TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO CAPITULO DO LIVRO “O ESTUDO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM GUIA PRÁTICO

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO CAPITULO DO LIVRO “O ESTUDO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM GUIA PRÁTICO

No capítulo oitavo do livro “O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático”, o autor aborda as habilidades de leitura, escrita e interpretação. Segundo ele, um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas é o analfabetismo funcional. Por essa razão, acredita que a implementação dessas ferramentas proporcionará àqueles que a utilizarem um diferencial bastante significativo e competitivo.

Na opinião de Munhoz, a comunicação é o mecanismo mais importante no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na Comunidade Virtual de Aprendizagem (CAV). Apresentar habilidades de leitura e escrita são características indispensáveis aos interlocutores que utilizam esses ambientes. Vai além, pois para ele o domínio da leitura, compreensão e expressão em relação a determinado assunto é fundamental já que não saber expressar-se dificulta a comunicação.

Segundo o autor, muitos estudantes da educação básica, cursos técnicos e superiores que não desenvolvem tais habilidades acabam desistindo de concluírem os estudos que se propuseram a fazer.

Aprender a falar a língua que se lê, adquirir familiaridade com a leitura, ler pausadamente e identificar as funções sintáxicas das palavras, procurar entender o que está lendo, o motivo dos sinais indicativos daquilo que se lê, discutir com amigos e familiares aquilo que se leu, procurar leituras de aprofundamento, procurar dialogar com o texto são algumas orientações de leitura embasadas na obra de Neves et al. (1998).

Em seguida é apresentado, baseado em Campanaro (2007), dicas fundamentais para que haja sucesso na interpretação de um texto, orientando a participação em cursos de reforço para o desenvolvimento pleno desta habilidade. Viver a história, interpretar o que o autor pensa, centralizar cada questão, dividir o texto em pedações são algumas das orientações para a interpretação de texto.

Por fim, com base nos estudos de Neves et al. (1998), quanto a orientação a escrita, lista uma série recomendações para desempenhar a função do “bem escrever”. Dentre elas, o Autor destaca que apenas fazer copias mas escrever com as próprias palavras, aproveitar todas as oportunidades para escrever, procurar ser claro e preciso, reconhecer a importância das críticas, escrever sobre assuntos que se tenha conhecimento.

REFERÊNCIAS MUNHOZ, A. S. O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba: Ibpex, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com