TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconhecimento e desreconhecimento – CPC 38

Por:   •  19/6/2017  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

Reconhecimento e desreconhecimento – CPC 38

O reconhecimento de um ativo ou passivo financeiro se dá quando ocorre a compra ou venda de ativos financeiros. A compra ou venda regular de ativos financeiros deve ser reconhecida e desreconhecida usando a contabilização pela data da negociação ou pela data de liquidação.

Para o desreconhecimento de um ativo financeiro deve-se aplicar umas das seguintes condições: a) quando a parte compreende apenas fluxos de caixa resultante de ativo financeiro; b) quando compreende apenas porcentagem proporcional aos fluxos de caixa resultante de ativo financeiro; ou, c) quando a parte compreende apenas uma parte proporcional dos fluxos de caixa do ativo financeiro. Em todos os outros casos aplicam-se ao ativo financeiro na sua totalidade.

A entidade deve desreconhecer um ativo financeiro quando os direitos contratuais aos fluxos de caixa de ativo financeiro expiram ou ela transfere o ativo financeiro (somente quando transfere os direitos contratuais de receber os fluxos de caixa ou reter os direito contratuais de receber os fluxos de caixa, assumindo a obrigação contratual de pagar os fluxos de caixa) e a transferência se qualifica para desreconhecimento quando retém os riscos e benefícios da propriedade do ativo financeiro.

Se a entidade não transferir nem retiver substancialmente todos os riscos e benefícios da propriedade de ativo transferido, e retiver o controle do ativo transferido, a entidade continua a reconhecer o ativo transferido até o ponto do seu envolvimento continuado. Quando a entidade continua a reconhecer um ativo na medida do seu envolvimento continuado, a entidade também reconhece um passivo associado.

A entidade deve remover um passivo financeiro (desreconhecer), ou parte de passivo financeiro de sua demonstração contábil quando for extinto, isto é, quando a obrigação especificada no contrato for retirada, cancelada ou expirar.

A diferença entre (a) a quantia escriturada alocada à parte desreconhecida e (b) a retribuição paga, incluindo quaisquer ativos não monetários transferidos ou passivos assumidos, pela parte não reconhecida deve ser reconhecida no resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com