TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 13

Aula 01 e 02

Atividade

  1. Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo).

R: Saber viver é usufruir tudo aquilo que a vida nos oferece, sem prejudicar o próximo, é ter atitude, acreditar que o amanhã será sempre melhor. A vida é feita de escolhas, e somente nós poderemos traçar o rumo que daremos a nossa vida, podendo escolher entre o bem e o mal. Os obstáculos surgirão, mas é preciso contorna-los para alcançar cada um de nossos objetivos, vivendo um dia de cada vez, aprendendo com as lições que cada um nos trará, levantando com cada tombo, a aprendizagem é constante, e vivendo de forma ética, iremos edificando nosso caráter e conquistando nosso espaço na sociedade.

  1. Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.

R: Ética é um conjunto de valores morais e princípios que orientam a conduta de cada pessoa na sociedade, permitindo para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, é agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis e método um ramo da filosofia que lida com o que é bom ou mal, certo ou errado. Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade, cujo significado é relativo aos costumes.

Aula 02

Atividade

Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.

  1. Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?

R: Aqui reside uma questão ética, que se olharmos do ponto de vista pessoal e individual, seria um procedimento totalmente do mal e até ilegal; porém como neste caso está em jogo um interesse maior, que é a segurança do país e de seus cidadãos. Seriamos dignos de um mal necessário, sendo neste caso o interesse coletivo acima do interesse individual.

  1. Escreva entre 5 a 15 linhas.

‘A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico ou tem os dois aspectos?”(Justifique suas respostas, fundamente se for preciso, faça citações ou referencias, conforme o caso)”.

R: Este problema apresenta os dois aspectos: O econômico do ponto de vista do funcionário, e o ético da parte que esta praticando o suborno, está partindo de alguém com o poder aquisitivo maior do que daquele que está sendo subornado, e que talvez, para quem a ética é algo totalmente ilusório e inútil.

  1. Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso. Opinião própria.

Cena 1- Estava eu, dentro do meu carro parado, em uma vaga do estacionamento de uma grande universidade preparando-me para sair. Chega o proprietário do carro que estava ao lado, um estudante de Direito. Ele abre a porta de seu carro e, apesar de uma distância muito grande do meu ele consegue abalroar a minha porta violentamente com a sua fazenda uma imensa morsa na lataria. Fingindo que nada ocorrerá, ele liga o carro e se prepara para sair quando, para a sua surpresa, eu saio do carro. Pensará ele que não havia ninguém ali.

- Boa noite, você acabou de amassar a porta do meu carro com a sua porta.

- É? – pergunta ele siando do carro- Isto aqui? É muito pouco, o senhor tem certeza de que a minha porta bateu no carro?

- Absoluta, aconteceu há cerca de trinta segundos, tenho boa memória.

- Me parece muito pouco. Ainda acho que a minha porta não bateu na sua.

Pedi para que ele abrisse a porta de seu carro e mostrei, encostando levemente na minha, o ponto de batida deixando claro que o seu friso plástico pontiagudo (uma verdadeira falha no projeto de alguns veículos nacionais) havia feito aquela morsa.

- É, acredito que fui eu mesmo, mas o que o senhor quer que eu faça?

- Somente que me pague o prejuízo, não gostaria que meu carro que retirei zero quilômetro há um mês ficasse com esta morsa. Existem empresas especializadas em retirar este tipo de morsa sem necessidade de repintura e com um baixo custo.

Após escutar isto, o estudante encaminha-se ao outro lado de seu veículo e pede que eu me aproxime.

- Você está vendo esta batida aqui na minha porta? Alguém bateu nela aqui neste mesmo estacionamento. E ninguém pagou o meu prejuízo. Por que então eu deveria pagar o seu prejuízo?

R:

Aula 03

Atividade

  1. “O objetivo de toda e qualquer empresa é o lucro. Muitas vezes identificado como fator responsável por praticas não éticas das empresas.” Você concorda com essa afirmação? Justifique.

R: Sim. Quando uma pessoa resolve montar uma empresa independente qual ramo empresarial vai seguir seu objetivo é o de obter lucros, porém a ambição do ser humano acaba falando mais alto, e atitudes como sonegar impostos, obter matéria prima e não declarar notas perante a receita federal, são atitudes como essas dentro do mundo dos negócios que acabam muitas vezes difamando uma empresa e todos que estão envolvidos com ela.

  1. Em sua opinião ainda é possível termos uma politica ética ou ética na politica?

R: Diz-se hoje que não há ética na política. A ética é assunto que se tem comentado muito na política nacional. Lembramos que a “ética dos políticos” tem sido fato de preocupação no parlamento. Um exemplo utilizado acerca dessa questão foi o impeachment do Collor. Na política o poder é exercido em nome do povo, pelos políticos e pelos funcionários públicos. Para isso é importante a participação do cidadão na vida política, seja filiando-se a um partido, discutindo ou opinando assuntos de relevância para o crescimento de seu país. A ética da política, porém, não é a mesma ética da vida pessoal. É claro que existem princípios gerais, como não matar ou não roubar, mas entre a ética pessoal e a ética política há uma diferença básica: na vida pessoal deve-se esperar que cada indivíduo aja de acordo com o que Max Weber chamou a ética da convicção, ou seja, a ética dos princípios morais aceitos em cada sociedade já na política prevalece a ética da responsabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com