TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CPC 09

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 3

UEMG – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS / UNIDADE DE PASSOS

CONTABILIDADE AVANÇADA – 4° PERÍODO

PROFESSOR: ROGÉRIO CARDOSO

Aluna: Jussania Hollanda Silva

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 03

Demonstração dos Fluxos de Caixa

RESENHA

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório financeiro que utiliza como base as informações do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultado do Exercício. Ela mostra as entradas e saídas de dinheiro do Caixa (caixa + contas bancárias) e equivalentes de Caixa (investimento de baixo risco e liquidez imediata) em determinado período.

A DFC é dividida em três partes, sendo elas: atividades operacionais, atividades de investimentos e atividades de financiamentos. Essas avaliações dependem muito do ramo das empresas. Uma conta pode ter mais de uma classificação, cabe a quem irar fazer, classificar de forma mais apropriada ao negócio para que o usuário entenda e possa tirar informações.

As atividades operacionais são todas aquelas que são ligadas a atividade operacional da empresa, como por exemplo: compra e venda de mercadorias e pagamento de funcionários. Normalmente essas transações estão na DRE.

        As atividades de investimento são normalmente relacionadas com o aumento e diminuição dos ativos não circulantes (balanço Patrimonial) que a empresa utiliza para produzir bens e serviços. Como por exemplo: compra ou venda de edificações e equipamentos, compra ou venda de participações em outras empresas.

        As atividades de financiamentos são importantes por serem útil para prever as exigências sobre futuros fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à entidade. É onde são incluídos os empréstimos e financiamentos de credores e investidores à empresa no curto prazo. As entradas correspondem, por exemplo, aos empréstimos obtidos no mercado, venda de ações emitidas, emissões de debêntures. E as saídas aos pagamentos dos empréstimos obtidos, valores pagos aos acionistas (dividendos), etc.

Existem dois métodos de apresentação/divulgação do fluxo de caixa da entidade, sendo eles: do método direto ou indireto. Fazer pelo método direto as informações concentram-se na DRE, balanço patrimonial e DVA, onde eles demostram operações que houve ou não alterações no caixa e equivalentes de caixa. O segundo método já parte do lucro líquido para explicar a variação no caixa e, por isso, necessita de “convencionar”, de itens que compõem o lucro líquido no DRE, mas não têm efeito no caixa da empresa (essa diferença dos dois métodos está somente na apresentação do fluxo de caixa das atividades operacionais, pois o método tanto indireto como direto nada vai diferenciar o resultado final, entretanto nos dois métodos, devem conter informações importantes como a entrada de dinheiro de mercadorias vendidas, investimentos...).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com