TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo em ambiente virtual de aprendizagem

Por:   •  4/5/2019  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

MUNHOZ, A. S. O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba:Ibpex,2011.

Disponível: https://campusonline.esab.edu.br/bibliotecavirtual/index.cfm

O capitulo 8 (Habilidades de leitura,interpretação e escrita)do livro de Munhoz nos mostra a dimensão  da leitura ,da interpretação e da nossa escrita. Sem dúvida se trata de um texto bom, bem escrito, interessante e que vale a pena ser lido. Visto que o domínio da leitura e da escrita è fundamental para que o homem desenvolva seu processo de aprendizagem.

Ele nos diz também quão precário  esta nosso mercado corporativo, não apenas no chamado “chão de fabrica” mas também nos mais elevados níveis repletos de analfabetos funcionais ”

Esta precariedade è observada em análise de estatísticas apresentadas sobre a educação brasileira, nas quais um grande numero de alunos saem do ensino fundamental e ensino médio pra ingressar em cursos de graduação sem habilidades de leitura e compreensão de texto e de escrita.

O capitulo aponta também a facilidade de contornar essa dificuldade do aluno tradicional com intervenção do professor ou com explicações mais diretas e exercícios desenvolvidos em classe, porem ressalta a dificuldade enfrentada pelo aluno no AVA, pois nele deve ser lido e compreendido, sendo que atividade deve ser desenvolvida de forma escrita. Para o aluno do  AVA superar esses problemas, deve estudar materiais complementares e ser auxiliado pela orientação acadêmica.Há também programas imediatos na forma de tutoriais direcionados que indicam como trabalhar nessas habilidades.

Já no tópico 8.2 Orientação à leitura, o livro da algumas dicas em forma de tópicos do texto de Neves et al.(1998) para poder atingir uma leitura correta.No tópico 8.3 Orientações à interpretação, o livro faz referencia a Campanaro (2007),com algumas dicas fundamentais para que haja sucesso na interpretação de um texto.Por fim no tópico 8.4 Orientação a escrita,o livro cita mais uma vez Neves et al.(1998) com algumas recomendações que se deve seguir para desempenhar a função do escrever bem.Certamente nossa sociedade tem um grande desafio a ser superado:aprender ler e escrever.    

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com