TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO FILME O CONTADOR

Por:   •  1/4/2018  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  3.450 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                               [pic 2]       

INOVAR CURSOS

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, AUDITORIA E CONTROLADORIA

DISCIPLINA: AUDITORIA AVANÇADA

PROFESSOR: WAGNER MOURA

ALUNA: VALESKA CAROLINE LUCAS MINEIRO

RESENHA CRÍTICA DO FILME “O CONTADOR”

MONTEIRO – PB

2018

O “O Contador” é um filme de ação, suspense e drama produzido pela Warner Bros. e lançado nos cinemas do Brasil no dia 20 de outubro de 2016. Com duração de 2 horas e 8 minutos, o filme foi dirigido por Gavin O'Connor, escrito por Bill Dubuque e tem como ator principal Ben Affleck que interpreta Christian Wolff, “O Contador”. O personagem interpretado por Affleck é diagnosticado no início do filme com um tipo específico de autismo, a Síndrome de Asperger, na qual ele possui sensibilidade a sons e ruídos altos, dificuldade de socialização, bem como propensão a sempre terminar o que começa, como é mostrado no início do filme.

Posteriormente, já na vida adulta, Christian torna-se contador. Possuindo grande habilidade com números, ele trabalha para grandes organizações criminosas na lavagem de dinheiro. Através da indicação de um antigo cliente, Christian inicia uma auditoria contábil em uma empresa de tecnologia, a Living Robotics de propriedade de Lamar Black (John Lithgow) após uma funcionária da empresa que trabalha no setor contábil, Dana Cummings (Anna Kendrick), encontrar algumas inconsistências financeiras nas demonstrações contábeis da empresa.

Christian inicia seu trabalho de auditoria através de uma entrevista com o diretor financeiro da empresa, Ed Chilton (Andy Umberger) que é amigo pessoal de Lamar, e solicita a documentação das contas dos últimos quinze anos, como: extratos bancários, lista dos clientes e fornecedores. Em seguida, observa a área de produção de próteses da empresa e logo se encontra com Lamar Black que o questiona se ele está ciente sobre as principais receitas da empresa, questionamento, no qual, foi prontamente respondido. Com detalhes, Cristian afirma que as principais fontes de receitas da empresa são: eletrônicos de consumo, próteses de última geração e veículos militares não tripulados. Além disso, destaca que a divisão de próteses cresceu muito, acima das demais, nos últimos dez anos.

No primeiro dia de trabalho, Christian chega na empresa e encontra toda a documentação solicitada. Debruçando-se sobre os registros contábeis, ele inicia a auditoria através de anotações no quadro negro, não sendo suficiente, começa a escrever nos vidros, por toda a sala. Após analisar os dados, constata que os lucros antes dos juros, taxas e depreciação caíram no período de dez anos, enquanto as receitas subiram e que não houve nenhuma grande despesa de investimento com matéria prima ou com mão de obra, ou seja, ele conclui que está sendo desviado dinheiro da empresa. Quando questionado por Danna a respeito dos resultados encontrados, ele a questiona a respeito de um cheque da Slewitt Manufatura, na qual ela responde que é a empresa responsável por fazer a montagem de eletrônicos para divisão de consumo. No entanto, de acordo com as investigações de Christian, ele conclui que os recursos estão sendo enviados para uma empresa “fantasma”.  

Questionado a respeito do valor do desvio, responde que são aproximadamente R$ 61.679.000,00, desvio este realizado por Ed Chilton, com conhecimento de Lamar, que solicitou a uma quadrilha que matassem seu melhor amigo, fazendo parecer que o mesmo tenha se suicidado. Aparentemente desolado com o suicídio de Ed, o proprietário da empresa demite Cristian para encobrir sua culpa.

A descoberta do envolvimento de Lamar no esquema de desvio de recursos ocorreu pelo fato de que mesmo após a demissão, Christian decidiu continuar a auditoria por conta própria, devido a sua obsessão por sempre terminar o que começa. Após todo o trabalho realizado, a conclusão da auditoria é a de que todo o esquema idealizado por Lamar e executado por Ed, consistia em desviar e depois devolver o recurso desviado com a finalidade de “maquiar” uma futura abertura de capital da empresa no mercado acionário e, assim, valorizar o preço das ações. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (314.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com