TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Por:   •  3/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Senac

Controladoria e Finanças

Alessandra Laurentino Candido

Governança Corporativa e Responsabilidade Sócio Ambiental

São Paulo – SP

03/2018


Práticas de Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

De acordo com o IBGC, Governança Corporativa é a forma como a empresa é governada, um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre os proprietários, conselho administrativo, Diretoria e órgãos de controle. A Governança corporativa abrange também responsabilidade social e sustentabilidade.

        Hoje temos muitas empresas adotando as práticas de governança corporativa, com objetivo de melhorar o desempenho de uma empresa, protegendo os interesses dos acionistas, investidores, empregadores, etc.

Vejamos a seguir alguns exemplos de empresas que praticam a responsabilidade social e sustentabilidade, através da governança corporativa.

Fonte: http://publicacoes.estadao.com.br/empresas-mais-2017/governanca-corporativa/

Hospital Albert Einstein

Está entre as melhores empresas que adotam boas práticas e princípios de governança no Brasil.

        No Hospital Albert Einstein existem várias práticas que envolvem a sustentabilidade, dentre elas as externalidades positivas que produz benefícios para terceiros como:

Redução descarte de embalagem: Em parceria com a empresa Johnson & Johnson e sua distribuidora Bomi em 2012 implantaram um projeto onde descartaram integralmente as embalagens de papelão, que foram substituídas por caixas plásticas desmontáveis, o processo de descarte do papelão ocupava muito tempo dos funcionários que tinham que desmontar as caixas, além do espaço que ocupava na área de descarte, com isso houve:

  • Redução no trânsito de resíduos (sem o volume dos papelões);
  • Diminuição dos gases de efeito estufa (sem o papelão o número de viagens para levar o material de descarte é menor),
  • Contribuiu para a limpeza, considerando que o papelão acumula muita poeira e sujeira, que poderiam ser espalhar para ambientes que deveriam ser mantidos estéreis;
  • Aumento do espaço físico que pode ser usado para outros produtos de descarte;

Redução do desperdício de alimentos: Segundo o site do Hospital Albert Einstein o desperdício de alimentos representava 18%, aproximadamente 217 toneladas do que era produzido no ano, a partir deste levantamento deram início a campanha “Evite o desperdício e ainda combata a fome”, assim com base no levantamento do desperdício dos anos anteriores demonstravam a quantidade de economia com alimentos limpos, e em 2008 foram distribuídas 70 cestas básicas graças a economia feita. Em seguida o projeto foi mudado para “Transformando nossos hábitos, transformamos nosso mundo”, onde os funcionários passaram a ter campanhas motivacionais e atingir metas de economia.

        O hospital Albert Einstein se compromete a ​estimular fornecedores de produtos e serviços a obter certificação de menor impacto ao meio ambiente, não utilizar produtos/equipamentos que danifiquem a camada de ozônio, priorizar fornecedores que reutilizem materiais ecologicamente corretos. ​

Devido a estas atitudes ao agradecer a premiação, o presidente do Einstein Dr. Sidney Klajner creditou o reconhecimento “à ética, transparência, qualidade, segurança do paciente e sustentabilidade financeira que imprimimos em nossas relações, não só aos pacientes que nos procuram, mas também àqueles que influenciamos na sociedade e na saúde do país”, pois ética e governança corporativa andam juntas, não existe uma boa governança corporativa sem princípios éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com