TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO SOBRE POLITICAS E PRATICAS DE SUSTENTABILIDADE/RESPONSABILIDADE SOCIAL NO GRUPO MBM

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.931 Palavras (24 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ESTUDO DE CASO SOBRE POLITICAS E PRATICAS DE SUSTENTABILIDADE/RESPONSABILIDADE SOCIAL NO GRUPO MBM

Belo Horizonte/MG

2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ESTUDO DE CASO SOBRE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE/RESPONSABILIDADE SOCIAL NO GRUPO MBM

Trabalho apresentado à disciplina de TIDIR, do curso de Administração de Empresas, do Centro Universitário UNA.

Orientadora Daniela Assis Alves Ferreira

Belo Horizonte/MG

2011

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar teorias referentes a políticas e práticas de sustentabilidade/responsabilidade social. Justifica-se pela necessidade de se manter a harmonia e a compreensão das empresas com relação ao meio em que vivemos e trabalhamos. Serão apresentados breves conceitos sobre o tema e aplicação nas organizações. Todos os dados foram obtidos através de uma pesquisa descritiva, dados bibliográficos e pesquisa de campo realizados no período de Agosto a Outubro de 2011.

Palavras chave: Responsabilidade Social. Sustentabilidade.  Organizações.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        06
  1. Histórico da empresa         06
  2. Situação problemática         07
  3. Objetivos        08
  1.  Objetivo geral        08
  1.  Objetivo específico        08
  1. Justificativa        08
  1. Metodologia        10
  1.  Tipos de pesquisa        10
  2.  Universo e amostra da pesquisa        10
  3.  Técnicas para coleta de dados de informações        10
  4.  Análise dos dados......................................................................................10
  1. REFERENCIAL TEÓRICO        11
  1. Sustentabilidade         12
  2. Responsabilidade Social        13
  3. Sustentabilidade Empresarial        15
  4. Responsabilidade social e sustentabilidade nas empresas         17
  1. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS        19
  1. Observações participante        19
  1. Questionário.......................................................................................................20
  1. CONCLUSÃO        21
  2. PROPOSTA        22
  1. Papel        22
  2. Plástico        22
  3. Lixo        22
  4. Energia...............................................................................................................23
  5. Água...................................................................................................................23
  6. Reutilização........................................................................................................23
  7. SIPAT        23
  8. Prêmios e benefícios        24

REFERÊNCIAS        25

APÊNDICE..............................................................................................................27

APÊNDICE 1 – Roteiro do questionário        28


INTRODUÇÃO

Tem-se percebido a presença do termo sustentabilidade faz algum tempo. No mundo corporativo as organizações investem nesta palavra como forma de manter uma imagem no mercado.

Atualmente as empresas estão trabalhando com uma associação de práticas de responsabilidade social e sustentabilidade juntamente à sua gestão, objetivando, assim, aperfeiçoar seus resultados. A preocupação empresarial em manter a sustentabilidade presente em seu dia a dia muitas vezes reflete positivamente em seus resultados finais.

As empresas estão buscando formas variadas para aplicação da sustentabilidade, que vai desde os serviços internos até o produto final que vai para os clientes e que servirá como uma marca para a organização. Portanto, hoje as empresas estão utilizando várias técnicas, com muito planejamento e assessoria, que além de reduzirem impactos ambientais e custos, aumentam vendas e melhoram sua imagem no mercado altamente competitivo e exigente.

As mudanças ocorrem a todo o momento fazendo com que as mesmas se encaixem nesse novo cenário e com isso consigam manter a qualidade de seus resultados com responsabilidade. O objetivo deste estudo é analisar a existência de políticas de responsabilidade social e sustentabilidade dentro do Grupo MBM localizado em Belo Horizonte – MG e propor novas idéias sobre o assunto.

Foi realizada uma pesquisa descritiva e através dos dados obtidos junto à empresa, foram observadas as práticas sustentáveis realizadas e propostas ações para a melhoria tanto da administração dos recursos quanto à conscientização dos funcionários para o melhor aproveitamento dos recursos utilizados.

  1. Histórico da empresa

Fundada em 1975 o grupo MBM e uma empresa localizada em Belo Horizonte – MG e que atua no Ramo de engenharia de postos de combustível. Suas atividades englobam o atendimento das inúmeras exigências, regulações e adequações a que esta submetida o mercado de distribuição e revenda DE combustíveis.

Em 1975 iniciam-se as atividades do grupo com a fundação da empresa Petrotécnica MG Ltda. Oferecendo os serviços de manutenção e instalação de equipamentos, manteve, durante 25 anos, um contrato com a distribuidora Texaco Brasil S/A para todo o estado de Minas Gerais.

Em 1997 foi fundada a empresa de Organizações Manfer – Serviços e Assessoria Ltda. com o objetivo de atender as outras distribuidoras de petróleo, clientes bandeira branca e atuar na revenda de equipamentos e sistemas para postos de serviços. Diante da publicação na Resolução Conama 273 em 2001, surge, no ano seguinte, a Biosfer Ambiental Ltda. Suas atividades englobam, entre outras, a consultoria, elaboração e acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (234.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com