TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR II: PLANO DE CONTROLADORIA

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  1.759 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO DE SOBRAL-CE

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FRANCISCO VAGNER CUSTÓDIO LIBERATO – RA:434058

PROJETO INTEGRADOR II: PLANO DE CONTROLADORIA

SOBRAL-CE

2017

FRANCISCO VAGNER CUSTÓDIO LIBERATO

PROJETO INTEGRADOR II: PLANO DE CONTROLADORIA

Projeto Integrador II: Plano de Controladoria apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Anhanguera Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Projeto Integrador II.

SOBRAL-CE

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1. O MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO        4

1.1. MISSÃO, CRENÇAS E DOS VALORES DA VULCANO EXPORT MINERAÇÃO EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO LTDA        4

2. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES        5

2.1. METODOLOGIA        6

2.2. CONTROLE INTERNO        6

2.3. EFETIVAÇÃO DE TESTES        7

2.4. MODALIDADES DE AUDITORIA INTERNA        7

2.5. CONCLUSÃO        7

3. EVA - ECONOMIC VALUE ADDED (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO)        8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        10

        


INTRODUÇÃO

Cada vez mais a competitividade está fazendo com as empresas corram atrás de inovação sejam elas tecnológicas ou administrativas relacionadas ao ambiente de trabalho, ao produto ou serviço oferecido e só assim elas conseguem sobreviver nesse mercado cada vez mais global. Dessa forma, elas devem sempre avaliar os riscos nas oportunidades que lhes são apresentadas, assim, a definição de estratégias apropriadas, as quais estimam as diretivas e os planos e direcionam-se aos gestores, são essenciais para que se possa atingir o sucesso organizacional.

Um exemplo de empresa que sempre está buscando inovar seus produtos e serviços para manter-se competitiva é a VULCANO EXPORT MINERAÇÃO EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO LTDA, uma empresa inscrita sob o CNPJ: 07.954.125/0001-08, está situada na região norte do estado do Ceará, precisamente na cidade de Sobral, no endereço: Av. Antônio Albuquerque Lopes Nº 1024 Bairro: Junco CEP: 62.030-475.

Esta empresa que atua no ramo de mineração tem fundamental importância no contexto local, regional e nacional, pois além de fomentar a exportação gera muitos empregos e com isso melhora o desenvolvimento do país.

Ela utiliza o planejamento estratégico para fazer suas prospecções e tomadas de decições. Essa ferramenta é fundamental para seu desenvolvimento e crescimento, desta forma, ressalta-se a grande relevância que a controladoria tem dentro desse processo de planejamento estratégico, visto que, a ela apresenta-se como uma extraordinária ferramenta administrativa, na proporção em que assegura credibilidade, possuindo como parâmetro, informações idealizadas, preparadas, mantidas e controladas, orientando a clareza nas tomadas de decisões e, assim, cooperando para a melhora em relação à competitividade empresarial.

Portanto, vimos que a área de controladoria, quando no papel de órgão que integra a estrutura organizacional, pode desenvolver o papel de suporte informacional nas etapas de preparação e análise do planejamento estratégico formalizado pelas companhias e assim dar suporte para as tomadas de decisões do grupo gestor.

1. O MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO

1.1. MISSÃO, CRENÇAS E DOS VALORES DA VULCANO EXPORT MINERAÇÃO EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO LTDA

A VULCANO EXPORT MINERAÇÃO EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO LTDA. atribui a sua missão, visão e valores a importância de expandir seus negócios visando à integração coletiva entre os colaboradores, fornecedores, comunidade e o meio ambiente. Este tratamento expressivo em seus objetivos, e firmado neste conjunto de valores organizacionais, conota a importância que a empresa deposita em toda a sua equipe e firma a parceria que dispõe a todos como parceiros e inclusive aos clientes em potencial e aos mercados almejados.

Com esta visão estratégica de negócios, a VULCANO EXPORT demonstra a importância de cada integrante desta força tarefa e trabalha sob uma cultura que absorve em seus processos produtivos a visão de melhoria continua estendida a todos. Ela adota a política de crescer com qualidade em harmonia com clientes, fornecedores e comunidades, acompanhando as novas exigências mercadológicas e investindo em novos planos de negócios ou melhorando os processos internos. Com esta missão, ela investe na medida de sua necessidade em treinamentos aos seus colaboradores, valorizando o colaborador, melhorando a sua eficiência e eficácia profissional conduzindo-o a melhoria continua e maior produtividade.

Nesta análise e avaliação sistêmica, podemos concluir que a empresa VULCANO EXPORT, além de ser uma empresa que tem foco no crescimento constante de suas atividades, reconhece a importância em valorizar seus recursos humanos, parceiros, sociedade e meio ambiente como parte integrante do seu ciclo de rentabilidade, afinal esta é a nova visão dos empreendedores de sucesso e dos gestores modernos, crescer continuamente valorizando o trabalho em equipe e todos os seus recursos internos e externos.

2. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

A Auditória interna é uma das melhores ferramentas para o setor administrativo onde o seu controle é importantíssimo às empresas, e junto com os controles internos são extremamente eficazes quanto à identificação, proteção e prevenção de erros referente ao patrimônio da empresa. Ela proporciona ao administrador estar sempre dirigindo a empresa da melhor forma ela é quem dá sustentabilidade para as tomadas de decisões e auxilia na captação de recursos. Quando o gestor tem os relatórios das auditorias e estes são confiáveis, ele consegue tomar as melhores decisões para companhia e assim fazer com que a empresa continue crescendo e gerando lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com