TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISONADO

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade de Franca[pic 1]

[pic 3][pic 2][pic 4][pic 5]

        

Franca

2015

        

Agradecimento

        Agradeço primeiramente a Deus, por sua presença constante, na qual consigo obter forças para seguir na rotina diária conciliando trabalho e estudo. Agradeço de forma especial também aos meus Pais, que a todo o momento estão ali dispostos a ajudar no que der e vier.


  1. Introdução

Estagio supervisionado realizado no escritório de contabilidade “Organização Contábil Jireh”, denominação empresarial Alice Coletti-ME.

Área escolhida para realização do estagio supervisionado I é o Departamento Fiscal. Por considerar uma área de suma importância para o funcionalismo da empresa, controlando da mesma os registros de entrada e saída. Auxiliando ao fisco, com o envio das escriturações fiscais.

O objetivo é agregar com a pratica mais conhecimento para capacitação profissional. Observar a rotina das funções contabilistas no dia a dia para assimilar o que foi aprendido teoricamente.

  1. Histórico da empresa

Empresa Alice Coletti-ME, nome Fantasia “Organização Contábil Jireh”, inscrita no CNPJ 14.828.428/0001-31, está localizada na Rua Primeiro de Maio, numero 328, sala 02, Bairro Centro.

O escritório Jireh, possui aproximadamente 160 (Cento e sessenta) empresas cadastradas em seu sistema de Informações Contábeis. Das empresas cadastradas, atualmente 34 (Trinta e quatro) fazem movimentações no sistema.

Horário de atendimento é das 7h30min as 11h30min período da manhã, e das 13hr30min as 17h30 período da tarde.

2.1- Fundação

A “Organização Contábil Jireh” teve inicio das atividades em 29/12/2011. Administrada por Alice Coletti, Contabilista, devidamente registrada no Conselho Regional de contabilidade de Mato Grosso.

2.2- Estruturas Organizacionais

Área ocupada para desenvolvimento das atividades é de 67,62 m² conforme consta no Alvará de Funcionamento da empresa.

Sua estrutura organizacional é em distribuição de setor; Área Fiscal, Área de pessoal EÁrea contábil.

O escritório possui em seu quadro três funcionários. Há muita interação no ambiente de trabalho, ambiente este agradável e muito bem organizado. Tudo muito bem estruturado e planejado.

2.3- Sistemas de Informações Contábeis

Todas as declarações possuem datas, programas e ferramentas que servem para transmitir essas informações.

Sistema utilizado nas informações Contábeis é o Prosoft. Gerenciador de Aplicativo Prosoft versão 5.33.3.

3-Área do estagio

Área escolhida para realização do Estagio Supervisionado I é o Departamento Fiscal.

Departamento fiscal é uma área de muita importância para um escritório de contabilidade, pois controla a parte relacionada ao fisco da empresa. Regula o que a empresa compra em notas fiscais de entrada, e o que a empresa vende, regula através das notas de saída, os registros dos livros fiscais, os livros de entrada onde são lançadas as mercadorias de compra, os livros de saídas onde são lançadas as movimentações de vendas, retornos, devoluções e outros.

Cabe também ao departamento fiscal o Livro Inventário que registra todas as mercadorias que ficam em estoque, para controle da empresa; o livro apuração do ICMS onde é registrada todas as operações apuradas com relação ao ICMS, o quanto a empresa paga ou tem de credito para o período seguinte.

É função de o departamento fiscal apurar os impostos federais, estaduais e municipais.

É obrigação acessória do departamento fiscal:

  • O Sintegra, que auxilia os fiscos, que são os governos, no acompanhamento das operações de compra e venda entre os estados.
  • Sped, como o próprio nome diz, é um Sistema Publico de Escrituração Digital, criada para integrar as informações passadas ao fisco.

3.1- Atividades realizadas.

3.1.1- Lançamento de notas.

Durante o estagio foi realizado o acompanhamento de lançamento de notas de compras.

O sistema utilizado para os lançamentos contábeis é o Prosoft, que é um sistema próprio para Contabilidade.

Fora acompanhado passo a passo a responsável pelo departamento fiscal, em como fazer tal lançamento. Caso os produtos que constam na nota ainda não tem no sistema, é feito o cadastramento, bem como se a empresa também não tiver cadastrada faz também o cadastramento da mesma.

3.1.1.1- Passo a passo de lançamento de notas de compra.

O primeiro passo é Lançar a SÉRIE da Nota, em seguida o NUMERO DA NOTA, a DATA DA ESCRITURAÇÃO e a DATA DO DOCUMENTO (consta na nota). Logo em seguida se lança a ESPÉCIE, que nas notas em questão foi a 55 por ser  NFe (nota fiscal eletrônica). Lança o CFO, depois em TERCEIROS se lançao CNPJ da empresa que vendeu, quando a empresa já tem cadastro no sistema, o mesmo já puxa os dados como o nome e a inscrição estadual. A seguir lança o VALOR CONTABIL e o VALOR DE MERCADO, TURBO, e SITUAÇÃO DOCUMENTO. Após vem a CHAVEDE ACESSO da NFe que tem que ser digitada, são 44 (quarenta e quatro) caracteres numéricos, se digitar algum numero errado o sistema não deixa passar para o próximo passo e salvar. Posteriormente é que se lança o CÓDIGO DO PRODUTO, QUANTIDADE, VALOR UNITARIO, e para finalizar clica no ícone representado pelo Sinal de + (mais), se tiver mais produtos é só lançar os códigos, quantidades e valores e salva.

Caso a nota não estiver muito legível para visualizar os dados é só entrar no site WEBDANFE, que é o site das notas fiscais eletrônicas e imprimi uma nova via.

Terminado de lançar as notas, clica na Lupinha do sistema para imprimir o que foi lançado, e confere nota por nota e coloca na sequência que consta no sistema, para serem arquivadas.

Observação: quando se faz o lançamento da primeira nota sempre Marca a opção SEM FRETE e A VISTA.

3.1.1.2Cadastramento de Produtos passo a passo.

Primeiramente lança-se o CÓDIGO e a DESCRIÇÃO DO PRODUTO, conforme a nota. Em seguida é lançada a DATA, o GRUPO DO PRODUTO, que no caso era mercadoria para revenda, a UNIDADE DE MEDIDA, o NCM(Nomenclatura Comum MERCOSUL) que é uma classificação fiscal, e o CST. Depois no campus Dados do SPED, e lança o TIPO DO INTEM, que era mercadoria para revenda (00), a CONTA CTB, que era a 11605, Estoque de Mercadoria para revenda, daí é só salvar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com