TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE O BALANÇO DE PAGAMENTOS E O DESEMPENHO DO PRODUTO INTERNO BRUTO

Por:   •  11/5/2015  •  Resenha  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

RELAÇÃO ENTRE O BALANÇO DE PAGAMENTOS E O DESEMPENHO DO PRODUTO INTERNO BRUTO

Produção de bens e serviços econômicos para a necessidade humana se dá através da economia, que é considerada a administração de recursos escassos, entendidos como fatores de produção utilizados para a produção dos mesmos. Recursos naturais, trabalho e capital fazem parte dos recursos. Os agentes econômicos, que são família, empresa e governo transformam estes recursos em bens e serviços.

A teoria econômica explica as relações de troca entre os agentes através de duas outras teorias que são a microeconomia e macroeconomia, sendo respectivamente o ramo que preocupa com a unidade econômica e a que preocupa com os agregados, com o conjunto da economia.

A macroeconomia analisa o Produto Interno Bruto, sigla PIB, que é a produção da economia, o resultado da atividade econômica, resultado das trocas dos fatores de produção e o pagamento do uso desses fatores entre os três agentes econômicos internos da economia.

Para o equilíbrio interno e externo de um país tem-se o balanço de pagamentos, definido como sendo o registro de transações econômicas que ocorre entre residentes e não residentes de um país em certo período de tempo, sendo este tempo um mês, um trimestre, um semestre ou um ano.

Entende-se por residentes pessoas física ou jurídica que tem seu foco de interesse direcionado para o país em que tem residência fixa, onde trabalha e estuda, e os nãos residentes aqueles que têm o foco para onde não tem residência fixa, nem trabalho e nem estudo. Através do balanço de pagamentos percebemos a relação de troca entre os residentes e não residentes de um país com o resto do mundo.

O balanço de pagamentos é composto por dois grandes grupos que são os de transações correntes e o de movimento de capital.

Os de transações correntes dividem em três categorias que são balança comercial, que é a relação entre exportações e importações, sendo exportações a produção interna que é vendida para outro país e as importações que é a produção de outro país que é adquirida pelo país de estudo, onde se as exportações forem maiores que as importações terá como resultado a balança de serviços superavitária, se as exportações forem menores que as importações terá como resultado a balança comercial deficitária e se as exportações forem iguais às importações têm se como resultado balança comercial equilibrada. As transações correntes registram as operações de pagamentos ou recebimentos dos fatores de produção das trocas entre residentes e de não residentes, que são fretes, seguros, juros, entre outros. As transações correntes liquida ou unilaterais são as de operações de migrantes e de governo para governo, que não exige reciprocidade, como exemplo temos doações e ajudas humanitárias.

Os saldos das transações correntes se forem positivas pode se afirma que o país de estudo exportou mais que importou, e que ele esta financiando o resto do mundo. Se for negativo pode se afirmar que o país de estudo importou mais que exportou e que ele esta sendo financiado pelo resto do mundo.

O movimento de capital retrata as relações entre residentes e não residentes em seus direitos e obrigações, que são amortizações, investimento, financiamentos e empréstimos, sendo este último considerado de curto prazo, menos de um ano, médio prazo, de um a cinco anos, longo prazo mais de dez anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com