normas exigidas. Foi realizada a elaboração do Balanço Patrimonial, e a Demonstração do Resultado do Exercício da empresa fictícia Inovação e Desafio Com. Ltda., visando à apuração do seu resultado. Com base nos serviços de conciliação e retificação dos registros contábeis, os quais apresentam inúmeros erros de inobservância das práticas contábeis vigentes.

A contabilidade é uma peça extremamente necessária para uma empresa, ela é quem irá mostrar como está o andamento e a organização desta, além de ser a principal ferramenta nas tomadas de decisões de seus gestores.

ETAPA I

Passo 1 – Respostas da Entrevista de Emprego

1. O Processo de tomada de decisão na empresa fica comprometido sem a contabilidade. Comente tal afirmação?

A contabilidade é importante, pois mostra para empresa as suas dívidas e os seus bens que determina se ela esta ganhando ou perdendo. A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Oferecendo maior controle financeiro e econômico à entidade; facilita acesso a linhas de creditos em bancos.

Uma empresa sem contabilidade não obtém objetivos e resultados positivos.

2. Quais os tipos de informações que a contabilidade oferece aos gestores? Comente sobre cada uma delas?

Ordem Econômica- Dizem respeito a movimentações das compras e vendas, despesas e receitas, evidenciando o lucro ou prejuízo apurados nas transações realizadas pela empresa.

Ordem Financeira- Dizem respeito ao fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa.

Para registrar toda a movimentação do patrimônio (fazer a contabilização de todos fatos que ocorrem nessa empresa). Esse processo de registro é denominado de “escrituração contábil”.

3. Qual o objetivo da Contabilidade? Comente sobre isso?

O objetivo da contabilidade é permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Portanto, devem ser aderentes aquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório, fornecendo informações de caráter econômica financeiro sobre o patrimônio de uma empresa.

4. Em sua opinião o que acontece quando se atrasa a escrituração e o registro contábil de uma entidade, fato parecido com o ocorrido na “Sem –Info Com. Ltda”.

A escrituração contábil é de responsabilidade exclusiva de contadores ou técnicos em contabilidade, que estejam escritos no Conselho Regional de Contabilidade e em situação regular. São os lançamentos contábeis de todas as movimentações da empresa, escriturados nos livros contábeis que basicamente são o Diário e a Razão. A empresa deve utilizar o processo da escrituração contábil que melhor entender suas necessidades.

5. Relate um fato verídico no qual uma determinada empresa se utilizou da contabilidade e de suas informações para a tomada de decisão. Identifique a empresa e o nome de seu gestor?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Como última pergunta desta entrevista de emprego, relate quais motivos o levarão e estudar e trabalhar com contabilidade?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Passo 02 – Respostas de acordo com tabela 01.

Dadas as Contas : Fazer a classificação em Bens , Direitos e Obrigações:

B, D, O ou PL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com