TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DO TDE – CONTROLADORIA II

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DO TDE – CONTROLADORIA II

1) O custo de oportunidade de capital de um projeto é:

a) o retorno que se consegue no mercado antes de investir no projeto.

O retorno que conseguimos no mercado antes de investir no projeto é o custo de oportunidade, pois é o custo de algo ainda não investido, de algo que poderia ser obtido esse fator em vez de outro.

b) o retorno ganho pelo investimento no projeto.

A questão b esta incorreta, pois o retorno do ganho é analisado atravez do PayBack. PayBack é uma tecnica na qual as empresa utilizam para analisar o prazo do retorno do investimento realizado, quanto tempo levará para recuperar o que foi investido.

c) igual ao retorno médio de todos os projetos da empresa.

Para analisarmos o retorno médio de todos os projetos da empresa, devemos aplicar o calcúlo da Taxa Interna de Retorno (TRI).

d) é definido para ser menor do que a TIR do projeto.

A taxa minima de retorno deve ser definida para ser menor que a TIR de projeto, caso contrario os projetos em análise devem ser rejeitados.

2) Em relação às técnicas de análise de projetos de investimento, é correto afirmar:

a) O método da taxa interna de retorno parte da premissa de que o valor do investimento deve ser inferior ao valor presente líquido dos fluxos líquidos de caixa futuros.

A taxa interna de retorno é uma formula matemática-financeira utilizada para o calculo entre a taxa de desconto de um determinado fluxo de caixa para igualar a zero seu valor presente.

b) O valor dos encargos de depreciação deve ser computado no cálculo dos fluxos líquidos de caixa futuros uma vez que constituem uma das fontes de financiamento para futuros investimentos.

O valor de depreciação é um fator não desembolsavel pra a empresa, o valor afeta apenas o valor economico dentro da empresa. Não temos nenhum desembolso de dinheiro, apenas valores contábeis a serem registrados.

c) Entre dois projetos com igual taxa de retorno interno, deve-se escolher, visando minimizar o risco das estimativas, o de maior horizonte temporal.

Deve ser escolhido pelo projeto que mais gerou riqueza para a empresa

d) O período do pay-back, na ausência de inflação, é o melhor método para análise de investimentos alternativos, porque considera corretamente que, do ponto de vista financeiro, o valor do dinheiro no tempo é constante.

O PayBack, não leva em consideração a inflação.

e) A taxa interna de retorno corresponde à taxa de desconto que torna o valor presente líquido dos fluxos líquidos de caixa futuros igual ao valor do investimento inicial.

É a taxa de rendimento total de um investimento, ou seja, é a taxa que mensura o valor integral de todos os futuros recebimentos, ára igualar o valor investido.

3) Vários acontecimentos certamente aumentam o Valor Econômico Agregado (EVA) para os acionistas de uma empresa. Entre eles a(o):

a) empresa pagar dividendos maiores.

Diminui o valor economico agregado, pois para o calculo da EVA é considerado o lucro operacional liquido após impostos.

b) empresa pagar dividendos mais frequentemente.

Diminui o valor economico agregado, pois o pagamento dos dividendos afeta o lucro final.

c) receita de vendas aumentar.

O aumento da resceita pode sim influenciar no aumento da Eva, entretanto para isso o valor dos custos da operação devem baixar e aumentar tambem o volume das vendas, e quem sabe aumentar o preço de venda.

d) custo de oportunidade de aplicação do capital próprio da empresa diminuir.

Aumenta o valor da EVA, pois conseguentemente diminui a porcentagem destinada aos acionistas.

e) lucro líquido da empresa diminuir.

Diminui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com