TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/9/2015  •  Ensaio  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

MARISTELA RODRIGUES PEIXOTO 5533127055

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

BRASÍLIA – DF

2014

[pic 2]

MARISTELA RODRIGUES PEIXOTO 5533127055

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Educação Infantil.

BRASÍLIA – DF

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno....................................................................04

Introdução........................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 – Observação e Interação na Escola......................................................06 à 11

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola................................................................................................................11 e 12

3 – Plano de Aula...............................................................................................13 à 18

4 – Regência......................................................................................................19

Considerações Finais......................................................................................20

Referências Bibliográficas..............................................................................21


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: MARISTELA RODRIGUES PEIXOTO

RA: 5533127055

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do estágio: 07/04/2014  

Término do Estágio: 23/04/2014

COLÉGIO MODELLE IMPACTO COC

Endereço: Q.O4 ÁREA ESPECIAL 2 SETOR VEREDAS BRAZLÂNDIA-DF

Telefone: 33911365

Responsável: WILMA SALVIANO DE MEDEIROS MATTOS

I – INTRODUÇÃO

Viver a experiência do estágio nos proporciona conviver com a realidade de nossa futura profissão, a qual fará toda a diferença e nossa jornada, nos trazendo uma bagagem extra e prática sobre a realidade do professor na sociedade e em seu ambiente de trabalho. Nas observações em sala de aula foi registrada a prática da docência, assim como o relacionamento entre professor- alunos e de diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola, tais como: brincadeiras de roda, histórias, sala lúdica, hora do lanche e etc.

Após as observações na sala de aula elaborei o planejamento semanal para regência, de acordo com a grade curricular presente no planejamento anual do Colégio Modelle – Impacto COC e com orientações da Professora Wania Karla, após isso ministrei a aula, conforme o plano de aula.

Este Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta de viver o exercício da profissão. Prepara-nos para mercado de trabalho, fazendo com que realizemos uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

Muitas vezes imaginei que muitas coisas que estudamos na teoria ficariam na faculdade, mas no pequeno tempo de estágio, pude notar que toda a matéria estudada é um conhecimento completamente necessário na prática, nas rotinas que me fizeram crer que o curso de pedagogia nos dá uma base necessária para exercemos a difícil missão de ser professor.

 A teoria apresentada durante as aulas do curso de Pedagogia proporcionam ao estagiário um olhar científico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil. Espero relatar neste desenvolvimento com excelência a experiência vivida.

II – DESENVOLVIMENTO:

  1. OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

Iniciei o estágio, na escola Colégio Modelle – Impacto Coc, uma escola de Educação infantil e Fundamental I, é uma escola bem localizada, limpa, com banheiros ficam bem próximos as salas de aula, vasos sanitários e lavabo adaptados para o tamanho das crianças, estagiei em uma turma de Maternal II com 18 alunos entre 3 e 4 anos, turno vespertino disponibiliza 15 salas de aula.

Espaços Pedagógicos:

- Duas salas lúdicas

- Laboratório de Ciências

- Cozinha Experimental

- Música

- Artes

-Duas piscinas

- Parquinho

- Sala de cinema

Primeiro dia da aula minha observação, inicialmente tivemos um momento lúdico, onde falaram sobre data, clima e cantamos algumas canções. Após isso foi introduzida aula, foram feitas atividade nos cadernos, existe a rotina de lavar as mãos antes do lanchei, na hora do  lanche é feita uma oração e cantam as músicas do lanchinho, após o lanche foram escovar os dentes, em seguida foram feitas atividades no livro didático,  com pintura em giz de cera. Todos os dias de observação seguiram esta rotina onde, há dois momentos de aula com inserção de conteúdo, exceto nos dias em que há aulas de específicas.

As atividades Extracurriculares:

- Judô

- Balé

- Natação

- Psicomotricidade

- Inglês e

- Recreação.

A escola possui um horário semanal determinado para cada turma, em meu caso, todas as terças eles tem um horário de natação, todas as quartas dois horários de judô e balé, e na sexta-feira são todas as aulas específicas, Inglês, natação, psicomotricidade e recreação.

A convivência da professora com os alunos já estão bem adaptada, os alunos acatam as regras da sala, alguns com mais resistência, porém atendem a chamada da professora com respeito. Esse é um ponto interessante observado por mim, pois a Professora Wania tem muita paciência com seus alunos dando a eles espaço e liberdade para expressarem suas emoções, mas também sabe os colocar em ordem e disciplinar com muito profissionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (421.9 Kb)   docx (678.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com