TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Surgimento da Sociologia

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Questões para o estudo do surgimento da sociologia

  1. Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, Explique por quê?
  2. . A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. Explique tal afirmação.
  3. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível. Explicar com suas palavras esses acontecimentos.
  4. . A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos, comentar tal afirmação..
  5. Explicar tal afirmação: “A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril”.
  6. Explicar a seguinte afirmação” Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista”.

Explicar: “As transformações econômicas, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não  poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecera natureza e a cultura”.

  1. Por que era importante para a classe em ascensão a seguinte questão: “A partir daquele momento, o pensamento paulatinamente vai renunciando a uma visão sobrenatural para explicar os fatos e substituindo-a por uma indagação racional”.
  1. Porque a seguinte afirmação é importante: ” A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade”.

Explique: “Os iluministas, enquanto ideólogos da burguesia, que nesta época posicionava-se de forma revolucionária, atacaram com veemência os fundamentos da sociedade feudal, os privilégios de sua classe dominante e as restrições que esta impunha aos interesses econômicos e políticos da burguesia”.

  1. Explique: “O conhecimento da realidade e a disposição de transformá-la eram, portanto, uma só coisa.”.
  1. Explique:        A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um Estado que assegurasse sua autonomia em face da Igreja e que protegesse e incentivasse a empresa capitalista. Para a destruição do "ancien régime", foram mobilizadas as massas, especialmente os trabalhadores pobres das cidades. Alguns meses mais tarde, elas foram "presenteadas", pela nova classe dominante, com a interdição dos seus sindicatos”.

Explique: “Não será esta sociologia, criada e moldada pelo espírito positivista, que colocará em questão os fundamentos da sociedade capitalista, já então plenamente configurada. Também não será nela que o proletariado encontrará a sua expressão teórica e a orientaçãopara suas lutas práticas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com