TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CPC 00

Por:   •  25/9/2016  •  Resenha  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  3.426 Visualizações

Página 1 de 4

CPC 00

Inicialmente o cpc apresenta a ideia de que as Demonstrações contábeis são apresentadas e elaboradas para usuários externos em geral,entretanto ,apesar de possuir usuários externos e internos,ela serve precipuamente a usuários externos,sem haver nenhum tipo de hierarquia.

O CPC 00 aborda a forma da estruturação conceitual para a elaboração das demonstrações contábeis,sendo portanto o pilar da estrutura conceitual .Dividido em sete partes,o cpc começa tratando das finalidades,de como e por quê devem ser fornecidas aos seus usuários.

Fica evidenciado que a principal finalidade é fornecer informações aos seus usuários (investidores, credores, governo, funcionários, clientes e etc) que sirvam de base para conhecimento sobre a posição patrimonial e financeira da entidade,sobre como tem sido  desempenho e as mudanças financeiras,e como tem sido os  resultados da atuação da administração na gestão dos recursos da empresa, para tal a análise das demonstrações contábeis seria capaz de evidenciar essas informações.

Ainda que essas informações não atendam totalmente a todas as necessidades que o potencial credor ou investidor tenha interesse, já que diferentemente do governo, que quando necessário pode exigir e a empresa terá que fornecer tudo quanto for solicitado,o que faz com que esses usuários externos considerem informações de outras fontes como expectativas, eventos políticos , clima político e perspectivas e panorama para a indústria e para a entidade.

O capítulo três do CPC trata das características necessárias e qualitativas dos relatórios contábeis-financeiros e os pressupostos básicos para a preparação das demonstrações contábeis, tratando de identificar os tipos de informações que são tratadas como mais úteis para os usuários. As características qualitativas fundamentais  são relevância,materialidade,fidedignaidade da informação.

Especificamente o CPC evidencia ainda que as demonstrações devem seguir o regime de competência de forma que os  efeitos das transações são reconhecidos quando ocorrem e não quando os recursos financeiros são pagos ou recebidos e devendo ser reportados nas demonstrações contábeis nos períodos a que se referem,diferentemente do regime de caixa.A prática do regime de competência se dá através da idéia e do princípio da continuidade ,já que as demonstrações contábeis são preparadas no pressuposto de que a empresa continuará suas operações no futuro, não tendo, portanto, a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação.

Dentre características qualitativas que tornam as demonstrações úteis aos usuários está a compreensibilidade, que orienta prontamente para que as informações sejam colocadas de forma a ser entendida pelos usuários, que precisam ter um razoável conhecimento dos negócios da empresa, atividades econômicas e contabilidade.

As informações também necessitam de relevância e assim são consideradas quando podem influenciar a tomada de decisões do usuário, ajudando-os a avaliar o impacto dos eventos nas suas avaliações. A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade. Às vezes, só a natureza é relevante para a divulgação, não importando sua materialidade. A informação é material se sua omissão ou distorção puder afetar as decisões dos usuários.

 Há ainda a necessidade fundamental que a representação das demonstrações seja fidedigna ,obrigando que as entidades divulguem suas informações livres de vieses ou erros, isto e, deve representar adequadamente aquilo que se propõe a representar. Dependendo no grau de confiabilidade da informação é preferível não reconhecer o evento se esta for tão incerta que comprometa a confiabilidade. Para serem confiáveis, as informações contábeis precisam ser imparciais, não induzindo os usuários a uma tomada de decisão ou a julgamentos que visem atingir um resultado predeterminado, representação adequadamente as demonstrações contábeis; Ter as incertezas devidamente  reconhecidas nas demonstrações contábeis com prudência, ou seja, com o emprego de certo grau de precaução no exercício de julgamentos necessários às estimativas de condições de incerteza, fazendo com que os ativos e receitas não sejam superestimados ou os passivos e despesas subestimados e por fim traze todas as informações na íntegra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com